sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Ai de mim!




1  Palavra que falou Jeremias, o profeta, a Baruque, filho de Nerias, escrevendo ele aquelas palavras num livro, ditadas por Jeremias, no ano quarto de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, dizendo:
2  Assim diz o SENHOR, Deus de Israel, acerca de ti, ó Baruque:
3  Disseste: Ai de mim agora! Porque me acrescentou o SENHOR tristeza ao meu sofrimento; estou cansado do meu gemer e não acho descanso.
4  Assim lhe dirás: Isto diz o SENHOR: Eis que estou demolindo o que edifiquei e arrancando o que plantei, e isto em toda a terra.
5  E procuras tu grandezas? Não as procures; porque eis que trarei mal sobre toda carne, diz o SENHOR; a ti, porém, eu te darei a tua vida como despojo, em todo lugar para onde fores.  Jeremias 45

O Senhor enviou uma mensagem especial só para Baruque (Jeremias 45). E não causa admiração, considerando as circunstâncias. Primeiramente, a referência histórica ao quarto ano de Jeoaquim em Jeremias 45:1 põe o capítulo 45 depois do capítulo 36. Mais provavelmente, Jeremias estivesse na prisão, e a perspectiva de um reavivamento em meio aos líderes de Judá não mais parecia possível. Em segundo lugar, o futuro de Baruque, pelo menos da perspectiva terrena, no mínimo, parecia desolador. Assim, como afirma Jeremias 45:3, Baruque estava passando pelo que poderia ser chamado “um dia ruim”.

Evidentemente, sentir-se abatido, triste ou deprimido é parte natural de nossa existência humana neste mundo pecaminoso. Existem muitas razões para sentir-se assim, e nunca se deve pensar que é errado ou pecaminoso ter esses sentimentos. Dependendo das circunstâncias, quase pareceria desumano não as ter.

Certamente, muitos personagens bíblicos tiveram seus momentos de desespero

Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó SENHOR, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais. 1Rs 19:4

Oh! Se a minha queixa, de fato, se pesasse, e contra ela, numa balança, se pusesse a minha miséria, esta, na verdade, pesaria mais que a areia dos mares; por isso é que as minhas palavras foram precipitadas. Jó 6:2, 3

Estremece-me no peito o coração, terrores de morte me salteiam; Sl 55:4

Enganamos a nós mesmos se pensarmos que, de alguma forma, vamos escapar deles.

4. Que disposição e sentimentos são descritos a respeito do ministério deJesus? O que significa isso para nós? 
1  Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do SENHOR?
2  Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse.
3  Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso.
4  Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.
5  Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Is 53:1-5

Nos tempos de angústia e tristeza emocional, o mais importante é nos lembrar de que isso não significa que Deus nos abandonou. Significa só isto: como acontece com toda a humanidade caída, vamos sofrer nesta vida. Se o sofrimento é por nossa culpa ou não, em certo sentido, não importa. O que importa é que, em meio ao sofrimento, não deixemos que o mal use nosso pesar para nos afastar do Senhor ou nos tornar amargurados e ressentidos contra Ele. O que importa é que reivindiquemos as promessas divinas de perdão, cura, um futuro melhor e uma vida nova em um novo céu e uma nova Terra.

Todos ansiamos que as coisas vão bem; todos desejamos uma existência melhor, aqui e agora. Mas, frequentemente, considerando a natureza de nosso mundo, isso não acontece ou, pelo menos, não acontece como imaginamos que seria. Consequentemente, em meio a tudo pelo que estivermos passando, é importante que sejamos aprovados, não nos esqueçamos da grande esperança que nos aguarda quando houver terminado para sempre a experiência horrível de pecado, sofrimento e morte.

Quais são algumas de suas promessas bíblicas favoritas sobre o novo céu e a nova Terra? Leia-as, ore por elas e peça ao Senhor que lhe dê fé para que se apegue a elas até o tempo em que você, você mesmo, estiver vivendo por elas.     






Nenhum comentário:

Postar um comentário