sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Escriba de Jeremias




O livro de Jeremias nos fornece alguns vislumbres únicos sobre o processo de escrita da Bíblia. Baruque, escriba de Jeremias, participou diretamente da transmissão e preservação da Palavra de Deus.

Então, Jeremias chamou a Baruque, filho de Nerias; escreveu Baruque no rolo, segundo o que ditou Jeremias, todas as palavras que a este o SENHOR havia revelado Jeremias 36:4

Jeremias chamou Baruque e – conforme ditava uma mensagem ao povo – Baruque copiava tudo em um rolo de pergaminho. Essa é uma excelente ilustração de como funciona a inspiração. Primeiro, Deus não assumia fisicamente o controle do profeta Jeremias nem movia sua mão à medida que ele escrevia. Ao contrário, Deus dava a Jeremias visões e mensagens. Normalmente, o profeta, então, formulava a mensagem e a escrevia. Neste caso particular, não era o próprio Jeremias que fazia a escrita, mas ditava a Baruque, que então a anotava. Baruque também comunicava a mensagem em público. Visto que Jeremias estava em desgraça diante da corte e lhe fora negado acesso ao templo, Baruque leu a mensagem profética no templo em um dia sagrado. Baruque nunca afirmou estar falando por si mesmo e nem mesmo em nome de Jeremias; a mensagem vinha de Deus.

2. Leia a história de Hananias em Jeremias 28. Como essa narrativa apresenta o princípio revelado em Isaías 8:20  -   À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva
A mensagem de Deus não lisonjeia nem se curva à opinião pública. Não é sempre, nem mesmo com frequência, “politicamente correta”. Nem as mensagem de Deus se contradizem; as interpretações humanas da mensagem podem ser contraditórias, mas nunca a mensagem em si.

7  Mas ouve agora esta palavra, que eu falo a ti e a todo o povo para que ouçais:
8  Os profetas que houve antes de mim e antes de ti, desde a antiguidade, profetizaram guerra, mal e peste contra muitas terras e grandes reinos.
9  O profeta que profetizar paz, só ao cumprir-se a sua palavra, será conhecido como profeta, de fato, enviado do SENHOR. Jeremias 28:7-9,
O profeta se refere à unidade das Escrituras construída sobre o firme fundamento das profecias cumpridas. Nesse capítulo, a morte intempestiva do falso profeta reforça vividamente esse princípio importante.
A lição é que Deus nos deu não só Sua Palavra mas também motivos muito bons para confiarmos nessa Palavra, mesmo quando chegamos a partes que não entendemos ou que ofendem nossas sensibilidades. A Bíblia não nos salva, é Jesus que salva; mas Ele Se revelou a nós mais completamente nas Escrituras que em qualquer outro lugar.

Existem muitas forças em ação para enfraquecer nossa confiança na Palavra de Deus. Identifique algumas dessas forças e pergunte como você pode se proteger delas. Afinal, se deixarmos de confiar nas mensagens da Bíblia, o que resta para confiarmos?             







Nenhum comentário:

Postar um comentário