sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Joabe O fraco valente de Davi (resumo do estudo nº 08)




Todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, mas o SENHOR sonda os corações. Prov 21:2

Saber: Identificar as virtudes que tornaram Joabe valioso como general do exército de Davi e as graves fraquezas que arruinaram sua liderança.
Sentir: A futilidade de esquemas, enganos, invejas e intrigas mundanos, em alcançar a “justiça”, mesmo por uma causa digna.
Fazer: Confiar inteiramente nos caminhos e meios de Deus para realizar Seus propósitos, mesmo quando as circunstâncias parecem injustas.

Esboço

I. Poder para o bem e o mal
A. Como general, Joabe ocupou um lugar importante no grupo de apoio de Davi. Que coisas boas Joabe fez por Davi ao longo da vida?
B. Como a inveja e os métodos desleais de Joabe enfraqueceram e finalmente destruíram sua utilidade para Davi?

II. O dever de ser leal à família e ao clã
A. Embora a lealdade à família possa ser muito importante, como a lealdade de Joabe à família ignorou os princípios de honra e justiça?
B. Que crime ele cometeu para se vingar pela perda de um irmão?


III. Seguir unicamente a maneira divina
A.. Como somos tentados a seguir nossas próprias ideias para fazer com que as coisas aconteçam conforme nosso jeito de pensar, em vez de esperar que Deus atue em nosso benefício?
B. Que áreas de nossa vida necessitamos entregar a Deus, em busca de justiça?

Resumo: Joabe serviu ao rei Davi como general por muitos anos e, às vezes, lhe dava bons conselhos. No entanto, tomando a vingança em suas próprias mãos e agindo com ciúmes a ponto de cometer homicídio, Joabe finalmente trouxe a espada sobre si mesmo.

Motivação
A menos que submetamos o coração à verdade como é em Jesus, nos tornaremos vítimas das maquinações pecaminosas do coração humano. 

O estudo desta semana examina a vida de Joabe, o homem forte de Davi, e nos mostra alguém impelido por uma ambição pecaminosa e desejo de autopromoção. A sede de Joabe por poder e prestígio não é diferente daquela dos peritos de Wall Street (o mais importante centro comercial e financeiro do mundo, em Nova Iorque, EUA), cuja ganância quase destruiu o sistema financeiro mundial, lançando-o em uma recessão global em 2008. Sua meta, no passo 1 é levar os alunos a pensar sobre o que motiva a ação humana.

Atividade
Partilhe e comente a seguinte história conhecida. Desde o fim de 2008 e em diante, as economias ao redor do mundo pareciam destinadas à ruína financeira. Moedas foram desvalorizadas, grandes instituições financeiras como a Bear Stearns e Lehman Brothers se desintegraram, incontáveis pessoas perderam o emprego e as economias para a aposentadoria, e os governos destinaram trilhões em fundos dos contribuintes para ajudar a reforçar um sistema financeiro quebrado.

O que causou essa catástrofe mundial nos mercados financeiros? Muitos foram os culpados, mas, agora, geralmente é aceito que a maior parte da responsabilidade recai sobre um grupo relativamente pequeno de jovens-prodígios da elite financeira em Nova York, cujo desejo de ganho monetário tinha superado todas as considerações éticas e racionais. Eles criaram instrumentos financeiros arriscados que os enriqueceram à custa de suas corporações, acionistas e muitos outros.

Peça que seus alunos contem como a vida deles foi afetada pela crise financeira. Então, juntamente com a classe, crie uma pequena lista de práticas antiéticas e desonestas que levaram à crise. Comente com sua classe se essas práticas foram o resultado de erros de julgamento ou a consequência de um estado mais profundo de mundanismo.

Compreensão
O alvo desta seção “Compreensão” é examinar o coração humano e as ações que resultam dele. Conhecendo isso, como deveríamos guardar o coração, a fim de que permaneça submisso a Deus?

 

Comentário bíblico


I. Assuntos do coração

Todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, mas o SENHOR sonda os corações  Pv 21:2

A verdade expressa em Provérbios 21:2 foi partilhada por alguém que havia conhecido de perto a duplicidade de Joabe. Não sabemos se a deslealdade de Joabe inspirou essa reflexão específica do grande sábio da Bíblia, mas a verdade desse verso se aplica a toda a humanidade. Não importa quanto nos enganemos na crença de que nossas ações são corretas, Deus é o supremo juiz para dizer se são ou não.

Além disso, a principal preocupação de Deus não são nossas ações, nossa aparência, nem qualquer outra consideração superficial. Ele está mais preocupado com a condição do nosso coração, o solo do qual brotam nossas ações. Essa foi a mensagem que Deus comunicou profundamente a Samuel, enquanto este olhava para Eliabe, irmão mais velho de Davi. A altura e o porte nobre de Eliabe sugeriam que ele fosse o rei esperado (1Sm 16:6), mas Deus pensava de outra maneira. Ele disse a Samuel: “
Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração” (1Sm 16:7).

À medida que os atos covardes ocorriam, as falhas de Davi não eram melhores que as de Joabe, mas havia uma característica que separava os dois. Quando seu pecado era mostrado, Davi sempre estava disposto a se arrepender e fazer a vontade de Deus. Tinha as fraquezas humanas com as quais todos sofremos, mas dele Deus disse: “
Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o Meu coração, que fará toda a Minha vontade” (At 13:22).

Quando confrontado com seus crimes, Joabe planejou uma falsa solução. Ele matou Abner em um acesso de vingança, a sangue frio, mas alegou que estava protegendo Davi da falsidade de Abner (2Sm 3:30). Colocou Urias e vários outros bravos soldados na linha de frente da batalha para morrer, e se sentiu justificado em suas ações porque o rei havia ordenado que ele fizesse isso.

Pense nisto: 
Como avaliamos as ações e comportamentos que parecem justos aos nossos olhos? Se Deus é Aquele que examina nosso coração e as ações que dele brotam, como podemos nos familiarizar com Seu padrão de conduta e comportamento santos? O estudo menciona que mesmo após o arrependimento há um preço a ser pago pelo pecado. Como Deus expressa Sua misericórdia para atenuar os desastres que são o resultado natural de nossos pecados?

II. As trevas no íntimo

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Jr 17:9

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.  Pv 4:23.)
Do assassinato de Abner até a fuga de Joabe para o santuário em busca de segurança contra o decreto de morte de Salomão, é escuro o quadro da vida interior de Joabe. Não há cores brilhantes de devoção pessoal a Deus. Não há tons calmos de reflexão pessoal. De fato, há momentos em que Joabe parecia expressar profundo entendimento das ordens divinas, tais como quando ele enviou uma mulher ao rei Davi para suplicar pelo perdão e retorno de Absalão (2Sm 14). Mas mesmo este nobre ato foi empreendido de maneira fingida, visto que Joabe se intrometeu no assunto para se posicionar para o futuro domínio, depois que Davi estivesse fora de cena. Cada ação que ele empreendeu foi calculada para seu próprio benefício. Parece não ter havido consideração da vontade de Deus.

Por meio de Jeremias, Deus nos diz que o coração humano é enganoso mais do que todas as coisas (Jr 17:9) – não se trata exatamente de um endosso retumbante da essência da humanidade. Deus afirma aqui que o coração humano é inclinado a enganar e desapontar. Ele é deliberadamente enganoso e ilusório. Além disso, Deus deixa claro que não podemos mesmo “conhecê-Lo”. Essa declaração contraria nossa cultura de autoajuda com sua crença de que podemos, de fato, conhecer a nós mesmos e modificar nosso comportamento. Podemos fazer valentes tentativas e mesmo experimentar mudanças positivas em nossa vida, mas mudanças duradouras vêm somente de um coração transformado que permanece em Cristo

1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.
2  Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.
3  Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado;
4  permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim.
5  Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. (Jo 15:1-5).

A mente carnal não pode se submeter à Lei de Deus Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. (Rm 8:7).

Pense nisto: O rei Salomão apela: “
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Pv 4:23). Como guardamos o coração para que nossos motivos e ações sejam puros? Que princípios da preservação do coração poderíamos encontrar no Salmo 51, por exemplo?
1  Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões.
2  Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado.
3  Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
4  Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar.
5  Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe.
6  Eis que te comprazes na verdade no íntimo e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria.
7  Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve.
8  Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que exultem os ossos que esmagaste.
9  Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades.
10  Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.
11  Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito.
12  Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário.
13  Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores se converterão a ti.
14  Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua exaltará a tua justiça.
15  Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca manifestará os teus louvores.
16  Pois não te comprazes em sacrifícios; do contrário, eu tos daria; e não te agradas de holocaustos.
17  Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.
18  Faze bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém.
19  Então, te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; e sobre o teu altar se oferecerão novilhos.

Aplicação
Um dos pontos centrais apresentados no estudo desta semana é o preço que a falsidade cobra na vida daquele cujo coração não é submisso a Deus. Esta parte prática procura examinar o papel da verdade em nos salvar da destruição inevitável de uma vida em que falta integridade.

Perguntas para consideração
1. Que papel a verdade desempenha em nos ajudar a viver com integridade? Como podemos saber o que é a verdade e aplicá-la a cada dilema da vida?
2. Jesus declarou: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim” (Jo 14:6). Neste texto, Jesus deixa claro que a verdade é uma Pessoa. Ele é a verdade. Como a vida impecável, morte, ressurreição e ascensão de Jesus nos ajudam a ser leais à verdade? Que impacto Jesus tem nas decisões que tomamos diariamente na vida?

Perguntas de aplicação
1. Você já manipulou a situação para se beneficiar à custa dos outros? Como a situação terminou?
2. Como a tomada de decisões do dia a dia afeta seu caráter? Você pode ser ético em certas áreas da vida e antiético em outras? Por que sim, ou por que não? Quais são os perigos de uma vida dividida em compartimentos?

Testemunhando: O comprometimento de Jesus em viver com honestidade e integridade frequentemente O colocava em desacordo com a sociedade na qual Ele vivia. Como Deus usava a tensão inevitável que surgia entre Jesus e a sociedade para promover a propagação do evangelho? Como seguidores de Cristo, por que não devemos esperar ser tratados de maneira diferente do que Jesus foi tratado pela sociedade? Se não vivemos comprometidos com Deus, como aqueles ao nosso redor conhecerão Jesus Cristo como seu Salvador?

Criatividade
Partilhe a seguinte atividade com seus amigos. Embora a maioria de nós nunca esteja em posição de tomar as decisões que Joabe tomou como comandante militar das tropas do rei Davi, cada dia nos apresenta dilemas éticos. Peça que os alunos apliquem o que aprenderam nesta semana para ajudar a resolver os seguintes dilemas. Ou pensem em outros.

Atividade:
1. Sua chefe é muito difícil de lidar. Sua linguagem frequentemente é abusiva, e ela às vezes vincula o nome dela ao trabalho duro que você faz e o declara como seu. Enquanto lê um documento que ela preparou para o patrão, você nota um erro notório que lhe causaria grande transtorno ou algo ainda pior. O que você deve fazer, e por quê?
2. Você está fazendo compras na mercearia quando nota uma jovem carregando uma criança de dois anos de idade que parece estar doente. A mulher olha ao redor furtivamente, mas não percebe você. Então, ela prossegue e coloca dois vidros de remédio para bebê no bolso interno de seu casaco. O que você faria — alertaria a segurança, se ofereceria para pagar o remédio ou deixaria o furto acontecer sem relatá-lo — e por quê?





Nenhum comentário:

Postar um comentário