quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Balaão, profeta da prostituição. Vendo atrás dos bastidores







Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição. (Ap 2:14)


Eis que estas, por conselho de Balaão, fizeram prevaricar os filhos de Israel contra o SENHOR, no caso de Peor, pelo que houve a praga entre a congregação do SENHOR; (Núm 31:16)  


2. De acordo com Apocalipse 2:14 e Números 31:16, como aconteceu essa tragédia a Israel em Sitim? Por que o povo caiu?


Impossibilitados de ter sucesso na primeira tentativa, seus inimigos fizeram outra tentativa, e funcionou melhor. O princípio deve ser claro: Quando agimos em fé e obediência, fecham-se muitas portas para o pecado, engano e ruína. Mas quando deixamos de fazer o que devemos, tudo pode acontecer. Então, veja como é importante permanecer no caminho da obediência.


“Por sugestão de Balaão, foi designada pelo rei de Moabe uma grande festa em honra a seus deuses, e foi combinado secretamente que Balaão induziria os israelitas a estarem presentes. Ele era considerado por estes como um profeta de Deus, e por isso teve pouca dificuldade em realizar seu propósito. Grande número de pessoas se uniu a ele, testemunhando as festas. Aventuraram-se a ir ao terreno proibido, e foram enredados na cilada de Satanás. 


Iludidos pela música e dança, e seduzidos pela beleza das vestais gentílicas, romperam sua fidelidade para com Jeová. Unindo-se a eles nos folguedos e festins, a condescendência com o vinho lhes anuviou os sentidos e derribou as barreiras do domínio próprio. A paixão teve pleno domínio; e, havendo contaminado a consciência pela depravação, foram persuadidos a se curvar aos ídolos. Ofereceram sacrifícios sobre os altares gentílicos e participaram dos mais degradantes ritos.


“Não demorou muito tempo para que o veneno se espalhasse, como uma infecção mortal, pelo acampamento de Israel. Aqueles que teriam vencido seus inimigos na batalha, foram vencidos pelos ardis das mulheres gentílicas. O povo parecia ter endoidecido. Os príncipes e principais homens foram os primeiros a transgredir, e eram tantos os culpados dentre o povo que a apostasia se tornou nacional. Juntou-se pois ‘Israel a Baal-Peor’ (Nm 25:3). 


Quando Moisés se apercebeu do mal, as tramas de seus inimigos tinham sido tão bem-sucedidas que não somente os israelitas se achavam participando do culto licencioso do Monte Peor, mas os ritos pagãos estavam vindo a ser observados no acampamento de Israel” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 454, 455).


Vemos repetidamente o mesmo princípio em jogo: Deus fazendo tudo por Seu povo, Deus promete tudo a Seu povo, e o povo – em resposta – destrói a si mesmo. Como é com você? O que Deus lhe prometeu, e como você está respondendo a essas promessas?




Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2009/frlic1142009.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário