segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Juizo de Deus contra os midianitas







Depois da terrível devastação em Sitim, o Senhor não havia cancelado Seu trato com os midianitas, aqueles que – mediante engano – haviam provocado tanto sofrimento a Seu povo. Justiça precisava ser feita.


Esse ramo em particular dos midianitas se havia entregue à idolatria e todos os males que daí provinham. Como os amorreus, esse clã de Midiã havia “enchido a taça de sua iniquidade” (Ellen G. White, Review and Herald, 2 de maio de 1893. E o Senhor decretou sua destruição.


6. Leia a história da destruição dos midianitas. Neste relato, quais são algumas das coisas difíceis de entendermos hoje? Números 31


Matar todo o povo, até mesmo os meninos, é difícil de entender. Só precisamos confiar na revelação que temos de Deus, como nos foi mostrada em Jesus Cristo, e aceitar que existem coisas que não entendemos sob nossa perspectiva, coisas que não nos foram reveladas.


Sobre o texto de Números 31:13-18    Moisés, e Eleazar, o sacerdote, e todos os príncipes da congregação saíram a recebê-los fora do arraial. Indignou-se Moisés contra os oficiais do exército, capitães dos milhares e capitães das centenas, que vinham do serviço da guerra. Disse-lhes Moisés: Deixastes viver todas as mulheres? Eis que estas, por conselho de Balaão, fizeram prevaricar os filhos de Israel contra o SENHOR, no caso de Peor, pelo que houve a praga entre a congregação do SENHOR. Agora, pois, matai, dentre as crianças, todas as do sexo masculino; e matai toda mulher que coabitou com algum homem, deitando-se com ele. Porém todas as meninas, e as jovens que não coabitaram com algum homem, deitando-se com ele, deixai-as viver para vós outros.


Muitos acham que,  é particularmente perturbador, e isso é compreensível. Mas devemos manter algumas coisas em mente. Muitas dessas mulheres midianitas estiveram envolvidas diretamente no engano que levou a milhares e milhares de mortes; consequentemente, elas estavam colhendo o castigo de seus pecados. Mas que dizer das meninas, as virgens, que provavelmente não haviam feito nada?


Suponha que o Senhor houvesse dito que elas deveriam ser abandonadas à própria sorte. Essas jovens desamparadas seriam deixadas sós, com seus pais mortos, toda sua estrutura social destruída. O que poderia lhes acontecer no mundo severo e perigoso daquele tempo? 


Assim, sendo levadas para o acampamento israelita, essas mulheres não só seriam protegidas de qualquer perigo que teriam enfrentado, caso tivessem sido deixadas sós; elas também seriam bem tratadas pelos israelitas. Afinal, a lei israelita exigia isso.


7. Qual era a lei a respeito das mulheres tomadas em cativeiro? Dt 21:10-14  -  Quando saíres à peleja contra os teus inimigos, e o SENHOR, teu Deus, os entregar nas tuas mãos, e tu deles levares cativos, e vires entre eles uma mulher formosa, e te afeiçoares a ela, e a quiseres tomar por mulher, então, a levarás para casa, e ela rapará a cabeça, e cortará as unhas, e despirá o vestido do seu cativeiro, e ficará na tua casa, e chorará a seu pai e a sua mãe durante um mês. Depois disto, a tomarás; tu serás seu marido, e ela, tua mulher. E, se não te agradares dela, deixá-la-ás ir à sua própria vontade; porém, de nenhuma sorte, a venderás por dinheiro, nem a tratarás mal, pois a tens humilhado. 








Estudo adicional


“Foi quando os israelitas se achavam em uma condição de comodidade e segurança exterior que foram levados ao pecado. Deixaram de conservar Deus sempre diante de si, negligenciaram a oração e acariciaram um espírito de confiança em si mesmos. A comodidade e a condescendência consigo mesmos deixaram desguarnecida a cidadela da mente, dando entrada a pensamentos aviltantes. Foram os traidores dentro dos muros que subverteram as fortalezas do princípio e entregaram Israel ao poder de Satanás. É assim que Satanás ainda procura conseguir a ruína do fiel. Uma longa operação preparatória, desconhecida ao mundo, tem lugar no coração, antes que o cristão cometa francamente o pecado. O coração não desce de pronto da pureza e santidade à depravação, corrupção e crime. Leva tempo para que se degradem aqueles que foram formados à imagem de Deus, ao estado brutal e satânico. Pela contemplação nos transformamos. Alimentando pensamentos impuros, o homem pode conduzir a mente de tal maneira que o pecado que uma vez lhe repugnava lhe parecerá agradável (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 459).


Perguntas para reflexão


Um dos maiores dons que Deus nos deu é a sexualidade. Esse também tem sido um dos mais abusados, pelo qual Satanás consegue enlaçar e arruinar repetidas vezes, e com grande sucesso, aqueles que amam a Deus e querem servi-Lo. Como podemos nos ajudar mutuamente nessa área? Que escolhas podemos fazer a respeito do vestuário, da linguagem, do decoro, do que assistimos na mídia e do comportamento em geral para remover do caminho as pedras de tropeço e tentações com respeito a um pecado que levou ao sofrimento tantos entre nós?


Resumo: O colapso moral de Israel nas fronteiras de Canaã pode servir como exemplo de um método que Satanás usa para levar o povo de Deus à apostasia nestes tempos do fim. “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26:41).

Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2009/frlic1142009.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário