segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Na fronteira da terra prometida







Depois de todo esse tempo, surgiu uma nova geração, mais que disposta a deixar o deserto e, finalmente, possuir uma casa para chamar de lar. Realmente, alguns estavam mais que dispostos a se estabelecer.



8. Que pedido fizeram as tribos de Rúben e de Gade?


Nm 32:1-5.  -  Os filhos de Rúben e os filhos de Gade tinham gado em muitíssima quantidade; e viram a terra de Jazer e a terra de Gileade, e eis que o lugar era lugar de gado. Vieram, pois, os filhos de Gade e os filhos de Rúben e falaram a Moisés, e ao sacerdote Eleazar, e aos príncipes da congregação, dizendo: Atarote, Dibom, Jazer, Ninra, Hesbom, Eleale, Sebã, Nebo e Beom, a terra que o SENHOR feriu diante da congregação de Israel é terra de gado; e os teus servos têm gado. Disseram mais: Se achamos mercê aos teus olhos, dê-se esta terra em possessão aos teus servos; e não nos faças passar o Jordão.


Por que eles fizeram esse pedido?


Em Números 32:6-15, Moisés deu sua resposta. Ele não ficou nem um pouco satisfeito, e considerou esse plano como algo pecaminoso. Ele comparou a proposta com o que aconteceu na ocasião anterior em que eles estavam na fronteira e prontos para entrar na Terra Prometida, com a diferença de que, naquele tempo, seus motivos eram diferentes. Na primeira vez, eles simplesmente estavam assustados com o povo da terra e não confiavam no Senhor a ponto de avançar. A situação atual era diferente. Eles não tinham medo de avançar; ao contrário, gostavam da terra em que estavam e queria permanecer ali.


9. Em resposta, que promessa fizeram os líderes de Rúben e Gade, e como Moisés respondeu? 


Nm 32:16-42  -  Então, se chegaram a ele e disseram: Edificaremos currais aqui para o nosso gado e cidades para as nossas crianças; porém nós nos armaremos, apressando-nos adiante dos filhos de Israel, até que os levemos ao seu lugar; e ficarão as nossas crianças nas cidades fortes, por causa dos moradores da terra. Não voltaremos para nossa casa até que os filhos de Israel estejam de posse, cada um, da sua herança. Porque não herdaremos com eles do outro lado do Jordão, nem mais adiante, porquanto já temos a nossa herança deste lado do Jordão, ao oriente.Então, Moisés lhes disse: Se isto fizerdes assim, se vos armardes para a guerra perante o SENHOR, e cada um de vós, armado, passar o Jordão perante o SENHOR, até que haja lançado fora os seus inimigos de diante dele, e a terra estiver subjugada perante o SENHOR, então, voltareis e sereis desobrigados perante o SENHOR e perante Israel; e a terra vos será por possessão perante o SENHOR. Porém, se não fizerdes assim, eis que pecastes contra o SENHOR; e sabei que o vosso pecado vos há de achar. Edificai vós cidades para as vossas crianças e currais para as vossas ovelhas; e cumpri o que haveis prometido. Então, os filhos de Gade e os filhos de Rúben falaram a Moisés, dizendo: Como ordena meu senhor, assim farão teus servos. Nossas crianças, nossas mulheres, nossos rebanhos e todos os nossos animais estarão aí nas cidades de Gileade, mas os teus servos passarão, cada um armado para a guerra, perante o SENHOR, como diz meu senhor.Então, Moisés deu ordem a respeito deles a Eleazar, o sacerdote, e a Josué, filho de Num, e aos cabeças das casas dos pais das tribos dos filhos de Israel; e disse-lhes: Se os filhos de Gade e os filhos de Rúben passarem convosco o Jordão, armado cada um para a guerra, perante o SENHOR, e a terra estiver subjugada diante de vós, então, lhes dareis em possessão a terra de Gileade; porém, se não passarem, armados, convosco, terão possessões entre vós na terra de Canaã. Responderam os filhos de Gade e os filhos de Rúben, dizendo: O que o SENHOR disse a teus servos, isso faremos. Passaremos, armados, perante o SENHOR à terra de Canaã e teremos a possessão de nossa herança deste lado do Jordão. Deu Moisés aos filhos de Gade, e aos filhos de Rúben, e à meia tribo de Manassés, filho de José, o reino de Seom, rei dos amorreus, e o reino de Ogue, rei de Basã: a terra com as cidades e seus distritos, as cidades em toda a extensão do país. Os filhos de Gade edificaram Dibom, Atarote e Aroer; Atarote-Sofã, Jazer e Jogbeá; Bete-Ninra e Bete-Harã, cidades fortificadas, e currais de ovelhas. Os filhos de Rúben edificaram Hesbom, Eleale e Quiriataim; Nebo e Baal-Meom, mudando-lhes o nome, e Sibma; e deram outros nomes às cidades que edificaram. Os filhos de Maquir, filho de Manassés, foram-se para Gileade, e a tomaram, e desapossaram os amorreus que estavam nela. Deu, pois, Moisés Gileade a Maquir, filho de Manassés, o qual habitou nela. Foi Jair, filho de Manassés, e tomou as suas aldeias; e chamou-lhes Havote-Jair. Foi Noba e tomou a Quenate com as suas aldeias; e chamou-lhe Noba, segundo o seu nome.


A resposta do rubenitas e gaditas mostrou que eles estavam dispostos a fazer sua parte para o descanso de seus compatriotas. Isto é, embora desejassem a terra que já possuíam, eles não seriam egoístas a esse respeito. Por mais que fossem atraídos pelo que possuíam, eles fariam sua parte para que o restante dos israelitas também obtivesse suas terras antes de acomodar-se e desfrutar suas propriedades.


Vendo sua disposição, Moisés, embora advertindo-lhes: “O vosso pecado vos há de achar [v. 23]”, ainda assim os tomou pela palavra e concordou com as condições declaradas.


Pense em sua própria relação com o corpo da igreja como um todo. Quanto você está procurando dar para a igreja, em contraste com o que tira dela? O que sua resposta lhe diz sobre você mesmo? Ao mesmo tempo, não poderia haver ocasiões em que, por causa das circunstâncias, você precise tirar mais do que pode dar?






Estudo adicional


Estude os textos seguintes relativos a pontos específicos sobre os quais Moisés procurou lembrar a segunda geração de israelitas. Suas observações estão baseadas no princípio: “Nada temos a temer sobre o futuro, a não ser que nos esqueçamos de como o Senhor nos guiou, e Seu ensinos em nossa história passada” (Ellen G. White,Life Sketches, p. 196).


1. A praga em Sitim, na qual morreram 24 mil (Nm 25:926:1).
2. A rebelião de Corá, Datã e Abirão (
Nm 26:9-11).
3. Er e Onan, filhos de Judá (
v. 19).
4. Nadabe e Abiú, filhos do sacerdote Arão (
v. 61).
5. A primeira geração morreu no deserto, com exceção de Calebe e Josué (
v. 63-65).


A maioria desses eventos mencionados por Moisés foram experimentados pela segunda geração. Por que mencionar essas tragédias na história hebraica? O apóstolo Paulo explica: “Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado” (1Co 10:11).


Perguntas para reflexão


1. Como uma geração pode passar para a geração seguinte seus valores, convicções e zelo? Isso é possível? Considere desta forma: Uma geração deve esperar que a próxima tenha o mesmo tipo de experiências e fé que ela teve? Comente.


2. Depois de estudar a jornada dos filhos de Israel em caminho pelo deserto, quais dos erros que eles cometeram estamos em perigo de também cometer? Que grandes lições podemos aprender do que eles fizeram? Mais importante, o que podemos fazer para nos garantir de não cair nas mesmas armadilhas? Ou, se já caímos, como podemos sair delas?


Resumo: Enquanto Moisés ainda vivia, era apropriado que Deus o instruísse para dar as instruções finais para a segunda geração, reafirmando a fé e também nomeando Josué como novo líder da nação sob a guia de Deus.


Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2009/frlic1242009.html

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