sexta-feira, 9 de março de 2012

Jesus, o Messias que orava

Segunda                        




2. Em que situações Jesus orou? O que podemos aprender com as orações de Jesus?

21 E aconteceu que, ao ser todo o povo batizado, também o foi Jesus; e, estando ele a orar, o céu se abriu,
22  e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como pomba; e ouviu-se uma voz do céu: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo. Lucas 3:21, 22

28  Cerca de oito dias depois de proferidas estas palavras, tomando consigo a Pedro, João e Tiago, subiu ao monte com o propósito de orar.
29  E aconteceu que, enquanto ele orava, a aparência do seu rosto se transfigurou e suas vestes resplandeceram de brancura. Lucas 9:28, 29

12  Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus.
13  E, quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos: Lucas 6:12, 13

Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade, Hebreus 5:7

E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só. Mateus 14:23

31  Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo!
32  Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos. Lucas 22:31, 32

34  Replicou-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, tu me negarás três vezes.
35  Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo.
36  Em seguida, foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar;
37  e, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se.
38  Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo.
39  Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres.
40  E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo?
41  Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
42  Tornando a retirar-se, orou de novo, dizendo: Meu Pai, se não é possível passar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade.
43  E, voltando, achou-os outra vez dormindo; porque os seus olhos estavam pesados.
44  Deixando-os novamente, foi orar pela terceira vez, repetindo as mesmas palavras. Mateus 26:34-44

Jesus, o imaculado Filho de Deus, que era sem pecado, sem culpa, aquele que viveu em perfeita harmonia com a vontade do Pai, tinha obviamente uma poderosa vida de oração. (Os versos acima nem sequer incluem a oração de Jesus em João 17.) Se Jesus precisava orar a fim de lidar com as coisas que enfrentava, quanto mais nós? O exemplo dado por Cristo acerca da oração deixa muito claro que a oração precisa estar no centro de nossa caminhada com o Senhor.

É difícil imaginar alguém tendo qualquer tipo de relacionamento com Deus, sem orar. Se a comunicação é crucial para manter um relacionamento com outras pessoas, quanto mais no relacionamento com Deus? Jesus nos deu o exemplo. Cabe a nós escolher segui-lo.

Sua vida de oração é constante? Você é facilmente desviado da oração? Você ora continuamente ou somente quando está em apuros? Como você pode aprender a tornar a oração mais importante em sua caminhada com o Senhor?



Nenhum comentário:

Postar um comentário