domingo, 19 de dezembro de 2010

A menção de seu nome




As coisas não estavam indo bem para Isbosete na guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi (2Sm 3:1 - Durou muito tempo a guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi; Davi se ia fortalecendo, porém os da casa de Saul se iam enfraquecendo). Em contraste com a decadência na corte de Isbosete, o texto bíblico insere nesse momento da história uma lista dos filhos de Davi que nasceram em Hebrom

2  Em Hebrom, nasceram filhos a Davi; o primogênito foi Amnom, de Ainoã, a jezreelita;
3  o segundo, Quileabe, de Abigail, viúva de Nabal, o carmelita; o terceiro, Absalão, filho de Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur;
4  o quarto, Adonias, filho de Hagite; o quinto, Sefatias, filho de Abital;
5  o sexto, Itreão, de Eglá, mulher de Davi; estes nasceram a Davi em Hebrom.(2Sm 3:2-5)

A lista reflete a força crescente de Davi, visto que filhos significam futuro e segurança.

Como vimos (2Sm 3:7-10), Isbosete, o “homem de vergonha,” acusou seu general, Abner, de ter dormido com a concubina de seu pai, Saul. A julgar pela forte reação de Abner, essa foi uma ofensa muito séria.

3. Leia os versos seguintes e explique o que significava dormir com a esposa ou concubina de um homem poderoso nos tempos do Antigo Testamento. 
Disse Aitofel a Absalão: Coabita com as concubinas de teu pai, que deixou para cuidar da casa; e, em ouvindo todo o Israel que te fizeste odioso para com teu pai, animar-se-ão todos os que estão contigo. Armaram, pois, para Absalão uma tenda no eirado, e ali, à vista de todo o Israel, ele coabitou com as concubinas de seu pai. (2Sm 16:21-22)

Vindo, pois, Davi para sua casa, a Jerusalém, tomou o rei as suas dez concubinas, que deixara para cuidar da casa, e as pôs em custódia, e as sustentou, porém não coabitou com elas; e estiveram encerradas até ao dia em que morreram, vivendo como viúvas. (2Sm 20:3)
Disse ela: Dê-se Abisague, a sunamita, a Adonias, teu irmão, por mulher. Então, respondeu o rei Salomão e disse a sua mãe: Por que pedes Abisague, a sunamita, para Adonias? Pede também para ele o reino (porque é meu irmão maior), para ele, digo, e também para Abiatar, o sacerdote, e para Joabe, filho de Zeruia.  1Rs 2:21, 22

Rispa não é muito ativa na história, que se concentra em Abner e Isbosete. Afinal, ela era apenas uma concubina. Parecia ser outro peão no jogo de poder entre dois homens. O texto bíblico não esclarece se Abner realmente dormiu com Rispa a fim de tentar usurpar o trono. O fato de que ele mudou tão depressa de lado sugere que esse foi só um boato que circulou na improvisada corte real em Maanaim. Se realmente quisesse ser rei de Israel, teria ele tanta disposição de se unir às forças de Davi, o “ungido do Senhor”?

Abner cumpriu a ameaça de desertar para Davi (2Sm 3:9, 10, 12). A acusação de Isbosete induziu o importante mantenedor do poder da casa de Saul a jurar lealdade à casa de Davi, que assegurou o desaparecimento da casa de Saul. Esse fato ocorreu logo depois (veja 2Sm 4). Foi realmente a menção do nome de Rispa que provocou essa mudança. Embora Rispa não seja ativa no relato, ela é altamente significativa.

Sem a reação de Abner à acusação de Isbosete, provavelmente, a guerra entre as duas partes teria durado muito mais. Não sabemos o que aconteceu a Rispa em seguida. Ela só reaparece nas lembranças de Davi em 2 Samuel 21:1-14, onde ela desempenha um papel sutil mas incrivelmente importante para reunir as tribos e facções.

Frequentemente, nos vemos apanhados por circunstâncias que não podemos controlar. Ainda assim, o que sempre podemos controlar, e por que, no fim, é isso o mais importante?

Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, Dt 30:19; 

Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo. Mc 13:13.           



Um comentário:

  1. Olá, paz do senhor!
    Gostaria de saber se posso colocar um link na minha página,estou começando agora não tenho muita experiência com Blog,obrigado.

    ResponderExcluir