quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Advertências para a segunda geração







“Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças” (Deuteronômio 6:4, 5, NVI).


Leituras da semana: Números 26–32; Romanos 5


Fiel à Sua Palavra de que a geração rebelde que se recusara a entrar na Terra Prometida não entraria nela, o Senhor agora trouxe uma nova geração à fronteira daquela mesma terra. Ali, Ele ordenou a Moisés e ao sumo sacerdote Eleazar que contasse a congregação masculina de 20 anos para cima, todo o que “for capaz de sair à guerra” (Nm 26:2). 


Surpreendentemente, o total nessa segunda contagem foi de 601.730 (v. 51), quase o mesmo número da primeira contagem, 603.550, quarenta anos antes (Nm 2:32). Apesar do juízo divino sobre a nação, em que a primeira geração (com exceção de Josué e Calebe) perecera, Deus os havia multiplicado abundantemente, e o exército de Israel reunido nas planícies de Moabe era, para todos os efeitos práticos, tão grande quanto aquele da primeira geração.

No entanto, muitas perguntas permaneciam: aquela era uma nova geração, tendo vivido com os resultados dos erros de seus pais. Estaria pronta a aprender daqueles erros e obedecer ao Senhor? Quão prontos estavam eles para tomar o manto que agora lhes era dado? Que lições eles teriam que aprender, e o que podemos aprender deles, também?







Divisão da terra


Depois da queda em Sitim, foi realizado um censo dos homens de vinte anos de idade para cima (Nm 26:1-4). Com algumas notáveis exceções (veja v. 64, 65), a geração mais velha havia morrido, e uma nova se havia levantado.


1. Por que foi feito o censo? Por que isso seria importante? 


Nm 26:52-56  -  Disse o SENHOR a Moisés: A estes se repartirá a terra em herança, segundo o censo. À tribo mais numerosa darás herança maior, à pequena, herança menor; a cada uma, em proporção ao seu número, se dará a herança. Todavia, a terra se repartirá por sortes; segundo os nomes das tribos de seus pais, a herdarão. Segundo a sorte, repartir-se-á a herança deles entre as tribos maiores e menores


Assim que a segunda geração conquistou a terra, esta precisava ser dividida de maneira justa; em caso contrário, poderia se tornar uma fonte de lutas e confusão. Felizmente, Moisés ainda estava vivo e pôde dirigir este assunto importante. Como afirma o texto, as tribos que possuíam muitos membros recebiam mais terra; aquelas com menos, recebiam menos. O que pode ser mais justo que isso?


2. Que princípios importantes vemos na distribuição da terra às filhas de Zelofeade? 


Nm 27:1-11  -  Então, vieram as filhas de Zelofeade, filho de Héfer, filho de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, entre as famílias de Manassés, filho de José. São estes os nomes de suas filhas: Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza. Apresentaram-se diante de Moisés, e diante de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes, e diante de todo o povo, à porta da tenda da congregação, dizendo: Nosso pai morreu no deserto e não estava entre os que se ajuntaram contra o SENHOR no grupo de Corá; mas morreu no seu próprio pecado e não teve filhos. Por que se tiraria o nome de nosso pai do meio da sua família, porquanto não teve filhos? Dá-nos possessão entre os irmãos de nosso pai. Moisés levou a causa delas perante o SENHOR. Disse o SENHOR a Moisés: As filhas de Zelofeade falam o que é justo; certamente, lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai e farás passar a elas a herança de seu pai. Falarás aos filhos de Israel, dizendo: Quando alguém morrer e não tiver filho, então, fareis passar a sua herança a sua filha. E, se não tiver filha, então, a sua herança dareis aos irmãos dele. Porém, se não tiver irmãos, dareis a sua herança aos irmãos de seu pai. Se também seu pai não tiver irmãos, dareis a sua herança ao parente mais chegado de sua família, para que a possua; isto aos filhos de Israel será prescrição de direito, como o SENHOR ordenou a Moisés.


Um elemento-chave aqui é a santidade da família, especialmente com respeito à propriedade e à herança. É claro que a ideia era manter a propriedade tão próxima quanto possível dentro da família. A terra, afinal, era uma “herança” e, então, pertencia à família.


Como vemos, também, essa não era uma questão momentânea. Essas mulheres tiveram a fé e coragem de se aproximar de Moisés a respeito de um assunto de justiça básica. A partir daí, o Senhor estabeleceu um “estatuto de juízo” (Nm 27:11) que permaneceria para as gerações futuras e protegeria as mulheres que porventura se achassem em circunstâncias semelhantes.


É sempre muito fácil deixar que coisas como posses nos dominem a ponto de nos esquecermos até dos mais básicos princípios cristãos. Como podemos nos proteger para evitar que nosso desejo de coisas arruíne nossa relação com Deus e com os outros?








Sucessor


Depois de tantos anos no deserto, os filhos de Israel logo deveriam fazer a travessia para a Terra Prometida. Uma nova geração havia surgido, que logo deveria herdar a terra prometida primeiramente quando eles ainda estavam nos lombos de Abraão, muitos séculos antes (Gn 17:8). Assim, apesar dos retrocessos, das rebeliões, das murmurações, da falta de fé por parte de Seu povo, Deus ia cumprir Sua palavra. Ele só iria fazer isso com outra geração, isso era tudo.


Leia Números 27:12-23 e responda às perguntas a seguir:


Depois, disse o SENHOR a Moisés: Sobe a este monte Abarim e vê a terra que dei aos filhos de Israel. E, tendo-a visto, serás recolhido também ao teu povo, assim como o foi teu irmão Arão; porquanto, no deserto de Zim, na contenda da congregação, fostes rebeldes ao meu mandado de me santificar nas águas diante dos seus olhos. São estas as águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim. Então, disse Moisés ao SENHOR: O SENHOR, autor e conservador de toda vida, ponha um homem sobre esta congregação que saia adiante deles, e que entre adiante deles, e que os faça sair, e que os faça entrar, para que a congregação do SENHOR não seja como ovelhas que não têm pastor. Disse o SENHOR a Moisés: Toma Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe-lhe as mãos; apresenta-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação; e dá-lhe, à vista deles, as tuas ordens. Põe sobre ele da tua autoridade, para que lhe obedeça toda a congregação dos filhos de Israel. Apresentar-se-á perante Eleazar, o sacerdote, o qual por ele consultará, segundo o juízo do Urim, perante o SENHOR; segundo a sua palavra, sairão e, segundo a sua palavra, entrarão, ele, e todos os filhos de Israel com ele, e toda a congregação. Fez Moisés como lhe ordenara o SENHOR, porque tomou a Josué e apresentou-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação; e lhe impôs as mãos e lhe deu as suas ordens, como o SENHOR falara por intermédio de Moisés.


3. Em Números 27:12 (Depois, disse o SENHOR a Moisés: Sobe a este monte Abarim e vê a terra que dei aos filhos de Israel), o Senhor fala sobre a terra que Ele “dera” (no passado) aos filhos de Israel, embora eles ainda não estivessem lá. O que isso nos diz sobre as promessas de Deus?


4. Depois que o Senhor disse novamente a Moisés que ele não poderia entrar naquela terra por causa de seu pecado, como Moisés respondeu? Isto é, qual foi a principal preocupação de Moisés? O que isso nos diz sobre o tipo de homem que ele era?


5. Por que era tão importante que Josué recebesse seu cargo diante de toda a congregação?


Moisés iria logo morrer, seu trabalho estava feito. O encargo agora foi dado a Josué, designado sucessor de Moisés. O interessante é que não foi um dos filhos de Moisés mas, em vez disso, alguém que havia provado seu próprio valor. Foi Deus, e não Moisés nem a congregação, que escolheu Josué.
Da mesma forma, os textos deixam claro que, assim como foi com Moisés, Josué deveria dirigir unicamente sob a direção de Deus; isto é, além das leis e mandamentos escritos, ele também deveria buscar a vontade do Senhor através do “juízo do Urim, perante o Senhor” (v. 21).




Com que frequência você busca o Senhor em oração a respeito de decisões importantes que precisa tomar? Em que base você toma suas decisões, se não através da busca da vontade de Deus?




Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2009/frlic1242009.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário