sexta-feira, 9 de março de 2012

Cumprindo as condições

Quinta                         




Alguém se assenta à mesa em um restaurante, consome uma grande refeição, cheia de alimentos gordurosos, que são ingeridos com refrigerante. Termina com uma grande tigela de sorvete de chocolate coberto com chocolate quente. Naquela noite, antes de ir para a cama (fazendo, é claro, um pequeno lanche antes disso), ele se ajoelha para orar. Parte de sua oração é: “Ó Senhor, por favor, me ajuda a perder peso.”

O que há de errado com essa oração?

Podemos esperar que Deus responda nossas orações, mas há coisas que precisamos fazer no processo. Dizem que precisamos viver nossas orações, ou seja, devemos fazer tudo que pudermos, em nossa capacidade, para vê-­las respondidas. Isso não é humanismo, nem demonstração de falta de fé. Ao contrário, é parte do que significa viver pela fé.

Se atendermos ainda à iniquidade em nosso coração, se nos apegarmos a algum pecado consciente, o Senhor não nos ouvirá; mas a oração da pessoa penitente e contrita será sempre aceita. Depois de termos reparado todas as faltas de que temos consciência, poderemos crer que Deus atenderá às nossas petições. Nossos méritos jamais nos recomendarão ao favor de Deus; é o mérito de Cristo que nos salvará, Seu sangue é que nos purificará; nós, porém, temos uma obra a fazer para cumprir as condições da aceitação” (Ellen G . White, Caminho a Cristo, p. 95, 96).

Ela não está dizendo que temos que ser perfeitos para que nossas orações sejam respondidas. Deixa claro, também, que nossa aceitação diante de Deus não se baseia em nós ou em nossos méritos, mas apenas nos méritos de Cristo. Ela diz que precisamos ter uma atitude de fé, humildade e submissão à vontade de Deus para que Ele possa atuar em nossa vida.

8. O que significa “cumprir as condições”?

todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Hb 10:38

De lá, buscarás ao SENHOR, teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma. Dt 4:29

Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Lc 9:23

Se me amais, guardareis os meus mandamentos. Jo 14:15

Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; 1Ts 4:3

Talvez, de todas as condições necessárias para que tenhamos uma vida de oração eficaz, a principal seja nosso senso de necessidade, de desamparo, a consciência de que somos pecadores necessitados da graça, e o senso de que nossa única esperança está no Senhor, que tanto fez por nós. Ser arrogante, autoconfiante e cheio de si mesmo é uma receita para o desastre espiritual.

Quais são as coisas pelas quais você está orando fervorosamente? Ao orar, pergunte a si mesmo: O que eu poderia fazer de maneira diferente para alcançar a resposta que desejo de maneira tão desesperada?

Sexta                                              Estudo adicional


A oração é a respiração da alma. É o segredo do poder espiritual. Nenhum outro meio de graça a pode substituir, e a saúde da mente ser conservada. A oração põe o coração em imediato contato com a fonte da vida e fortalece os nervos e músculos da vida religiosa” (Ellen G. White, Obreiros Evangélicos, p. 254, 255).

Se não recebemos exatamente as coisas que pedimos e ao tempo desejado, devemos não obstante crer que o Senhor nos ouve, e que atenderá às nossas orações. Somos tão falíveis e curtos de visão que às vezes pedimos coisas que não seriam uma bênção para nós, e nosso Pai celestial amorosamente nos atende às orações dando-nos aquilo que é para nosso maior bem – aquilo que nós mesmos desejaríamos se, com visão divinamente iluminada, pudéssemos ver todas as coisas tais como são na realidade. … Mas pretender que a oração seja sempre atendida exatamente do modo e no sentido particular que desejamos é presunção. Deus é muito sábio para errar e bom demais para reter qualquer benefício dos que andam sinceramente” (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 96).

Perguntas para reflexão
1. Alguém ora para que seu carro não quebre em uma viagem e, quando o carro não quebra, atribui as circunstâncias felizes às orações respondidas. Isso é bom. Mas o que você diria para a pessoa que também orou, neste caso, para que seu filho não morresse, e mesmo assim a criança morreu?
2. Qual é o papel do Espírito Santo em nossa vida de oração?
3. Como você responderia às seguintes perguntas: “Você pode me ensinar o que significa orar? Como devo orar? Por que devo orar? O que devo esperar quando oro? O que não devo esperar?”

Resumo: 
Sem dúvida, há muitas coisas que não compreendemos a respeito da oração. Mas os que oram sabem de uma coisa, com certeza: a oração transformará a vida deles, e para melhor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário