sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A última parada de Joabe




O tempo parecia ser perfeito. Davi, agora, era muito velho que não podia se aquecer à noite. Uma jovem e bonita mulher foi achada para ser assistente pessoal do rei Davi. O autor bíblico enfatiza especificamente que Davi não teve nenhuma relação sexual com ela (1Rs 1:1-4), o que destaca ainda mais a fragilidade do rei. Davi não “conheceu” Abisague como também não sabia o que se passava em seu reino. Adonias, como o filho sobrevivente mais velho, decidiu que era a hora de providenciar sua coroação.

1  Sendo o rei Davi já velho e entrado em dias, envolviam-no com roupas, porém não se aquecia.
2  Então, lhe disseram os seus servos: Procure-se para o rei, nosso senhor, uma jovem donzela, que esteja perante o rei, e tenha cuidado dele, e durma nos seus braços, para que o rei, nosso senhor, se aqueça.
3  Procuraram, pois, por todos os limites de Israel uma jovem formosa; acharam Abisague, sunamita, e a trouxeram ao rei.
4  A jovem era sobremaneira formosa; cuidava do rei e o servia, porém o rei não a possuiu. (1Rs 1:1-4)

8. Qual foi a posição de Joabe nesse caso? Leia em 1 Reis 1.

5  Então, Adonias, filho de Hagite, se exaltou e disse: Eu reinarei. Providenciou carros, e cavaleiros, e cinqüenta homens que corressem adiante dele.
6  Jamais seu pai o contrariou, dizendo: Por que procedes assim? Além disso, era ele de aparência mui formosa e nascera depois de Absalão.
7  Entendia-se ele com Joabe, filho de Zeruia, e com Abiatar, o sacerdote, que, seguindo-o, o ajudavam.1 Reis 1:7 

Nos versos acima deixa claro que Joabe foi um dos atores-chave nessa tentativa de golpe. Como em diversas outras ocasiões, Joabe simplesmente foi em frente e agiu, achando que o velho rei Davi seria impotente para fazer alguma coisa. Porém, desta vez, Davi agiu com a ajuda de Bate-Seba e do profeta Natã. Ele frustrou os planos de Joabe e de Adonias, declarando publicamente Salomão como seu co-regente.

Joabe parecia tirar Deus completamente da cena. Embora pudesse ter todo o conhecimento teológico sobre Deus, Este não parecia ter relevância em sua vida. Joabe achava que sempre poderia viver como lhe agradasse e escapar às conse quências. Ele se esquecia de que Deus não é Davi. Deus não pode ser enganado; embora a retribuição possa não vir imediatamente, um dia, virá, se não nesta vida, no juízo final. Porém, frequentemente no fim do dia desta vida, mesmo em um dia muito longo, “
aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6:7).

Antes do juízo final, sempre existe misericórdia. Joabe teve uma última chance, pois Salomão não o puniu por sua conspiração com Adonias e permitiu que ele retivesse sua posição. Porém, Joabe não mostrou arrependimento e não apresentou defesa, e ainda se envolveu em uma segunda tentativa de golpe, apoiando o pedido de Adonias para ter a jovem que dormia com Davi

21  Disse ela: Dê-se Abisague, a sunamita, a Adonias, teu irmão, por mulher.
22  Então, respondeu o rei Salomão e disse a sua mãe: Por que pedes Abisague, a sunamita, para Adonias? Pede também para ele o reino (porque é meu irmão maior), para ele, digo, e também para Abiatar, o sacerdote, e para Joabe, filho de Zeruia.
23  E jurou o rei Salomão pelo SENHOR, dizendo: Deus me faça o que lhe aprouver, se não falou Adonias esta palavra contra a sua vida.
24  Agora, pois, tão certo como vive o SENHOR, que me estabeleceu e me fez assentar no trono de Davi, meu pai, e me edificou casa, como tinha dito, hoje, morrerá Adonias.
25  Enviou o rei Salomão a Benaia, filho de Joiada, o qual arremeteu contra ele, de sorte que morreu.
26  E a Abiatar, o sacerdote, disse o rei: Vai para Anatote, para teus campos, porque és homem digno de morte; porém não te matarei hoje, porquanto levaste a arca do SENHOR Deus diante de Davi, meu pai, e porque te afligiste com todas as aflições de meu pai.
27  Expulsou, pois, Salomão a Abiatar, para que não mais fosse sacerdote do SENHOR, cumprindo, assim, a palavra que o SENHOR dissera sobre a casa de Eli, em Siló.
28  Chegando esta notícia a Joabe (porque Joabe se tinha desviado seguindo a Adonias, ainda que se não desviara seguindo a Absalão), fugiu ele para o tabernáculo do SENHOR e pegou nas pontas do altar 1Rs 2:21-28

Quando isso não funcionou, Joabe finalmente percebeu a gravidade de sua situação. Ele fugiu para o santuário e se agarrou às pontas do altar. No entanto, Joabe se esqueceu de que o altar provia asilo só para os que matavam involuntariamente Se alguém vier maliciosamente contra o próximo, matando-o à traição, tirá-lo-ás até mesmo do meu altar, para que morra. (Êx 21:14). 

O passado não confessado de Joabe finalmente o alcançou. O homem que viveu pela espada finalmente morreu pela espada

28  Chegando esta notícia a Joabe (porque Joabe se tinha desviado seguindo a Adonias, ainda que se não desviara seguindo a Absalão), fugiu ele para o tabernáculo do SENHOR e pegou nas pontas do altar.
29  Foi dito ao rei Salomão que Joabe havia fugido para o tabernáculo do SENHOR; e eis que está junto ao altar. Enviou, pois, Salomão a Benaia, filho de Joiada, dizendo: Vai, arremete contra ele.
30  Foi Benaia ao tabernáculo do SENHOR e disse a Joabe: Assim diz o rei: Sai daí. Ele respondeu: Não, morrerei aqui. Benaia tornou com a resposta ao rei, dizendo: Assim falou Joabe e assim me respondeu.
31  Disse-lhe o rei: Faze como ele te disse; arremete contra ele e sepulta-o, para que tires de mim e da casa de meu pai a culpa do sangue que Joabe sem causa derramou.
32  Assim, o SENHOR fará recair a culpa de sangue de Joabe sobre a sua cabeça, porque arremeteu contra dois homens mais justos e melhores do que ele e os matou à espada, sem que Davi, meu pai, o soubesse; isto é: a Abner, filho de Ner, comandante do exército de Israel, e a Amasa, filho de Jéter, comandante do exército de Judá.
33  Assim, recairá o sangue destes sobre a cabeça de Joabe e sobre a cabeça da sua descendência para sempre; mas a Davi, e à sua descendência, e à sua casa, e ao seu trono, dará o SENHOR paz para todo o sempre.
34  Subiu Benaia, filho de Joiada, arremeteu contra ele e o matou; e foi sepultado em sua casa, no deserto.
35  Em lugar de Joabe constituiu o rei por comandante do exército a Benaia, filho de Joiada, e, em lugar de Abiatar, a Zadoque por sacerdote.  (1Rs 2:28-35).

Por mais conspirador, ambicioso e enganoso que fosse Joabe, tudo que ele fez poderia ter sido perdoado pelo Senhor se ele tivesse ido a Deus com fé, humildade e arrependimento. Que dizer de você e seus defeitos? O perdão está à disposição, se você estiver disposto a buscá-lo por si mesmo.      

                                                    Estudo adicional


Devemos não só nos apoderar da verdade, mas permitir que ela se apodere de nós; e assim a verdade estará em nós, e nós, na verdade. Se for esse o caso, nossa vida e nosso caráter revelarão o fato de que a verdade está operando algo por nós; que nos está santificando e dando a aptidão moral para a companhia dos anjos celestiais no reino de glória. A verdade que defendemos provém do Céu; e quando essa religião tem abrigo no coração, começa sua obra de refinar e depurar; pois a religião de Jesus Cristo nunca torna um homem áspero nem rude; nunca o torna descuidado nem desumano; mas a verdade de origem celestial, que vem de Deus, eleva e santifica o cristão; torna-o cortês, bondoso, afetuoso e puro; tira seu coração duro, seu egoísmo e amor ao mundo, e o purifica do orgulho e da ambição pecaminosa” (Ellen G. White, Signs of the Times, v. 1, p. 66).
Perguntas para consideração

1. Até que ponto devemos ir na expressão de lealdade à família, aos empregadores e ao país? Qual é o limite nessas importantes relações?
2. Releia a citação de Ellen White, acima. Que evidência você tem em sua própria vida de que a verdade se apoderou de você? Embora seja importante nos concentrar em Cristo e não em nós mesmos, também precisamos ser honestos conosco mesmos sobre a condição de nossa fé

(Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.2Co 13:5).

3. É prático ou mesmo possível perdoar e esquecer quando somos ofendidos? Que princípios podemos aprender do estudo desta semana sobre o perdão, falta de perdão e as consequências de não perdoar?
4. O magnata do petróleo John D. Rockefeller usava práticas empresariais inescrupulosas a fim de comprar as empresas competidoras. Ele justificava suas ações dizendo aos competidores que eles precisavam vender suas empresas e permitir que ele assumisse por eles os riscos do negócio do petróleo. “Entrem na arca”, ele dizia, como se lhes estivesse fazendo alguma caridade quando, de fato, os estava absorvendo. Que lições podemos aprender sobre a facilidade de se justificar ações imorais?




Nenhum comentário:

Postar um comentário