sábado, 10 de março de 2012

Deus como músico

Terça                                        




Quatro mil porteiros, e quatro mil, para louvarem ao Senhor com os instrumentos, que eu fiz para o louvar, disse Davi” (1Cr 23:5, RC).

Tente imaginar a cena acima: quatro mil pessoas tocando instrumentos musicais em louvor ao Senhor. Esse deve ter sido um culto de adoração impressionante!

A expressão artística de Deus não se restringe às artes de representação. Nas Escrituras encontramos que, juntamente com a arquitetura sagrada, a liturgia de Israel foi inspirada pelo Senhor. Deus é também amante da bela música.

5. Como Davi descreveu a composição dos salmos que Israel usava na adoração?

1 São estas as últimas palavras de Davi: Palavra de Davi, filho de Jessé, palavra do homem que foi exaltado, do ungido do Deus de Jacó, do mavioso salmista de Israel.
2 O Espírito do SENHOR fala por meu intermédio, e a sua palavra está na minha língua. 2Sm 23:1-2

Davi deixou claro que foi inspirado pelo Senhor ao escrever seus cânticos. Isso não quer dizer que o Senhor tivesse escrito as palavras e as músicas para ele, mas significa que o Senhor Se importava com o tipo de música que era tocada. Caso contrário, por que Ele Se preocuparia em inspirá-la?

6. Qual foi o papel do Senhor na música utilizada nos cultos de adoração?

Também estabeleceu os levitas na Casa do SENHOR com címbalos, alaúdes e harpas, segundo mandado de Davi e de Gade, o vidente do rei, e do profeta Natã; porque este mandado veio do SENHOR, por intermédio de seus profetas. 2Cr 29:25

No Antigo Testamento, quando a adoração no templo é relatada, a música é evidente e impressionante. Imagine, por exemplo, a atmosfera de adoração na descrição de 1Crônicas 23:5. (quatro mil eram porteiros; e quatro mil louvavam a Jeová com os instrumentos que eu fiz, disse Davi, para com eles oferecer louvores.) Quatro mil instrumentos! Não importando como essa música deve ter soado, certamente não era enfadonha nem árida!

É possível argumentar que as dimensões estéticas poderiam ser esperadas na adoração sagrada e que, ao longo da história, todas as nações têm demonstrado isso na adoração aos seus deuses. No entanto, unicamente Israel afirmou que o próprio Deus projetou cada aspecto de Sua adoração, incluindo arquitetura, utensílios, vestes sacerdotais e liturgia. Não pode haver dúvida de que a concepção artística é aprovada na Palavra de Deus. É contra o relato das Escrituras rejeitar a dimensão estética ou negar que ser um artista pode ser uma vocação relevante para o cristão.

Embora não tenhamos a música que acompanhava o culto israelita, ela deve ter sido bela e certamente deve ter elevado os corações ao Senhor. Como a música funciona em nossa igreja hoje? Como podemos ter certeza de que ela também conduz nosso coração ao Senhor, em lugar de nos impelir em outra direção?



Nenhum comentário:

Postar um comentário