quinta-feira, 22 de março de 2012

Um livro de romance

Quarta                                                     




Bibliotecas poderiam estar cheias de livros que lidam com a difícil questão do sofrimento humano; difícil especialmente para os que acreditam em um Deus amoroso e todo-poderoso. (Para o ateu, o sofrimento é apenas parte do que significa viver em um Universo sem Deus e sem sentido e que, portanto, não apresenta as difíceis questões filosóficas que estão diante dos cristãos). No entanto, sem a compreensão do grande conflito entre Cristo e Satanás, a maioria dos livros não faz muito progresso (mesmo com uma percepção do drama cósmico, a questão do sofrimento é, de fato, bastante difícil).

Embora a questão do sofrimento humano se relacione com todos os aspectos da vida, também não devemos esquecer os prazeres da vida. Por que o sabor do alimento é tão bom? Por que muitas papilas gustativas se harmonizam de modo tão perfeito para podermos sentir os muitos e variados sabores agradáveis dos alimentos? Por que há tantos matizes de cores? Por que o olho humano é capaz de se conectar e deleitar com todas as cores vivas? Por que existe a alegria da sexualidade matrimonial? A reprodução certamente não exige o tipo de prazer que a atividade sexual oferece. Algumas formas de vida simplesmente se dividem ao meio para se reproduzir. Imaginem se tivéssemos que passar por isso a fim de nos reproduzirmos. Mesmo agora, os seres humanos ocasionalmente usam métodos de inseminação artificial que não envolvem prazer. Por que temos as próprias terminações nervosas necessárias para desfrutar prazer sensorial, até mesmo o prazer sexual?

A resposta para todas essas perguntas é a mesma: é porque Deus nos fez assim. Deus criou os humanos como seres físicos que devem desfrutar prazeres físicos.

Nenhum livro da Bíblia trata melhor desse assunto do que Cântico dos Cânticos. Por que esse livro está na Bíblia? É um livro de puro prazer romântico. Todos os prazeres sexuais incluídos no livro não têm nenhuma conexão com a procriação. O livro explicitamente nos lembra dos prazeres específicos que Deus planejou e desejou para maridos e esposas. As efervescentes fontes do amor romântico têm sua origem em Deus.

5. Como Deus olha para os prazeres da carne no contexto correto? (Folhear os capítulos do livro Cântico dos Cânticos)

É claro, em comparação com muitas práticas rudes e licenciosas da cultura que nos rodeia, as ideias cristãs sobre sexo, casamento e prazeres físicos em geral, podem parecer ultrapassadas, puritanas e restritivas. Mas esses princípios vêm daquele que criou nossos prazeres físicos e que sabe como eles podem ser mais bem apreciados.

Quem, a não ser Deus, pode estimar a dor e o sofrimento causados pelo abuso dessas dádivas maravilhosas? Quem já não foi afetado de uma forma ou de outra por esse tipo de abuso?




Nenhum comentário:

Postar um comentário