quinta-feira, 22 de março de 2012

Histórias de amor (resumo do estudo nº 12)




eu, vindo de longe, apareci a eles. Povo de Israel, eu sempre os amei e continuo a mostrar que o meu amor por vocês é eterno. Jeremias 31:3

Conhecer: Exemplos de amor romântico e intimidade retratados nas histórias bíblicas como símbolos do relacionamento que Deus espera ter conosco.
Sentir: A proximidade e intimidade que Deus deseja que tenhamos no casamento e em nosso relacionamento com Ele.
Fazer: Promover o desenvolvimento do romance e intimidade nos contextos apropriados.

Esboço

I. Um Deus romântico
A. Que histórias bíblicas revelam o valor que Deus dá ao amor romântico e ao casamento?
B. Como Deus descreve o ponto culminante de Seus esforços para cativar e conquistar Seu povo para a intimidade espiritual com Ele?

II. Jardim do amor
A. O Cântico dos Cânticos descreve os prazeres e intimidades físicos e emocionais de um relacionamento conjugal saudável.
B. Essa descrição traduz a intimidade que Deus deseja experimentar conosco?
C. Como as pessoas solteiras podem satisfazer seus desejos e necessidades de intimidade?

III. Intimidade crescente
A. Que tipos de atividades e atitudes promovem o desenvolvimento da intimidade física e emocional?
B. Quais são os contextos em que ocorre a intimidade saudável? Que abusos da intimidade são possíveis, e como podemos evitar esses problemas?

Resumo: 
Desde o primeiro casamento no Jardim do Éden até o casamento do Cordeiro no Apocalipse e as muitas histórias entre esses dois momentos, as Escrituras revelam a santidade e a beleza do romance, amor e intimidade nos relacionamentos saudáveis.

Motivação
Deus criou os seres humanos com uma imensa capacidade de dar e receber amor.

Visto que a lição é principalmente sobre o amor romântico entre marido e mulher, é importante demonstrar sensibilidade para com os membros da classe solteiros ou pessoas afetadas por relacionamentos rompidos ou desequilibrados. Focalize o amor como parte integrante de qualquer relacionamento saudável, e não em relacionamentos exclusivos. Abaixo estão duas opções com as quais começar.

Atividade de abertura 1: 
Peça que os alunos descrevam, em uma palavra, seu mais forte e mais saudável relacionamento com outra pessoa. Se possível, escreva esses adjetivos em um quadro, onde toda a classe possa ver. Com base na lista compilada no quadro, introduza a lição:

Imagine como seria se você pudesse pegar os pontos fortes de todos os relacionamentos representados no quadro e colocá-los em um relacionamento entre você e alguém especial. Ainda mais maravilhoso seria se você pudesse lacrar esse relacionamento com um pouco de cola à prova de violação para afastar todas as influências negativas. Imagine o estado supremo de felicidade e contentamento que você desfrutaria.

Atividade de abertura 2: 
Peça que a classe identifique na Bíblia as características dos relacionamentos positivos e saudáveis: Abraão e Sara, Paulo e Timóteo, Noemi e Rute, Jacó e Raquel, e outros. Em seguida, pergunte como um relacionamento saudável melhora a vida.

Compreensão
Apresente a vida como um feixe de relacionamentos em que as interações são mais do que atos de civilidade e tolerância. A vida é edificar conexões com outras pessoas em um espírito de apoio e intimidade. Deus criou os seres humanos com a capacidade de amar até certo ponto como Ele ama. Quando praticamos a forma divina do amor, enriquecemos um ao outro e a igreja de Deus.


Comentário Bíblico


I. Criados para amar

Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gn 1:27

Há um fio de dependência, responsabilidade e sustento que conecta toda a criação: das plantas aos animais, dos animais ao homem, de ser humano a ser humano. Isolamento não é a ideia de Deus para a existência. No último dia da criação, Deus deu um passo além da codependência, quando criou o homem e a mulher: eles eram semelhantes, mas tão diferentes; dois seres que se completavam e se ligavam um ao outro em um nível que as outras criaturas não eram capazes de alcançar. O amor que o homem e a mulher tinham um pelo outro era uma réplica do amor de Deus por eles. Esse sentimento floresceu e cresceu, porque tanto Adão quanto Eva alimentavam e respeitavam seu relacionamento. O homem e a mulher foram dados um ao outro para que se cuidassem e completassem mutuamente.

O amor é tão essencial para os relacionamentos humanos que, mesmo após a entrada do pecado, ainda existia amor no coração humano. Ao sair do Jardim do Éden, Adão e Eva levaram consigo o amor e, desde então, o amor tem impedido a humanidade de destruir completamente a si mesma. Não importa quanta maldade exista no mundo, sempre há bondade suficiente para nos ajudar a apreciar a vida.

Dependência mútua, apoio durante períodos de dor, empatia e simpatia: todos são expressões de amor, não apenas entre os seres humanos, mas entre Deus e a humanidade. Deus criou a humanidade à Sua própria imagem, para ser e agir como Deus. E mesmo quando a humanidade pecou, Deus não removeu deles a semelhança com a divindade. Que maior expressão de amor Ele poderia ter concedido aos seres humanos que tinham pecado do que ter conservado o amor no coração deles?

Pense nisto: 
Satanás está bem ciente da importância do amor em nossa vida. Ele se esforça para romper relações amorosas e promover uma existência egoísta. Quais foram algumas das circunstâncias que você teve que superar a fim de mostrar o amor quando você realmente não sentia vontade de amar? Por que é importante compreender o amor como princípio e não apenas como sentimento?

II. Chamados a ser amorosos

E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Gn 2:23

A vida realmente é uma cadeia de relacionamentos e conexões: entre você e o cônjuge, filho, pai, Deus, trabalho, amigos, ou animais de estimação. E quanto mais fortes e saudáveis são os relacionamentos, mais contentamento haverá na vida.

De uma forma ou de outra, o amor está no centro da vida satisfatória. Jesus enfatizou isso quando disse: "
'Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento'. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: 'Ame o seu próximo como a si mesmo'” (Mt 22:37-39, NVI). Jesus não poderia tornar a questão do amor mais simples do que isso. Ele disse que construir e manter bons relacionamentos deve ser uma prioridade de cada cristão.

Pense nisto: 
Deus criou primeiramente Adão e, ao ver que ele precisava de uma companheira, criou Eva. Em sua opinião, por que Deus, em Sua onisciência, não os criou ao mesmo tempo? Será que a criação de Eva depois de Adão ajudou a promover o amor entre eles? De que forma?

III. Escolhidos como amados

Porque, como o jovem desposa a donzela, assim teus filhos te desposarão a ti; como o noivo se alegra da noiva, assim de ti se alegrará o teu Deus. Is 62:5

Ao se comunicar com João sobre Seus planos e Seu amor pela Igreja, Deus usou a figura de um casamento perfeito para descrever Seu relacionamento com o povo. O Senhor sabe que, por causa do nosso desejo natural e inato de amar e ser amado, entenderíamos essa analogia e seríamos capazes de perceber de maneira mais clara as características de Deus.

Mais importante: Deus leva a figura um passo adiante. Ele diz que Seu amor é como o de um homem por sua noiva – não a mulher de muitos anos de rotina (o amor pode se esfriar), mas sua noiva. Esta é a primeira chama do amor que está ansioso para agradar, alegre em perdoar e pronto a ignorar erros. Deus diz que tem por nós um amor do tipo “eterna lua de mel”, a cada dia, o tempo todo. Imagine isso! Não é um relacionamento de tolerância ou compromisso, ou mesmo de benefícios mútuos. É uma relação de profunda intimidade, carinho e amor um pelo outro.

Deus deseja restaurar um relacionamento de amor conosco. Ele já nos ama. A questão é: E quanto ao nosso amor por Ele?

Pense nisto: 
Nesta semana aprendemos que fomos criados para amar, chamados para ser amorosos e escolhidos como amados. Como você pode refletir melhor o amor de Deus com sua família, colegas de trabalho e igreja?

Deus chama a igreja de Sua noiva. De que forma podemos manter o mesmo tipo de entusiasmo e amor pelo nosso Deus?

Aplicação
Nesta parte da lição, incentive a classe a descobrir na Bíblia princípios e estratégias de relacionamento. Divida a classe em dois grupos para estudar as seguintes passagens. Depois, reúna a classe para discutir o que os alunos descobriram.

18 Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.
19  Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles.
20  Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea.
21  Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne.
22  E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe.
23  E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada.
24  Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.
25  Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam. Gn 2:18-25

A. O monólogo de Adão na primeira vez em que viu Eva (Gn 2:18-25) foi pronunciado quando ele ainda era um ser sem pecado, no momento em que ele mais refletia seu Criador. Naquela condição de pureza altruísta ele foi capaz de refletir espontaneamente sobre todas as características positivas de sua união com Eva. Que lições podemos aprender desses versos que fortalecerão nossos relacionamentos pessoais? Como um relacionamento mais íntimo com Jesus pode enriquecer nossos relacionamentos pessoais?
B. Mateus 26:6-13. Este foi um incidente em que Jesus aparentemente aprovou a expressão do amor de maneira despreocupada e a completa falta de bom senso. Qual poderia ser a explicação para essa reação de Jesus? Quais são os tipos de situação em que tais gestos de amor extravagantes são apropriados?

6 Ora, estando Jesus em Betânia, em casa de Simão, o leproso,
7  aproximou-se dele uma mulher, trazendo um vaso de alabastro cheio de precioso bálsamo, que lhe derramou sobre a cabeça, estando ele à mesa.
8  Vendo isto, indignaram-se os discípulos e disseram: Para que este desperdício?
9  Pois este perfume podia ser vendido por muito dinheiro e dar-se aos pobres.
10  Mas Jesus, sabendo disto, disse-lhes: Por que molestais esta mulher? Ela praticou boa ação para comigo.
11  Porque os pobres, sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes;
12  pois, derramando este perfume sobre o meu corpo, ela o fez para o meu sepultamento.
13  Em verdade vos digo: Onde for pregado em todo o mundo este evangelho, será também contado o que ela fez, para memória sua. Mateus 26:6-13

Criatividade
Esta é uma oportunidade para sua classe estudar formas práticas de implementar os conceitos aprendidos na lição.

Atividade: 
Peça que a classe sugira formas de fortalecer os relacionamentos pessoais dentro da igreja. Aqui estão alguns exemplos:
A. Programa romântico especial. Em uma noite programada a igreja cuida das crianças gratuitamente, a fim de permitir que os casais passem algum tempo de qualidade juntos.
B. Clube social para os solteiros. Crie uma comissão sob a administração da igreja para coordenar eventos do grupo de modo regular.
C. Eventos envolvendo pai/filho e mãe/filha. Encontre formas de incentivar a ligação da família.




Nenhum comentário:

Postar um comentário