sábado, 10 de março de 2012

Deus como escultor

Quinta                                       




Deus é também escultor, mas não está limitado ao granito ou mármore. Em vez disso, Ele esculpe nosso caráter. Ele pode tomar o pecador e moldá-lo, esculpi-­lo e trabalhar em seu coração até que ele reflita algo da glória do Céu. Deus tem dado ampla evidência dessas habilidades profundas. De capa a capa na Bíblia, encontramos Deus tomando pessoas que poderíamos desprezar como detestáveis e indignas e transformando-as em nobres seres humanos.

8. Jacó, Davi, Pedro e Paulo precisavam, por assim dizer, ser “esculpidos” espiritualmente? Que mudanças foram feitas na vida deles? Que outros personagens bíblicos também precisaram ser “esculpidos”?
22  Levantou-se naquela mesma noite, tomou suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos e transpôs o vau de Jaboque.
23  Tomou-os e fê-los passar o ribeiro; fez passar tudo o que lhe pertencia,
24 ficando ele só; e lutava com ele um homem, até ao romper do dia.
25  Vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem.
26  Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares.
27  Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó.
28  Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.
29  Tornou Jacó: Dize, rogo-te, como te chamas? Respondeu ele: Por que perguntas pelo meu nome? E o abençoou ali.
30  Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva. Gn 32:22-30

1 Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; Segundo a multidão das tuas ternas misericórdias apaga as minhas transgressões.
2  Lava-me completamente da minha iniqüidade, E purifica-me do meu pecado.
3  Pois as minhas transgressões eu as reconheço; E o meu pecado está sempre diante de mim.
4  Contra ti, contra ti só, pequei, E fiz o que é mal diante dos teus olhos, Para que sejas justificado quando falares, E puro quando julgares.
5  Eis que fui nascido em iniqüidade, E em pecado me concebeu minha mãe.
6  Eis que desejas a verdade no íntimo, E no oculto me farás conhecer a sabedoria.
7 Expurga-me com hissopo, e ficarei limpo; Lava-me, e ficarei mais branco que a neve.
8  Faze-me ouvir gozo e alegria, Para que se regozijem os ossos que esmagaste.
9  Esconde dos meus pecados o teu rosto, E apaga todas as minhas iniqüidades.
10  Cria em mim, ó Deus, um coração limpo, E renova dentro de mim um espírito estável.
11  Não me lances fora da tua presença, E não tires de mim o teu santo espírito.
12  Restitui-me a alegria da minha salvação, E sustenta-me com um espírito voluntário.
13  Ensinarei aos transgressores os teus caminhos, E os pecadores se converterão a ti.
14 Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, E a minha língua cantará a tua justiça.
15  Senhor, abre os meus lábios, E a minha boca manifestará o teu louvor.
16  Pois tu não te comprazes em sacrifícios, do contrário eu to ofereceria; Não te deleitas em holocaustos.
17  Os sacrifícios a Deus são o espírito quebrantado, Ao coração quebrantado e contrito, ó Deus, tu não o desprezarás.
18  Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade, Edifica os muros de Jerusalém.
19  Então te deleitarás com os sacrifícios de retidão, com holocaustos e com ofertas queimadas; Então se oferecerão novilhos sobre o teu altar. lhe disse: Davi é chegado à casa de Abimeleque  Sl 51

31  Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo!
32  Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos. Lc 22:31, 32

1 Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote
2  e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém.
3  Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor,
4  e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
5  Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues;
6  mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer.
7  Os seus companheiros de viagem pararam emudecidos, ouvindo a voz, não vendo, contudo, ninguém.
8  Então, se levantou Saulo da terra e, abrindo os olhos, nada podia ver. E, guiando-o pela mão, levaram-no para Damasco.
9  Esteve três dias sem ver, durante os quais nada comeu, nem bebeu.
10 Ora, havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. Disse-lhe o Senhor numa visão: Ananias! Ao que respondeu: Eis-me aqui, Senhor!
11  Então, o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando
12 e viu entrar um homem, chamado Ananias, e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista.
13  Ananias, porém, respondeu: Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;
14  e para aqui trouxe autorização dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.
15  Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel;
16  pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome.
17  Então, Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo.
18  Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado.
19  E, depois de ter-se alimentado, sentiu-se fortalecido. Então, permaneceu em Damasco alguns dias com os discípulos.
20  E logo pregava, nas sinagogas, a Jesus, afirmando que este é o Filho de Deus.
21  Ora, todos os que o ouviam estavam atônitos e diziam: Não é este o que exterminava em Jerusalém os que invocavam o nome de Jesus e para aqui veio precisamente com o fim de os levar amarrados aos principais sacerdotes?
22  Saulo, porém, mais e mais se fortalecia e confundia os judeus que moravam em Damasco, demonstrando que Jesus é o Cristo. At 9:1-22

Outro bom exemplo é o de Maria Madalena. “Maria fora... grande pecadora, mas Cristo conhecia as circunstâncias que lhe tinham moldado a vida... Fora Ele que a erguera do desespero e da ruína. Sete vezes ela ouvira Sua repreensão aos demônios que lhe dominavam o coração e a mente. Ouvira-Lhe o forte clamor ao Pai em benefício dela. Sabia quão ofensivo é o pecado à Sua imaculada pureza, e em Sua força vencera... Aquela que caíra e cuja mente havia sido a habitação de demônios, chegara bem perto do Salvador em associação e serviço... Ela esteve ao pé da cruz... Foi a primeira junto ao sepulcro, depois da ressurreição. A primeira a proclamar o Salvador ressuscitado” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 568).

A história da salvação é abundante na criatividade divina, que restaura nos homens e mulheres caídos a perdida “imagem de Deus”. O evangelho não é uma cirurgia plástica para embelezar o exterior, mas uma questão de orientação que transforma a vida, operando de maneira rápida e profunda em seu poder para limpar, moldar, e embelezar. O evangelho de Jesus Cristo edifica com criatividade, integridade e plenitude. Genuína renovação é o resultado da atuação de um poder interior, uma divina criatividade que restaura a beleza de uma vida caída e pecaminosa.

Esculpir envolve lapidar, polir e talvez até mesmo quebrar algumas partes. Que áreas em sua vida precisam ser esculpidas um pouco mais? Quanta resistência você apresenta durante o que nem sempre é um processo agradável?

Sexta                                         Estudo adicional


Ele fez o infinito sacrifício não apenas para que o pecado pudesse ser removido, mas para que a natureza humana pudesse ser restaurada, embelezada novamente, reconstruída de suas ruínas e habilitada para a presença de Deus” (Ellen G. White, Manuscript Releases, v. 6, p. 11).

Com que zelo e perseverança o artista trabalha a fim de passar para a tela uma perfeita semelhança de seu modelo; e com que diligência talha e cinzela o escultor, tirando da pedra a cópia do modelo que está seguindo! Assim devem os pais trabalhar para formar, educar e aperfeiçoar os filhos segundo o modelo que lhes foi dado em Cristo Jesus. Assim como o paciente artista estuda, trabalha e estabelece planos para tornar mais perfeito o resultado de seus labores, também devem os pais considerar tempo bem gasto o que é ocupado em educar os filhos para uma vida mais útil e prepará-los para o reino imortal. Pequena e sem importância é a obra do artista quando comparada à do pai ou da mãe. Um lida com material inanimado, no qual amolda belas formas; mas o outro trata com um ser humano, cuja vida pode ser amoldada para o bem ou para o mal” (Ellen G. White, Orientação da Criança, p. 476, 477).

Perguntas para reflexão
1. Enquanto desenvolveu algo belo, você teve consciência de que o ato de desenvolver alguma coisa bonita é uma forma de refletir a “imagem de Deus”?
2. De que modo o mundo criado testemunha poderosamente não apenas do poder criativo de Deus, mas também da Sua maestria artística e amor pela beleza? Que coisas na natureza você acha realmente belas?
3. Quais são algumas das armadilhas da arte? Como podemos usar nossos dons artísticos de maneira que glorifique a Deus e faça avançar Seu reino?

Resumo: 
As habilidades de Deus como artista têm sido subestimadas. Seu mundo criado é muitas vezes apreciado, mas a expressão de Suas habilidades artísticas estende Sua grande capacidade muito mais longe. Deus deseja que os cristãos sejam uma fonte de “beleza” em um planeta escuro e agonizante.

Respostas sugestivas: 
1: Ao criar o homem do pó da terra. Deus reconheceu que a criação era muito boa, uma verdadeira obra de arte.
2: Da mesma forma que o oleiro pode recriar o vaso de barro quebrado, Deus pode restaurar nossa vida arruinada pelo pecado e criar em nós um coração puro.
3: O modelo para construção do santuário de Deus envolvia materiais de valor, qualidade e beleza, de modo que Deus fosse glorificado.
4: O santuário apresentado por Deus a Moisés, com base no santuário celestial.
5: “O Espírito do Senhor fala por meu intermédio, e a Sua Palavra está na minha língua”. Por isso seus salmos eram comoventes.
6: Deus ordenou, por intermédio dos profetas, a organização da música instrumental, executada pelos levitas na Casa do Senhor.
7: Poema de louvor e adoração; antes desse ponto Paulo usou o estilo de dissertação sobre a teologia da salvação.
8: Sim. Deus transformou Jacó (enganador) em Israel (prevalecer com Deus); Pedro negou a Jesus; Davi adulterou e Saulo perseguia a igreja, mas se arrependeram e permaneceram fiéis.




Nenhum comentário:

Postar um comentário