sábado, 8 de janeiro de 2011

Estresse (estudo nº 03)




Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei (Mateus 11:28).

Leituras da semana: 1Rs 17:2-4, 15, 16; 19:1, 2; Mc 6:31-34; Gl 6:2; Jo 15:13

O estresse afeta a todos. Exigências no trabalho, crises familiares, culpa, incerteza sobre o futuro, descontentamento com o passado – esses todos já são difíceis. Tudo isso, somado aos eventos gerais da vida, podem pôr sobre as pessoas pressão suficiente para afetar sua saúde física e mental. Os pesquisadores Thomas H. Holmes e Richard H. Rahe desenvolveram a escala de avaliação de reajustamento social, que classifica os eventos da vida com valores de estresse correspondentes a cada um:
morte do cônjuge – 100;
ferimentos ou enfermidade – 53;
mudança de residência – 20; etc.
Quem tiver acumulado 200 ou mais pontos a qualquer tempo corre um risco de 50 por cento de ficar doente; quem chega a 300 ou mais está no ponto de crise. O estresse moderado é necessário para aperfeiçoar o desempenho, mas um estresse além do ponto se torna um perigo à saúde.

Jesus mostrou por preceito e exemplo que o hábito de buscar a Deus em um tempo e lugar tranquilo é o melhor remédio para as tensões da vida (
E ele lhes disse: Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto; porque eles não tinham tempo nem para comer, visto serem numerosos os que iam e vinham. Mc 6:31). Se Lhe permitirmos, o Senhor nos ajudará a lidar com as pressões que fazem parte inevitável da vida.               

Domingo                            Eventos excitantes da vida


1. Como Deus providenciou a sobrevivência de Elias durante a longa seca em Israel? 

2  Veio-lhe a palavra do SENHOR, dizendo:
3  Retira-te daqui, vai para o lado oriental e esconde-te junto à torrente de Querite, fronteira ao Jordão.
4  Beberás da torrente; e ordenei aos corvos que ali mesmo te sustentem.
5  Foi, pois, e fez segundo a palavra do SENHOR; retirou-se e habitou junto à torrente de Querite, fronteira ao Jordão.
6  Os corvos lhe traziam pela manhã pão e carne, como também pão e carne ao anoitecer; e bebia da torrente.
15  Foi ela e fez segundo a palavra de Elias; assim, comeram ele, ela e a sua casa muitos dias.
16  Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou, segundo a palavra do SENHOR, por intermédio de Elias.1Rs 17:2-6, 15, 16

No meio de uma longa fome, Elias deve ter se sentido muito perto de Deus, que tomou cuidado tão pessoal para com ele. Primeiramente, ele teve a oportunidade de testemunhar os corvos (aves normalmente repugnantes) vindo para alimentá-lo duas vezes por dia. Esse foi um grande milagre! Então, ele viu infinitas porções de pão surgindo de um pouco de óleo e farinha – suficientes para alimentar três pessoas por dois anos. Que maior evidência do cuidado providencial de Deus seria necessária?

Ellen G. White aplicou as lições dessa história ao povo fiel de Deus nos últimos dias: “
Vi que nosso pão e nossa água serão certos nesse tempo, e que não teremos falta nem padeceremos fome, pois Deus é capaz de estender para nós uma mesa no deserto. Se necessário, Ele enviaria corvos para nos alimentar, como fez com Elias, ou faria chover maná do céu, como fez para os israelitas” (Primeiros Escritos, p. 56).

2. Que outras coisas aconteceram a Elias, e que lições podemos tirar delas? 

17  Depois disto, adoeceu o filho da mulher, da dona da casa, e a sua doença se agravou tanto, que ele morreu.
18  Então, disse ela a Elias: Que fiz eu, ó homem de Deus? Vieste a mim para trazeres à memória a minha iniqüidade e matares o meu filho?
19  Ele lhe disse: Dá-me o teu filho; tomou-o dos braços dela, e o levou para cima, ao quarto, onde ele mesmo se hospedava, e o deitou em sua cama;
20  então, clamou ao SENHOR e disse: Ó SENHOR, meu Deus, também até a esta viúva, com quem me hospedo, afligiste, matando-lhe o filho?
21  E, estendendo-se três vezes sobre o menino, clamou ao SENHOR e disse: Ó SENHOR, meu Deus, rogo-te que faças a alma deste menino tornar a entrar nele.
22  O SENHOR atendeu à voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu.   1Rs 17:17-22; 

23  Dêem-se-nos, pois, dois novilhos; escolham eles para si um dos novilhos e, dividindo-o em pedaços, o ponham sobre a lenha, porém não lhe metam fogo; eu prepararei o outro novilho, e o porei sobre a lenha, e não lhe meterei fogo.
24  Então, invocai o nome de vosso deus, e eu invocarei o nome do SENHOR; e há de ser que o deus que responder por fogo esse é que é Deus. E todo o povo respondeu e disse: É boa esta palavra.
25  Disse Elias aos profetas de Baal: Escolhei para vós outros um dos novilhos, e preparai-o primeiro, porque sois muitos, e invocai o nome de vosso deus; e não lhe metais fogo.
26  Tomaram o novilho que lhes fora dado, prepararam-no e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até ao meio-dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém não havia uma voz que respondesse; e, manquejando, se movimentavam ao redor do altar que tinham feito.
27  Ao meio-dia, Elias zombava deles, dizendo: Clamai em altas vozes, porque ele é deus; pode ser que esteja meditando, ou atendendo a necessidades, ou de viagem, ou a dormir e despertará.
28  E eles clamavam em altas vozes e se retalhavam com facas e com lancetas, segundo o seu costume, até derramarem sangue.
29  Passado o meio-dia, profetizaram eles, até que a oferta de manjares se oferecesse; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma.
30  Então, Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; Elias restaurou o altar do SENHOR, que estava em ruínas.
31  Tomou doze pedras, segundo o número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual viera a palavra do SENHOR, dizendo: Israel será o teu nome.
32  Com aquelas pedras edificou o altar em nome do SENHOR; depois, fez um rego em redor do altar tão grande como para semear duas medidas de sementes.
33  Então, armou a lenha, dividiu o novilho em pedaços, pô-lo sobre a lenha
34  e disse: Enchei de água quatro cântaros e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. Disse ainda: Fazei-o segunda vez; e o fizeram. Disse mais: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez.
35  De maneira que a água corria ao redor do altar; ele encheu também de água o rego.
36  No devido tempo, para se apresentar a oferta de manjares, aproximou-se o profeta Elias e disse: Ó SENHOR, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, fique, hoje, sabido que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo e que, segundo a tua palavra, fiz todas estas coisas.
37  Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo saiba que tu, SENHOR, és Deus e que a ti fizeste retroceder o coração deles.
38  Então, caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e a terra, e ainda lambeu a água que estava no rego.
39  O que vendo todo o povo, caiu de rosto em terra e disse: O SENHOR é Deus! O SENHOR é Deus!
45  Dentro em pouco, os céus se enegreceram, com nuvens e vento, e caiu grande chuva. Acabe subiu ao carro e foi para Jezreel. 18:23-39, 45

Deus usou Elias para ressuscitar o filho da viúva. Que prova de fé! Que demonstração do poder de Deus sobre a vida e a morte! Em seguida, a prova no Monte Carmelo foi uma demonstração irrefutável e espetacular do poder de Deus. Finalmente, a chuva pesada, depois de uma seca de três anos, foi outra manifestação do envolvimento de Deus com os negócios humanos. A vida de Elias estava cheia de intervenções diretas de Deus. É difícil imaginar como pode alguém, afinal, deixar de confiar completamente no Senhor. Mas, não muito depois disso, Elias foi tomado pelos sintomas do estresse e desânimo (veja a lição de amanhã).

Assim, existe aqui uma lição importante. Não importa quais sejam os milagres que ocorram em nossa vida, sempre enfrentaremos obstáculos. Ninguém, nem mesmo um profeta como Elias, está livre das dificuldades que a vida traz.

Você está se destacando por sucesso e realização? Uma longa série de eventos divertidos (alguns até positivos) pode acrescentar muito peso à sua carga. Ao mesmo tempo, por que devemos ser cuidadosos para não ficar muito envaidecidos com nós mesmos nos bons tempos?



Um comentário:

  1. PAZ...passando para te desejar um ano cheio de vitórias, que p Senhor JESUS abençoe tu e tua casa...abraços. Será um prazer receber sua visita nos meus BLOGS

    ResponderExcluir