sábado, 19 de setembro de 2009

Ultrapassando a doutrina de Cristo e a hospitalidade cristã



5. Qual é a advertência de João a respeito dos enganadores? Quais são as consequências de seguir falsas doutrinas?


2º Jo 7-9 - Porque muitos enganadores têm saído pelo mundo fora, os quais não confessam Jesus Cristo vindo em carne; assim é o enganador e o anticristo. Acautelai-vos, para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão. Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho.


Nos versos 7-9, voltamos aos enganadores e sua falsa compreensão de Jesus. Parece ser a mesma situação que já encontramos em 1º João. É muito triste quando alguém deixa a igreja e se torna um dos “enganadores”. É verdade, muitos ainda permanecem na verdade (v. 4), mas um pastor lamenta por todos os que abandonam Deus e Sua igreja.


Os ensinos dos anticristos a respeito de Jesus eram diferentes dos ensinos dos apóstolos. Os membros da igreja precisam tomar cuidado a fim de não ser afetados por eles e seus falsos ensinos. Neste texto, João é muito claro, também, afirmando que os crentes podem se extraviar, e que não existe essa realidade de “uma vez salvo, salvo para sempre”.


6. Por que é importante manter-se na “doutrina de Cristo”?


2º João 9. - Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho.

Veja também

Mt 16:12; - Então, entenderam que não lhes dissera que se acautelassem do fermento de pães, mas da doutrina dos fariseus e dos saduceus.


At 2:42; - E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.


Rm 6:17; - Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues;


Ap 2:14, 15. - Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição. Outrossim, também tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas.


João não se ilude imaginando que a doutrina não tem importância. Para ele, os falsos ensinos podem levar à perda da vida eterna. Assim, a doutrina é importante!


Na passagem de hoje, obviamente, é o ensino dos apóstolos sobre Jesus que está sendo desafiado. Os que aceitam esse ensino bíblico e permanecem fielmente nele têm o Pai e o Filho. Deus o Pai e Jesus são colocados no mesmo nível. A rejeição do ensino sobre Jesus leva à perda do relacionamento com o Pai.


Qual foi sua experiência com falsos mestres e doutrinas falsas? Você conseguia ver, especialmente no princípio, aonde esses ensinos o poderiam ter levado? O que você aprendeu dessas experiências que poderia ajudar outros que têm dificuldades com algo semelhante?



Negligenciando a hospitalidade?


(Hb 13:2; - Não negligencieis a hospitalidade, pois alguns, praticando-a, sem o saber acolheram anjos.


1º Pe 4:9) - Sede, mutuamente, hospitaleiros, sem murmuração.


A Bíblia dá grande valor à hospitalidade (Hb 13:2; 1Pe 4:9). Jesus Se misturava com coletores de impostos, fariseus e outros que talvez nem sempre tivessem uma teologia ou um estilo de vida corretos.


7. Como esse comportamento se ajusta com a recomendação de João de não receber em casa certas pessoas e nem lhes dar boas-vindas?


2º Jo 10, 11 - Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas. Porquanto aquele que lhe dá boas-vindas faz-se cúmplice das suas obras más.

Veja também

Mt 10:14, 15; - Se alguém não vos receber, nem ouvir as vossas palavras, ao sairdes daquela casa ou daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés. Em verdade vos digo que menos rigor haverá para Sodoma e Gomorra, no Dia do Juízo, do que para aquela cidade.


Mt 18:15-17 - Se teu irmão pecar [contra ti], vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão. Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça. E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano.


Embora a hospitalidade seja uma virtude cristã, existem limitações. Se a hospitalidade pode levar a apoiar direta ou indiretamente falsas doutrinas, deve ser abandonada. No primeiro século d.C., os mestres perambulavam de igreja em igreja, pregando em vários lugares e se hospedando com membros da igreja que deveriam lhes fornecer alimento e alojamento.


Se esses mestres propagavam doutrinas falsas, a hospitalidade era entendida como um apoio à sua posição e ajudavam realmente seu trabalho. Além disso, os membros da igreja que estavam vacilando entre o ensino apostólico e as ideias falsas podiam ficar confusos ou até mesmo tomar uma decisão errada se vissem um membro preeminente da igreja permitindo que um enganador ficasse em seu lar.


João não está propondo odiar essas pessoas nem evitar qualquer contato com eles, mas devemos estar cientes do fato de que nosso comportamento pode ser entendido como endosso a ideias contrárias à verdade. Se for esse o caso, devemos ser muito cuidadosos.


Tem sido sugerido que, nos versos 10 e 11, João estava preocupado não tanto com o comportamento individual dos crentes como com o da igreja toda, e que a “casa” mencionada no verso 10 não é um lugar de habitação particular mas o lugar em que a igreja se reúne para adoração. A igreja não deve encorajar um mestre que prega heresia.


Em resumo, a recepção a um falso mestre seria percebida como encorajamento ao que ele ou ela apresenta. Hoje, podemos ter perdido o senso de quão problemáticas as heresias podem ser. Alguns consideram que até mesmo falar sobre “heresia” é crítico ou arrogante, embora as Escrituras falem com frequência sobre esse assunto. João nos lembra que existe uma diferença básica entre a verdade e o erro.


Pense no efeito de suas ações sobre os outros. Pense com quanta facilidade seu exemplo pode influenciar outros para o bem ou para o mal. Que tipo de exemplo de Cristo você apresenta? Como você pode fazer melhor?








3 comentários:

  1. Belo texto, que trata de um assunto muito sério, pois muitos são aqueles que se deixam levar por esses falsos mestres. Em relação a Hospitalidade esse versiculo pra mim é tudo..
    (Hb 13:2; - Não negligencieis a hospitalidade, pois alguns, praticando-a, sem o saber acolheram anjos. Abraço e Parabens!1

    Diego Batista
    http://conversandocomiave.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa estas explicações,sou evangélica de berço e meu marido não,e durante anos quase todos os finais de semana vinham amigos e parentes em casa,e ali tinha churrasco,bebedice,palavras torpes e chocarrices,e sempre aguentei,até que um dia botei todo mundo pra correr,e gerou discórdia meu marido não gostou,mas depois se calou,e usei este texto de 2João 10,11,só sei que depois minha vida começou a fluir,tanto espiritual,como material,compramos carro bom,casa,meu negócio prosperou,filhos ,tudo.

      Excluir
    2. Muito boa as explicações,entendi que o não receber pessoas que não trazem a mesma doutrina se trata a repeito de falsas doutrinas,sou evangélica de berço e meu marido novo convertido,mas durante vinte e cinco anos aceitei em minha casa pessoas amigos dele e parentes,que vinham,faziam churrasco,e falavam palavras torpes,chocarrices,e bebedices,cigarro,até que lendo este texto de 2JOÃO 10,11,entendi que tinha que tirar estas pessoas de minha casa,acabar com estes relacionamentos e por odo mundo pra fora,entre eles o irmão de meu marido,e ele não gostou,mas só sei que depois disto conquistamso casa boa,carro,meu negócio prosperou e na fé tbém crescemos,e meus filhos tbém,será que este texto só se refere a quem leva outra doutrina pra pregar,ou tbém que não tem a mesma que a nossa?abçs

      Excluir