quarta-feira, 28 de março de 2012

A promessa da vinda de Cristo (resumo do estudo nº 13)




E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras. Apocalipse 22:12

Conhecer: As promessas e garantias bíblicas acerca da segunda vinda de Jesus.
Sentir: A felicidade e proximidade da segunda vinda de Jesus.
Fazer: Aguardar Sua vinda ativamente, aproveitando o tempo.

Esboço

I. Ele virá outra vez
A. Por que acreditamos que Jesus virá outra vez, em sentido físico, literal?
B. Por quanto tempo temos esperado o cumprimento das promessas da segunda vinda de Jesus? Por que acreditamos que isso ocorrerá em breve?
C. Quais são as conexões entre a morte de Cristo e Sua vinda, e por que essas conexões são tão importantes para a vida cristã hoje?

II. Ele virá em breve
A. Por que é importante viver com a consciência da breve volta de Cristo, quando parece que Ele está demorando?
B. Que tipos de emoções a breve volta de Cristo desperta?

III. Aproveitar o tempo
A. Que tipo de atividades é importante fazer enquanto estamos esperando a vinda de Cristo?
B. Que tendências devemos evitar com relação à espera e à aparente demora de Cristo?

Resumo: 
A partir da queda, os habitantes da Terra foram orientados acerca do tempo em que Deus viria para conceder justiça, purificação, e uma solução definitiva para o pecado. Cristo reiterou essas promessas, e temos a certeza de que Sua vinda ocorrerá em breve. Mesmo que pareça que Ele esteja demorando, é preciso ficar alerta e disposto a se preparar para o dia e hora de Sua vinda.

Motivação
Como cristãos adventistas do sétimo dia, é fundamental que estejamos focalizados na segunda vinda de Jesus. Depois de ter esperado a vinda de Jesus durante tantos anos, é fácil perder a paixão e entusiasmo pelo evento.

O foco desta lição é revitalizar a esperança da vinda de Cristo, que é compartilhada pelos adventistas do sétimo dia de forma coletiva e individual.

Visto que vivemos apenas por um breve período de tempo, pense na diferença que existe entre a maneira humana de perceber o tempo e a de Deus. Será que podemos realmente entender como é o tempo para Deus? Como a consciência de nossa compreensão limitada do tempo pode nos ajudar enquanto esperamos pacientemente a vinda de Cristo?

A decepção ocorre em razão de nossa incapacidade de prever ou controlar o futuro. Como adventistas do sétimo dia, somos o povo que tem esperado a vinda de Jesus durante várias gerações. Como podemos lidar com as frustações inevitáveis associadas à espera?

Compreensão
O objetivo desta seção é reexaminar a nós mesmos como um povo que almeja a segunda vinda de Jesus. Focalizaremos principalmente nossas prioridades, atitudes e responsabilidades.


Comentário Bíblico


I. Confiança na promessa

1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
2  Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.
3  E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.
4 E vós sabeis o caminho para onde eu vou. João 14:1-4.)

Quando você espera alguma coisa durante muito tempo, é difícil manter o foco. É fácil se distrair com as coisas imediatas e urgentes. Às vezes, você pode ficar tão cansado de esperar que desiste completamente. Acontece a mesma coisa com relação à vinda de Jesus: Temos esperado esse evento por muito tempo, ficamos distraídos com as responsabilidades da vida e achamos difícil manter o nível de esperança e entusiasmo sobre o assunto. Muitas vezes nos acomodamos em um estado de satisfação com a vida e responsabilidades terrenas, e coisas como o trabalho, propriedades, hipotecas, educação, etc. Tudo isso preenche nosso tempo e preocupa nossa mente. A única forma de conservar a força da esperança é manter o foco em Jesus. É importante que renovemos em nosso coração e em nossa vida Sua promessa de voltar e nos levar para casa. Visto que Ele disse que virá outra vez, Ele cumprirá a promessa. É realmente simples assim. Não há ambiguidade em Suas palavras. Ele disse: "Voltarei!".

Os discípulos ouviram essas palavras e nelas acreditaram. Os anos passados com Jesus teriam sido uma grande ilusão se eles não tivessem acreditado na promessa de Sua vinda! Como eles teriam continuado o que Jesus havia começado, sem fé na volta de Jesus? Eles foram capazes de superar adversidades, e até mesmo de enfrentar a morte, porque levaram a sério a promessa de Jesus. Sem essa promessa, e principalmente com nossa compreensão da morte, que esperança restaria para nós?

Pense nisto: 1.
Se não houvesse a esperança da segunda vinda de Cristo, você ainda se esforçaria para ser semelhante a Jesus? Por quê? 2. Como cristãos, nossa crença na vinda de Jesus oferece a única esperança em face às circunstâncias difíceis. Sua fé já ajudou você a perseverar em tempos de provação?

II. Proclame sua esperança

16 Seguiram os onze discípulos para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes designara.
17  E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.
18  Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.
19  Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20  ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. Mt 28:16-20

A igreja que espera precisa fazer mais do que esperar e acreditar que Jesus voltará. Se Jesus viesse hoje e perguntasse o que você tem feito, não seria suficiente dizer que você tem esperado pacientemente por Ele. Não seria suficiente acreditar na teologia da Igreja ou casar com alguém da mesma fé ou estar longe das tentações do mundo. Jesus nos chama a ser uma igreja ativa. Ele chama cada um de nós para ser Seus discípulos. Precisamos fazer mais do que garantir nossa salvação. Também precisamos nos preocupar com a salvação dos outros.

Por seu nome e suas crenças fundamentais, a Igreja Adventista do Sétimo Dia deve participar ativamente na missão evangelística. Devemos assumir essa tarefa. Nossa maneira de viver e responder à esperança da segunda vinda de Cristo é uma das coisas que nos marcam como Adventistas do Sétimo Dia.

Os discípulos da igreja cristã primitiva são nossos exemplos. Encorajados pela esperança da segunda vinda, eles fizeram do evangelismo e testemunho sua prioridade. A essa tarefa dedicaram totalmente a vida e os recursos materiais. Em contrapartida, outros se juntaram a eles para fazer o mesmo. Seu plano de trabalho para a igreja primitiva era simples e sua estratégia ainda mais simples. A igreja teria fracassado se não fosse pela atitude e ações deles. Tudo o que diziam e faziam estava centralizado na esperança da breve vinda de Jesus.

Pense nisto: 
Por que Jesus tem adiado Sua vinda por tanto tempo? Ou essa pergunta está equivocada?

Comente:
1. Quais são algumas das lições que podemos aprender com o grande desapontamento de 1844?
2. Não é suficiente simplesmente esperar a vinda de Cristo. Devemos nos preparar para o fim dos tempos, estando sempre prontos e atentos. De que forma você pode se preparar para a segunda vinda de Jesus?
3. Imagine que você nunca tivesse ouvido falar do evangelho e descobrisse que Deus o ama, que enviou Seu Filho para morrer por você e que Jesus voltará para lhe dar vida eterna. Imagine a emoção que você sentiria ao receber essa notícia. Como podemos manter essa mesma novidade e entusiasmo pela segunda vinda de Cristo?

Aplicação
Essa seção enfatiza como os cristãos devem viver enquanto esperam a segunda vinda de Cristo. Com base no exemplo da vida de Jesus na Terra, peça aos alunos que sugiram formas pelas quais eles possam revelar uma atitude mais positiva na vida.

Considere a vida de Jesus. Os evangelhos contam Sua história a partir de quatro perspectivas. No entanto, não importando qual dessas perspectivas você estude, a vida de Jesus durou apenas um terço do tempo médio de vida das pessoas. Seu ministério de cerca de três anos e meio foi um tempo de serviço muito mais breve do que o nosso. Porém, Seus poucos anos de serviço influenciaram mais de dois mil anos de história.

Pense em maneiras simples pelas quais você pode ter uma vida que possa atrair a todos. Use as seguintes perguntas para começar: Qual é a minha missão como Adventista do Sétimo Dia? O que estou fazendo para cumprir essa missão? Qual é o papel da esperança na minha vida? Quais são alguns traços pessoais positivos, em meu caráter e personalidade, que podem ser úteis na realização de minha missão?

Criatividade
Ficamos facilmente entusiasmados ao comentar a respeito de uma vida positiva e otimista, enquanto estamos reunidos na classe da escola sabatina. Mas algumas semanas mais tarde, a motivação se enfraquece. Ficamos ocupados com as responsabilidades e esquecemos quais devem ser nossas prioridades. Por isso é importante que toda pessoa tenha métodos de motivação pessoal, ou um lembrete do propósito de sua vida. Precisamos de um meio palpável de nos manter no caminho certo.

Atividade: 
17  Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado,
18  todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação. Hab 3:17-18.
Passem alguns momentos em reflexão pessoal. Descobram um recurso prático ou uma forma de manter a perspectiva positiva, mesmo quando as coisas não estejam indo bem. Peça que eles contem como sua esperança da segunda vinda de Cristo, e tudo que se relaciona com esse evento, têm ajudado a sustentá-los nos momentos de provação e sofrimento. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário