sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Ações falam mais alto que palavras




3. Leia 1 Samuel 25. Qual é a essência da história de Abigail? Que lições podem ser imediatamente tiradas dela? Que perguntas permanecem?

Depois de ter ouvido o relatório do servo, Abigail imediatamente começou os preparativos. Ela fez mais que ouvir; ela agiu.

18  Então, Abigail tomou, a toda pressa, duzentos pães, dois odres de vinho, cinco ovelhas preparadas, cinco medidas de trigo tostado, cem cachos de passas e duzentas pastas de figos, e os pôs sobre jumentos,
19  e disse aos seus moços: Ide adiante de mim, pois vos seguirei de perto. Porém nada disse ela a seu marido Nabal. 1Samuel 25:18-19

 O narrador de 1Samuel 25:18-19 detalha a lista de materiais que ela preparou: passas, figos, ovelhas prontas para ser cozidas, cereais tostados, pão e vinho. Esses materiais eram luxuosos e provavelmente mais do que os dez homens de Davi esperavam.
A parte seguinte da história é cheia de movimento e ação. O autor da passagem se move entre cenas diferentes, construindo a tensão. Nós contemos a respiração, esperando o momento do contato. No calor da hora, sem parar para ouvir Deus nem a razão, Davi e seus homens marchavam para se vingar do insulto. O número de homens que ele levava consigo reflete quão zangado ele estava. Davi levava consigo dois terços de suas forças.

Quando reagimos com ira, é muito difícil apresentar uma resposta apropriada; normalmente, reagimos com exagero. Abigail não enviou simplesmente seus presentes e então esperou para ver o que acontecia. Ela assumiu a responsabilidade e saiu a caminho para encontrar Davi. Apesar de ser casada com um homem dominador e precipitado, ela não permitiu que ele esmagasse seu espírito. Não se permitiu ser vítima. Ela ainda manteve o senso de valor próprio e se prontificou a arriscar a própria vida a fim de proteger sua casa. Suas chances eram parecidas com as do jovem Davi enfrentando Golias: uma mulher com jumentos carregados de alimentos e alguns servos, indo enfrentar 400 homens armados e zangados.

Enquanto isso, Nabal, o tolo, também estava ocupado. Enquanto sua valente esposa saía para enfrentar um exército irado, ele estava em casa festejando e se embriagando.

4. Que ensinam os versos a seguir sobre o significado de nossas ações? 

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Mt 7:21

31  Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória;
32  e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas;
33  e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda;
34  então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.
35  Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes;
36  estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me.
37  Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber?
38  E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos?
39  E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar?
40  O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
41  Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.
42  Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
43  sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me.
44  E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos?
45  Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer.
46  E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna. Mt. 25:31-46; 

14  Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?
15  Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano,
16  e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso?
17  Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. Tg 2:14-17

Falar pode ser fácil, mas nossos atos confirmam ou contradizem o que dizemos. Os atos de Abigail, Davi e Nabal dizem muito sobre o que eles pensavam, quem era importante para eles, e que espírito motivava seus atos.

Se alguém fosse tirar conclusões somente por seus atos sobre você e que tipo de pessoa é você, que conclusões tiraria, e por quê? O que sua resposta lhe diz sobre você mesmo? 








Nenhum comentário:

Postar um comentário