sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Vivendo pela espada




6. Que enviado de Davi foi morto por Joabe? 2Sm 20:4-10. Como a deslealdade de Joabe foi justificada?

4 Disse o rei a Amasa: Convoca-me, para dentro de três dias, os homens de Judá e apresenta-te aqui.
5  Partiu Amasa para convocar os homens de Judá; porém demorou-se além do tempo que lhe fora aprazado.
6  Então, disse Davi a Abisai: Mais mal, agora, nos fará Seba, o filho de Bicri, do que Absalão; pelo que toma tu os servos de teu senhor e persegue-o, para que não ache para si cidades fortificadas e nos escape.
7  Então, o perseguiram os homens de Joabe, a guarda real e todos os valentes; estes saíram de Jerusalém para perseguirem Seba, filho de Bicri.
8  Chegando eles, pois, à pedra grande que está junto a Gibeão, Amasa veio perante eles; trazia Joabe vestes militares e sobre elas um cinto, no qual, presa aos seus lombos, estava uma espada dentro da bainha; adiantando-se ele, fez cair a espada.
9  Disse Joabe a Amasa: Vais bem, meu irmão? E, com a mão direita, lhe pegou a barba, para o beijar.
10  Amasa não se importou com a espada que estava na mão de Joabe, de sorte que este o feriu com ela no abdômen e lhe derramou por terra as entranhas; não o feriu segunda vez, e morreu. Então, Joabe e Abisai, seu irmão, perseguiram a Seba, filho de Bicri.  2Sm 20:4-10

Amasa e Joabe eram primos (constituiu a Amasa em lugar de Joabe sobre o exército. Era Amasa filho de certo homem chamado Itra, o ismaelita, o qual se deitara com Abigail, filha de Naás, e irmã de Zeruia, mãe de Joabe. 2Sm 17:25). Amasa era chefe das forças de Absalão. Depois que Joabe desobedeceu às ordens de Davi no caso de Absalão (2Sm 18:5, 14), Davi desejava se livrar de Joabe e havia prometido a Amasa o alto comando de seu exército (Dizei a Amasa: Não és tu meu osso e minha carne? Deus me faça o que lhe aprouver, se não vieres a ser para sempre comandante do meu exército, em lugar de Joabe. 2Sm 19:13). Afinal, foram as intrigas e maquinações de Joabe que prepararam a cena para a rebelião. Obviamente, o projeto de Davi não era motivado unicamente por ira para com Joabe (que havia desobedecido conscientemente à ordem do rei e matara seu filho). A indicação de Amasa era também um movimento político que sinalizaria reconciliação ao restante das forças pró-Absalão.

7. Como você percebe a situação política em Israel nessa época? 

1  Então, se achou ali, por acaso, um homem de Belial, cujo nome era Seba, filho de Bicri, homem de Benjamim, o qual tocou a trombeta e disse: Não fazemos parte de Davi, nem temos herança no filho de Jessé; cada um para as suas tendas, ó Israel.
2  Então, todos os homens de Israel se separaram de Davi e seguiram Seba, filho de Bicri; porém os homens de Judá se apegaram ao seu rei, conduzindo-o desde o Jordão até Jerusalém.  2Sm 20:1-2

Davi ignorou Joabe, pois havia prometido o comando a Amasa e, assim, enviou Amasa para reunir as tropas a fim de lidar com uma nova revolta. Amasa não pôde cumprir em tempo a tarefa. Então, Davi mandou buscar Abisai, irmão de Joabe, e se dirigiu a ele em vez de a Joabe nessa época de crise. Joabe e Amasa finalmente se encontraram e, a exemplo do assassinato de Abner, Joabe assassinou Amasa. O escritor bíblico enfatiza a forma traiçoeira do ataque (2Sm 20:8-10). Joabe assassinou friamente o primo simplesmente porque fora ignorado e não era mais o número um.

8  Chegando eles, pois, à pedra grande que está junto a Gibeão, Amasa veio perante eles; trazia Joabe vestes militares e sobre elas um cinto, no qual, presa aos seus lombos, estava uma espada dentro da bainha; adiantando-se ele, fez cair a espada.
9  Disse Joabe a Amasa: Vais bem, meu irmão? E, com a mão direita, lhe pegou a barba, para o beijar.
10  Amasa não se importou com a espada que estava na mão de Joabe, de sorte que este o feriu com ela no abdômen e lhe derramou por terra as entranhas; não o feriu segunda vez, e morreu. Então, Joabe e Abisai, seu irmão, perseguiram a Seba, filho de Bicri. (2Sm 20:8-10).

Um dos homens de Joabe tentou legitimar suas ações ligando Joabe ao Rei Davi. O povo estava sendo levado a crer que a lealdade a Davi significava lealdade a Joabe (embora o rei se houvesse explicitamente distanciado de Joabe), e que ser leal a Joabe significava que o direito de Joabe de ser juiz, júri e executor no caso de Amasa não podia ser questionado.

Pense no fingimento de Joabe quando traiu Amasa. Devemos ser cuidadosos para não trair alguém que confia em nós, abusando dessa confiança! Com que facilidade se aplica Mateus 7:12! Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.    





Nenhum comentário:

Postar um comentário