sexta-feira, 9 de março de 2012

Porque não pedem

Quarta                                        




Uma das perguntas feitas frequentemente pelos que oram é: “Minhas orações podem realmente mover Deus a fazer algo que, de outra forma, Ele poderia não fazer?” Essa é uma pergunta lógica. Para respondê-la, tudo o que podemos fazer é ir à Palavra de Deus e ver o que ela diz.

5. Nossas orações influenciam as ações de Deus?

2  Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis;
3  pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.
4  Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.  Tg 4:2-4

9  Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.
10  Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á. Lc 11:9-10

16  Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.
17  Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu.
18  E orou, de novo, e o céu deu chuva, e a terra fez germinar seus frutos. Tg 5:16-18

Por mais que a oração nos transforme e afete nosso relacionamento com Deus e os outros, a Bíblia é muito clara quanto ao fato de que nossas orações influenciam o que Deus faz. Nós pedimos e Ele responde, de uma forma ou de outra.

6. Qual foi a resposta de Deus à oração em favor dos justos de Sodoma?

22  Então, partiram dali aqueles homens e foram para Sodoma; porém Abraão permaneceu ainda na presença do SENHOR.
23  E, aproximando-se a ele, disse: Destruirás o justo com o ímpio?
24  Se houver, porventura, cinqüenta justos na cidade, destruirás ainda assim e não pouparás o lugar por amor dos cinqüenta justos que nela se encontram?
25  Longe de ti o fazeres tal coisa, matares o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio; longe de ti. Não fará justiça o Juiz de toda a terra?
26  Então, disse o SENHOR: Se eu achar em Sodoma cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei a cidade toda por amor deles.
27  Disse mais Abraão: Eis que me atrevo a falar ao Senhor, eu que sou pó e cinza.
28  Na hipótese de faltarem cinco para cinqüenta justos, destruirás por isso toda a cidade? Ele respondeu: Não a destruirei se eu achar ali quarenta e cinco.
29  Disse-lhe ainda mais Abraão: E se, porventura, houver ali quarenta? Respondeu: Não o farei por amor dos quarenta.
30  Insistiu: Não se ire o Senhor, falarei ainda: Se houver, porventura, ali trinta? Respondeu o SENHOR: Não o farei se eu encontrar ali trinta.
31  Continuou Abraão: Eis que me atrevi a falar ao Senhor: Se, porventura, houver ali vinte? Respondeu o SENHOR: Não a destruirei por amor dos vinte.
32  Disse ainda Abraão: Não se ire o Senhor, se lhe falo somente mais esta vez: Se, porventura, houver ali dez? Respondeu o SENHOR: Não a destruirei por amor dos dez.
33  Tendo cessado de falar a Abraão, retirou-se o SENHOR; e Abraão voltou para o seu lugar. Gn 18:22-33

Mais uma vez, independentemente das dificuldades filosóficas associadas com a compreensão desta verdade, Deus respondeu à oração humana. Ele disse que responde, e por isso precisamos confiar em Sua Palavra.

7. Que atitudes o povo de Deus precisa apresentar diante de Deus? Se as condições forem cumpridas, quais são as promessas divinas?

se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. 2Cr 7:14

Observe, entretanto, que Deus não sarará sua terra apenas por causa do seu pedido. As pessoas são chamadas a orar, mas a oração é apenas um aspecto de um reavivamento geral da parte delas.

Talvez, o exemplo mais importante desse princípio está aqui: “
Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1:9). Vemos aqui uma forte ligação entre a oração (neste caso, confissão) e a ação de Deus em nossa vida. Confessamos os pecados e Ele nos perdoa. Nesse processo, o Senhor também nos purifica da nossa injustiça. A ideia clara sugerida aqui é que, se não oramos e não confessamos, não somos perdoados. Sem dúvida, nesse caso, Deus age em resposta às nossas orações.

Que tal orar hoje por cinco amigos que você gostaria que tomassem uma decisão ao lado de Cristo em 2012?



Nenhum comentário:

Postar um comentário