sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

O que há para mim?




1  Palavra que falou Jeremias, o profeta, a Baruque, filho de Nerias, escrevendo ele aquelas palavras num livro, ditadas por Jeremias, no ano quarto de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, dizendo:
2  Assim diz o SENHOR, Deus de Israel, acerca de ti, ó Baruque:
3  Disseste: Ai de mim agora! Porque me acrescentou o SENHOR tristeza ao meu sofrimento; estou cansado do meu gemer e não acho descanso.
4  Assim lhe dirás: Isto diz o SENHOR: Eis que estou demolindo o que edifiquei e arrancando o que plantei, e isto em toda a terra.
5  E procuras tu grandezas? Não as procures; porque eis que trarei mal sobre toda carne, diz o SENHOR; a ti, porém, eu te darei a tua vida como despojo, em todo lugar para onde fores.  Jeremias 45.

5. O que essa passagem nos diz sobre Deus? O que nos diz sobre Baruque?

Baruque estava triste, em angústia, inquieto e esgotado. Ele via todo o trabalho de sua vida sendo desarraigado, todos os seus sonhos desaparecendo como a névoa.

O coração de Deus também estava aflito. Ele havia ternamente plantado e vigiado Israel. Como um pai torturado por um filho teimoso e rebelde, por mais de mil anos, o Senhor havia advertido e apelado a Seu povo. A dor e tristeza de Baruque não são mais que um débil reflexo da tristeza de Deus. Talvez seja por isso que o coração de Deus sempre é tocado por nossas tristezas. Nunca vamos chorar sozinhos. O Deus que conhece o “número de cabelos” em nossa cabeça tirou tempo para cuidar de um escriba desesperado e lhe deu esperança e encorajamento. No juízo que logo deveria cair sobre Israel, Baruque seria salvo. Deus preservaria sua vida. A expressão do verso 5 (“
Eu te darei a tua vida como despojo”) também está refletida em outras partes do livro de Jeremias (Jr 21:9; 38:2; 39:18). Ela faz lembrar a figura de um soldado que escapa com vida depois de uma derrota em batalha.

O que ficar nesta cidade há de morrer à espada, ou à fome, ou de peste; mas o que sair e render-se aos caldeus, que vos cercam, viverá, e a vida lhe será como despojo. Jr 21:9; 

Assim diz o SENHOR: O que ficar nesta cidade morrerá à espada, à fome e de peste; mas o que passar para os caldeus viverá; porque a vida lhe será como despojo, e viverá.   Jr. 38:2; 

Pois certamente te salvarei, e não cairás à espada, porque a tua vida te será como despojo, porquanto confiaste em mim.   Jr. 39:18

Paradoxalmente, a salvação só vem através da “derrota”. Foi na humilhação e aparente derrota na cruz que Jesus obteve a vitória. Somente quando estamos dispostos a deixar de lutar e submeter a Deus a vida, os planos e o futuro, então podemos encontrar segurança. É quando estamos totalmente dispostos a render tudo ao Senhor que ficamos seguros nEle.

6. Que relação você nota entre Jeremias 45:1-5 e Mateus 6:25-34?

1  Palavra que falou Jeremias, o profeta, a Baruque, filho de Nerias, escrevendo ele aquelas palavras num livro, ditadas por Jeremias, no ano quarto de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, dizendo:
2  Assim diz o SENHOR, Deus de Israel, acerca de ti, ó Baruque:
3  Disseste: Ai de mim agora! Porque me acrescentou o SENHOR tristeza ao meu sofrimento; estou cansado do meu gemer e não acho descanso.
4  Assim lhe dirás: Isto diz o SENHOR: Eis que estou demolindo o que edifiquei e arrancando o que plantei, e isto em toda a terra.
5  E procuras tu grandezas? Não as procures; porque eis que trarei mal sobre toda carne, diz o SENHOR; a ti, porém, eu te darei a tua vida como despojo, em todo lugar para onde fores.  Jeremias 45.

25  Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?
26  Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?
27  Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?
28  E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam.
29  Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
30  Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?
31  Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?
32  Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;
33  buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
34  Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal. Mateus 6:25-34

Em Jeremias 45, Deus lembra a Baruque o que é realmente importante. Em Mateus 6, Jesus nos lembra de que a vida é mais importante que nossas posses terrenas. Frente a todos os seus sonhos de grandeza, na hora do desastre, tudo que realmente importava era a vida de Baruque. Ironicamente, embora, por sua lealdade a Jeremias, Baruque perdesse um grande futuro na cena política de Jerusalém, essa conexão realmente salvou sua vida e lhe deu um legado muito maior do que qualquer coisa com que ele pudesse sonhar.

Foi esse legado que procuramos encontrar nas figuras dos bastidores do Antigo Testamento que estudamos nas últimas 13 semanas. A maioria das pessoas que chegamos a conhecer um pouco melhor não foram os agentes do poder mais importantes de seu tempo específico, mas seus nomes ou títulos foram registrados nas Escrituras para que aprendêssemos delas, tanto de seus sucessos como de seus fracassos.              

                                                  Estudo adicional


Tomando outro rolo, Jeremias o deu a Baruque,o qual escreveu nele, da boca de Jeremias, todas as palavras do livro que Jeoaquim, rei de Judá, tinha queimado no fogo; e ainda se acrescentaram a elas muitas palavras semelhantes’ (Jr 36:28, 32). A ira do homem tinha tentado impedir a ação do profeta de Deus; mas o próprio meio pelo qual Jeoaquim tinha procurado limitar a influência do servo de Jeová proveu posterior oportunidade para tornar claros os divinos reclamos.”

O espírito de oposição à reprovação, que levou à perseguição e ao aprisionamento de Jeremias, existe hoje. Muitos se recusam a atender a repetidas advertências, preferindo dar ouvidos a falsos mestres que lisonjeiam sua vaidade e revelam suas más obras. No dia da tribulação, tais pessoas não terão refúgio certo, nem auxílio do Céu. Os servos escolhidos de Deus devem enfrentar com coragem e paciência as provas e sofrimentos que sobre eles recaem na forma de acusações, desprezo, deturpações. Devem continuar a desempenhar fielmente a obra que Deus lhes deu a fazer, sempre lembrando que os profetas do passado e o Salvador da humanidade e Seus apóstolos também suportaram abusos e perseguições por amor da Palavra” (Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 437).

Perguntas para consideração
1. Qual é nossa compreensão de como age a inspiração? Como a vida e ministério de Ellen G. White nos ajudam a entender esse assunto importante?
2. Que personagens bíblicos tiveram suas ambições pessoais contrariadas porque permaneceram fiéis ao Senhor?
3. Comente em classe as coisas que os membros tiveram que abandonar a fim de ficar ao lado do Senhor. O que vocês podem aprender dessas histórias? Pergunte se alguém havia pensado quanto custaria servir ao Senhor e se compensou pelo que a pessoa recebeu em retribuição.
4. Como você responde quando é reprovado por ações erradas? Você tende a se arrepender e pedir perdão ou, figurativamente falando, jogar a reprovação no fogo e procurar encarcerar o mensageiro? O que sua resposta lhe diz sobre si mesmo e sobre o que você precisa mudar?




Nenhum comentário:

Postar um comentário