domingo, 30 de agosto de 2009

O Jesus em quem cremos




(1Jo 5:6-8)- Este é aquele que veio por meio de água e sangue, Jesus Cristo; não somente com água, mas também com a água e com o sangue. E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. Pois há três que dão testemunho [no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra]: o Espírito, a água e o sangue, e os três são unânimes num só propósito.

Depois de ter ressaltado a importância da fé em Jesus como Messias e Filho de Deus, João continua expondo ao público quem foi esse Filho de Deus, e uma das coisas que diz sobre Jesus é que Ele veio “por meio de água e sangue” (1Jo 5:6).

O que significa isso?

Em 1 João, a água só é mencionada nestes versos de hoje. Porém, aparece com muita frequência no Evangelho de João e também em Apocalipse. De acordo com a passagem, a água que João menciona em 1 João 5:6, 8 deve estar de alguma forma relacionada a Jesus e Sua primeira vinda, e deve ser um dos três elementos que testemunham que Jesus é o Messias e Filho de Deus.


A expressão “sangue e água” é usada em João 19:34 em relação com a morte de Jesus, mas não parece ser a água que João menciona em 1 João 5:6-8. Ao contrário, no princípio do Evangelho de João, a água está associada ao batismo (Jo 1:26, 31, 33; 3:5, 23). Essa parece ser a aplicação em 1 João. Jesus veio como Senhor encarnado e começou Seu ministério público sendo batizado com água. Ele concluiu Seu ministério terrestre na cruz, quando derramou Seu sangue. Aparentemente, a água aponta para o batismo e o sangue de Jesus, à Sua morte na cruz (1Jo 1:7).


Assim, Seu batismo e Sua crucificação apontam para quem Jesus era e o que Ele deveria realizar por nós. Nos dois casos, as manifestações divinas e as reações humanas mostraram que Ele era, realmente, o Filho de Deus (Mt 3:17; 27:50-54).


Mt 3:17 - E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo


Mt 27:50-54 - E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito. Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo; tremeu a terra, fenderam-se as rochas; abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos, que dormiam, ressuscitaram; e, saindo dos sepulcros depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos. O centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto e tudo o que se passava, ficaram possuídos de grande temor e disseram: Verdadeiramente este era Filho de Deus.


Nestes versos, João ainda estava lidando com o falso ensino desses anticristos. Esses conceitos estavam afetando a mente dos crentes. Se Jesus não tivesse sido nem o Messias nem o Filho de Deus, a mensagem deles seria: a morte expiatória do Filho de Deus não é necessária para nossa salvação. O Filho de Deus não morreu na cruz em nosso lugar a fim de nos redimir. Esse conceito levaria a uma compreensão completamente diferente da salvação e da Divindade. A redenção se daria por meio do conhecimento (gnosis), não por meio da cruz. Consequentemente, João desejava que as pessoas soubessem exatamente quem era Jesus e o que Ele havia feito por elas mediante Sua vida e morte. Ele não queria que as pessoas fossem enganadas por esses falsos ensinos.


Água e sangue. Pense nessas duas imagens e como se aplicam a Jesus. Como devemos experimentar a realidade da água e do sangue em nossa própria vida? Em outras palavras, o que seu batismo significou para você? O que diz sobre você, e que mudanças tiveram lugar em sua vida? O mesmo se pode perguntar a respeito do sangue: O que significa o conceito do sangue derramado, pelo menos no que se refere a ser cristão? Veja Mt 16:24, 25; Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. Hb 12:4. - Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue





Nenhum comentário:

Postar um comentário