quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Vivendo do passado




7. Ouvimos falar de Geazi pela última vez em 2 Reis 8:1-6. O que estava fazendo o ex-servo de Eliseu?

1  Falou Eliseu àquela mulher cujo filho ele restaurara à vida, dizendo: Levanta-te, vai com os de tua casa e mora onde puderes; porque o SENHOR chamou a fome, a qual virá sobre a terra por sete anos.
2  Levantou-se a mulher e fez segundo a palavra do homem de Deus: saiu com os de sua casa e habitou por sete anos na terra dos filisteus.
3  Ao cabo dos sete anos, a mulher voltou da terra dos filisteus e saiu a clamar ao rei pela sua casa e pelas suas terras.
4  Ora, o rei falava a Geazi, moço do homem de Deus, dizendo: Conta-me, peço-te, todas as grandes obras que Eliseu tem feito.
5  Contava ele ao rei como Eliseu restaurara à vida a um morto, quando a mulher cujo filho ele havia restaurado à vida clamou ao rei pela sua casa e pelas suas terras; então, disse Geazi: Ó rei, meu senhor, esta é a mulher, e este, o seu filho, a quem Eliseu restaurou à vida.
6  Interrogou o rei a mulher, e ela lhe contou tudo. Então, o rei lhe deu um oficial, dizendo: Faze restituir-se-lhe tudo quanto era seu e todas as rendas do campo desde o dia em que deixou a terra até agora. 2Reis 8:1-6

Muitos anos se haviam passado desde o grande milagre da ressurreição do filho da sunamita. A doença de pele de Geazi não deve tê-lo deixado muito desfigurado, pois o encontramos na corte real. Geazi, ex-servo de Eliseu, estava falando sobre o que havia acontecido. Ele estava se gabando sobre Eliseu e seus milagres e, fazendo assim, é mais provável que estivesse destacando a própria importância por sua ligação com Eliseu.

Talvez nunca tivéssemos ouvido falar dessa sessão de histórias se não fosse pelo tempo exato desse evento. O autor bíblico diz que no momento preciso em que Geazi estava contando sobre o milagre do filho da sunamita devolvido à vida, a própria sunamita apareceu diante do rei. Em Sua providência, Deus usou a jactância de Geazi para ajudar a mulher de Suném. Provavelmente, a mulher de Suném seria, então, viúva, visto que não se faz nenhuma menção a seu marido, e é incomum que uma mulher comparecesse diante do rei em um negócio tão importante em lugar do marido. Mais provavelmente, ela tivesse sustentado a família até que seu filho tivesse idade suficiente. Ela havia estado fora do país por sete anos, durante uma seca severa. Ter as relações certas e conhecer as pessoas certas pode ser importante e considerado vantajoso do ponto de vista humano, mas Deus vê as coisas de modo diferente.

8. Que relação é realmente eficaz, e por quê? Veja 
23  Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas;
24  mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR. Jr 9:23, 24

E então, Geazi desapareceu da história. A parte triste da narrativa é o fato de que Geazi poderia ter feito o trabalho de Deus. Ele poderia ter aprendido de Eliseu. Poderia ter sido o profeta importante seguinte ou, talvez, um líder e professor nas escolas dos profetas. Agora, tudo o que ele podia fazer era falar sobre os bons dias do passado, quando ele havia trabalhado com o profeta. Geazi poderia ter feito história; agora, tudo o que ele podia fazer era contá-la.

Precisamos recontar e relembrar o trato de ­Deus conosco no passado. Mas, ao mesmo tempo, precisamos ser cuidadosos para não nos demorar no que aconteceu no passado, e nos esquecer de viver corretamente o presente. Como podemos alcançar o equilíbrio correto? Como o fato de nos demorar demais no passado pode influenciar negativamente nossa experiência com o Senhor hoje?  


                                              Estudo adicional


São solenes as lições ensinadas por esta experiência de uma pessoa a quem tinham sido dados altos e santos privilégios. A conduta de Geazi fora de molde a colocar uma pedra de tropeço no caminho de Naamã, sobre cuja mente havia incidido maravilhosa luz, e que estava favoravelmente disposto para a adoração do Deus vivo. Para o engano praticado por Geazi não podia haver nenhuma desculpa. Até o dia de sua morte ele permaneceu leproso, amaldiçoado por Deus e evitado por seus semelhantes.”

“‘
A falsa testemunha não ficará inocente, e o que profere mentiras não escapará’ (Pv 19:5). Os homens podem tentar esconder suas más práticas aos olhos humanos; mas não podem enganar a Deus.Todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos dAquele com quem temos de tratar’ (Hb 4:13). Geazi pensava enganar Eliseu, mas Deus revelou a Seu profeta as palavras que Geazi havia dito a Naamã, bem como todo pormenor da cena que tivera lugar entre os dois homens” (Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 252).

Perguntas para consideração
1. Quais são alguns dos sinais de advertência de que o dinheiro ou sua busca está tomando o lugar de Deus em nossa vida? Como podemos aprender a usar o dinheiro e não permitir que ele nos use? Que papel tem o hábito de dizimar e dar ofertas com relação a toda a questão da influência e do poder do dinheiro sobre nossa vida?
2. Como classe, examine cuidadosamente sua resposta à pergunta de quinta-feira. Quais são as coisas que realmente importam à vida, e por que é tão fácil perder o caminho sobre o que realmente importa?
3. Volte para 2 Reis 5:17-19. Que lições devemos aprender ou não devemos aprender do pedido de Naamã a Eliseu sobre prostrar-se na casa de Rimon?
4. Quais são alguns modos práticos de servir aos outros?




Nenhum comentário:

Postar um comentário