quinta-feira, 22 de março de 2012

O amor de Deus

Terça                                                    


 
O livro de Gênesis mostra, desde o início, que o romance devia ser uma parte fundamental da experiência humana. Um homem com uma mulher, ponto final. Esse era o ideal de Deus, o modelo bíblico que exemplificava o que o amor romântico devia ser.

É igualmente fascinante a frequência com que a Bíblia usa a imagem do amor, do casamento, para descrever o tipo de relacionamento de amor que Deus busca ter com Seu povo. Nada deve ser mais íntimo do que o relacionamento entre marido e esposa, exceto a relação individual de uma pessoa com Deus.

3. Que palavra revela o sentimento de Deus para com Seu povo? O que significa essa palavra para Deus? Que problema evitamos quando refletimos nessa atitude divina?

Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem  Êx 20:5

Muitas vezes, Deus expressa Seu ciúme a respeito de Seu povo

(porque não adorarás outro deus; pois o nome do SENHOR é Zeloso; sim, Deus zeloso é ele);  Êx 34:14

Porque o SENHOR, teu Deus, é fogo que consome, é Deus zeloso. Dt 4:24

Então, o SENHOR se mostrou zeloso da sua terra, compadeceu-se do seu povo Jl 2:18

Ciúme é um sentimento que o amante começa a ter quando pensa que sua amada não é fiel a ele. Deus não é uma “força” benigna impessoal, distante e sem sentimentos. Ele é um Ser pessoal com profundo afeto pela família humana. Por mais difícil que seja para nós entendermos, Deus nos ama e, como qualquer amante, Ele sofre por causa da nossa infidelidade.

4. Quais são os sentimentos de Deus para conosco? Como Ele quer Se relacionar com Seu povo?

Visto que foste precioso aos meus olhos, digno de honra, e eu te amei, darei homens por ti e os povos, pela tua vida. Is 43:4

Assim como um moço casa com a sua noiva, também aquele que a construiu casará com você; assim como o noivo fica feliz com a noiva, também o seu Deus se alegrará com você. Is 62:5

1  Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
2  Filho do homem, faze conhecer a Jerusalém as suas abominações;
3  e dize: Assim diz o SENHOR Deus a Jerusalém: A tua origem e o teu nascimento procedem da terra dos cananeus; teu pai era amorreu, e tua mãe, hetéia.
4  Quanto ao teu nascimento, no dia em que nasceste, não te foi cortado o umbigo, nem foste lavada com água para te limpar, nem esfregada com sal, nem envolta em faixas.
5  Não se apiedou de ti olho algum, para te fazer alguma destas coisas, compadecido de ti; antes, foste lançada em pleno campo, no dia em que nasceste, porque tiveram nojo de ti.
6 Passando eu por junto de ti, vi-te a revolver-te no teu sangue e te disse: Ainda que estás no teu sangue, vive; sim, ainda que estás no teu sangue, vive.
7  Eu te fiz multiplicar como o renovo do campo; cresceste, e te engrandeceste, e chegaste a grande formosura; formaram-se os teus seios, e te cresceram cabelos; no entanto, estavas nua e descoberta.
8  Passando eu por junto de ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores; estendi sobre ti as abas do meu manto e cobri a tua nudez; dei-te juramento e entrei em aliança contigo, diz o SENHOR Deus; e passaste a ser minha.
9  Então, te lavei com água, e te enxuguei do teu sangue, e te ungi com óleo.
10  Também te vesti de roupas bordadas, e te calcei com couro da melhor qualidade, e te cingi de linho fino, e te cobri de seda.
11  Também te adornei com enfeites e te pus braceletes nas mãos e colar à roda do teu pescoço.
12  Coloquei-te um pendente no nariz, arrecadas nas orelhas e linda coroa na cabeça.
13  Assim, foste ornada de ouro e prata; o teu vestido era de linho fino, de seda e de bordados; nutriste-te de flor de farinha, de mel e azeite; eras formosa em extremo e chegaste a ser rainha.
14  Correu a tua fama entre as nações, por causa da tua formosura, pois era perfeita, por causa da minha glória que eu pusera em ti, diz o SENHOR Deus.
15  Mas confiaste na tua formosura e te entregaste à lascívia, graças à tua fama; e te ofereceste a todo o que passava, para seres dele. Ez 16:1-15

eu, vindo de longe, apareci a eles. Povo de Israel, eu sempre os amei e continuo a mostrar que o meu amor por vocês é eterno. Jr 31:3

Então, veio um dos sete anjos que têm as sete taças cheias dos últimos sete flagelos e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro; Ap 21:9

A Bíblia ensina claramente que Deus ama profundamente os seres humanos de maneira individual. Esse não é um conceito fácil de entender, simplesmente porque o conceito de Deus, o Criador do Universo, não é um conceito fácil de compreender. Afinal, se mal podemos compreender o Universo como um todo, como podemos compreender Aquele que o criou? Ao mesmo tempo, porém, Deus não apenas declarou Seu amor por nós, Ele o demonstrou de muitas maneiras poderosas. A maior delas, é claro, foi a cruz e o que nela aconteceu. Que outras provas precisamos do amor de Deus por nós além das que foram dadas no Calvário?

O que seria de nós se Deus nos odiasse, ou se fosse indiferente, ou se apenas gostasse de nós? Mas a Bíblia diz que Deus nos ama. O que isso significa para você, pessoalmente, e como essa ideia incrível (de que Deus nos ama) influencia sua maneira de viver?




Nenhum comentário:

Postar um comentário