sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Joabe O fraco valente de Davi (estudo nº 08)




Todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, mas o Senhor sonda os corações (Provérbios 21:2).

Leituras da semana: 2Sm 2:17-23; 3:23-27; 11:15-25; 20:7-11; 1Rs 1

A história de Joabe fala de política de poder, intriga, lealdades equivocadas, ciúmes e teimosia. No tempo de Joabe, a sobrevivência não era garantida por uma administração central forte e um plano abrangente de aposentadoria. Os fortes sobreviviam; os fracos logo desapareciam. Foi durante o tempo de Joabe como valente e vigia de Davi que Israel se tornou verdadeiramente uma nação. Depois das animosidades entre os clãs e rivalidades tribais que caracterizaram o período dos juízes, foi a figura do rei (começando com Saul e, mais tarde, em grau muito mais forte, com Davi e Salomão) que uniu Israel, embora a Bíblia deixe claro que os séculos de pensamento como clã não se encerre em trinta ou quarenta anos. A vida de Joabe, descrita na Bíblia, foi desfigurada por guerras, intrigas e até genocídio.

Embora possamos não estar envolvidos no tipo de coisas com que Joabe se envolvia, podemos enfrentar alguns maus traços de nosso próprio caráter quando examinamos sua história. É aqui, pelo exemplo negativo de Joabe – o fraco valente de Davi – que podemos identificar algumas de nossas falhas de caráter e buscar a única solução para elas: Jesus.

                                                Questões familiares

12  Boaz gerou a Obede, e Obede gerou a Jessé;
13  Jessé gerou a Eliabe, seu primogênito, a Abinadabe, o segundo, a Siméia, o terceiro,
14  a Natanael, o quarto, a Radai, o quinto,
15  a Ozém, o sexto, e a Davi, o sétimo.
16  As irmãs destes foram Zeruia e Abigail. Os filhos de Zeruia foram três: Abisai, Joabe e Asael.
17  Abigail deu à luz a Amasa; e o pai de Amasa foi Jéter, o ismaelita. (1Cr 2:13-17)

Embora Joabe, ligado à família de Davi (veja 1Cr 2:13-17), tivesse a responsabilidade de comandar suas tropas, temos pela primeira vez um vislumbre de seu verdadeiro caráter em 2 Samuel 2. Saul e Jônatas haviam sido mortos em batalha. Judá logo elegeu Davi como rei. Quem ocupava função correspondente à de Joabe no exército do rei Saul era Abner, que, de alguma forma, sobreviveu à batalha em que Saul e seus filhos caíram.

(Abner, filho de Ner, capitão do exército de Saul, tomou a Isbosete, filho de Saul, e o fez passar a Maanaim, e o constituiu rei sobre Gileade, sobre os assuritas, sobre Jezreel, Efraim, Benjamim e sobre todo o Israel. 2 Samuel 2:8-9),

Abner e Davi eram velhos conhecidos. Abner havia liderado as tropas de Saul em muitas perseguições a Davi. Abner não estava disposto a aceitar como rei o homem a quem ele havia perseguido. Consequentemente, Abner pôs Isbosete o quarto filho de Saul, que não tomara parte na batalha, no trono de Israel e declarou guerra contra Judá e Davi. Embora Israel fosse numericamente mais forte, o reino de Davi crescia e se fortalecia.

1. Em que circunstâncias morreu Asael, irmão de Joabe? 
17  Seguiu-se crua peleja naquele dia; porém Abner e os homens de Israel foram derrotados diante dos homens de Davi.
18  Estavam ali os três filhos de Zeruia: Joabe, Abisai e Asael; Asael era ligeiro de pés, como gazela selvagem.
19  Asael perseguiu a Abner e, na sua perseguição, não se desviou nem para a direita, nem para a esquerda.
20  Então, olhou Abner para trás e perguntou: És tu Asael? Ele respondeu: Eu mesmo.
21  Então, lhe disse Abner: Desvia-te para a direita ou para a esquerda, lança mão de um dos moços e toma-lhe a armadura. Porém Asael não quis apartar-se dele.
22  Então, Abner tornou a dizer-lhe: Desvia-te de detrás de mim; por que hei de eu ferir-te e dar contigo em terra? E como me avistaria rosto a rosto com Joabe, teu irmão?
23  Porém, recusando ele desviar-se, Abner o feriu no abdômen com a extremidade inferior da lança, que lhe saiu por detrás. Asael caiu e morreu no mesmo lugar; todos quantos chegavam no lugar em que Asael caíra e morrera paravam. 2Sm 2:17-23

Durante a contenda, imprudentemente, o irmão mais jovem de Joabe perseguiu Abner, que o advertiu repetidamente para que o deixasse, mas o jovem impetuoso não o atendeu. Abner o matou em defesa própria. Joabe nunca esqueceu esse evento.

Depois de algum tempo, Abner percebeu que o reino de Isbosete, que era um rei muito fraco, não seria bem-sucedido. Então, ele desertou para Davi e se ofereceu para trazer consigo as outras tribos (2Sm 3:1-22). Nessa ocasião, Joabe estava fora. Ao voltar para casa, foi informado desses novos acontecimentos que o perturbaram muito.

2. Como Joabe considerou essa mudança de que não estava a par?

23  Chegando, pois, Joabe e toda a tropa que vinha com ele, disseram-lhe: Abner, filho de Ner, veio ter com o rei, o qual o despediu, e ele se foi em paz.
24  Então, Joabe foi ao rei e disse: Que fizeste? Eis que Abner veio ter contigo; como, pois, o despediste, indo-se ele livremente?
25  Bem conheces Abner, filho de Ner. Veio para enganar-te, tomar conhecimento de tuas empresas e sondar todos os teus planos.
26  Retirando-se Joabe de Davi, enviou mensageiros após Abner, e o fizeram voltar desde o poço de Sirá, sem que Davi o soubesse.
27  Tornando, pois, Abner a Hebrom, Joabe o tomou à parte, no interior da porta, para lhe falar em segredo, e ali o feriu no abdômen, e ele morreu, agindo assim Joabe em vingança do sangue de seu irmão Asael 2Sm 3:23-27. 

Compare o que Joabe disse a Davi com o verdadeiro motivo pelo qual matou Abner. 

Joabe, pois, e seu irmão Abisai mataram Abner, por ter morto seu irmão Asael na peleja, em Gibeão. 2Sm 3:30. 

Como Joabe tentou expor os motivos de Abner? O que isso revela sobre ele?

Talvez Joabe cresse verdadeiramente que estava agindo pelo melhor interesse de Davi quando matou Abner. Isso destaca um ponto importante: pense em suas ações. Quais são as verdadeiras razões para algumas das coisas que você faz, em lugar das razões que você usa para justificá-las em sua mente? Como você pode saber a diferença entre a duas quando, realmente, são diferentes?
         



Nenhum comentário:

Postar um comentário