sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Cantando louvores




Você é alguém que canta quando está feliz? A Bíblia registra frequentemente pessoas irrompendo em cânticos em momentos-chave de sua vida. Miriam e as mulheres de Israel cantaram nas margens do Mar Vermelho depois de testemunhar a poderosa salvação de Deus

20  A profetisa Miriã, irmã de Arão, tomou um tamborim, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamborins e com danças.
21  E Miriã lhes respondia: Cantai ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou e precipitou no mar o cavalo e o seu cavaleiro.    (Êx 15:20-21).

Em maravilhosa linguagem poética, Débora e Baraque exaltaram o poder de Deus sobre os reis e exércitos humanos (Jz 5:1-31).

Quando Maria visitou a prima, Isabel, ela prorrompeu em um cântico de louvor sobre Deus e Seu incrível plano de salvação

46  Então, disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor,
47  e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador,
48  porque contemplou na humildade da sua serva. Pois, desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada,
49  porque o Poderoso me fez grandes coisas. Santo é o seu nome.
50  A sua misericórdia vai de geração em geração sobre os que o temem.
51  Agiu com o seu braço valorosamente; dispersou os que, no coração, alimentavam pensamentos soberbos.
52  Derribou do seu trono os poderosos e exaltou os humildes.
53  Encheu de bens os famintos e despediu vazios os ricos.
54  Amparou a Israel, seu servo, a fim de lembrar-se da sua misericórdia
55  a favor de Abraão e de sua descendência, para sempre, como prometera aos nossos pais.  (Lc 1:46-55).

Todos esses cânticos têm um denominador comum, embora apareçam em contextos históricos diferentes e sob circunstâncias distintas: todos descrevem o que acontece quando Deus intervém na história humana e responde aos apelos de Seus filhos.

7. 1 Então, orou Ana e disse: O meu coração se regozija no SENHOR, a minha força está exaltada no SENHOR; a minha boca se ri dos meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação.
2  Não há santo como o SENHOR; porque não há outro além de ti; e Rocha não há, nenhuma, como o nosso Deus.
3  Não multipliqueis palavras de orgulho, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o SENHOR é o Deus da sabedoria e pesa todos os feitos na balança.
4  O arco dos fortes é quebrado, porém os débeis, cingidos de força.
5  Os que antes eram fartos hoje se alugam por pão, mas os que andavam famintos não sofrem mais fome; até a estéril tem sete filhos, e a que tinha muitos filhos perde o vigor.
6  O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz subir.
7  O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta.
8  Levanta o pobre do pó e, desde o monturo, exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são as colunas da terra, e assentou sobre elas o mundo.
9  Ele guarda os pés dos seus santos, porém os perversos emudecem nas trevas da morte; porque o homem não prevalece pela força.
10  Os que contendem com o SENHOR são quebrantados; dos céus troveja contra eles. O SENHOR julga as extremidades da terra, dá força ao seu rei e exalta o poder do seu ungido.
11 Então, Elcana foi-se a Ramá, a sua casa; porém o menino ficou servindo ao SENHOR, perante o sacerdote Eli. 1Samuel 2:1-11.

Qual é o tema principal da canção da Ana?

Ana agora compreendeu, sem sombra de dúvida que Deus é completamente capaz de controlar as circunstâncias da história, bem como a própria experiência pessoal. Ela passou a ver a vida de uma perspectiva totalmente nova. As coisas que os outros se esforçam para obter e consideram absolutas são, na realidade, muito insignificantes e podem não existir amanhã. Em sua canção, Ana fez surpreendentes contrastes para destacar o fato de que as circunstâncias da vida nem sempre são como parecem. O arco dos fortes é quebrado, enquanto os fracos são “cingidos de força” (1Sm 2:4). As coisas a que damos valor frequentemente não são tão permanentes quanto parecem.

Ana achava que a verdadeira segurança não depende das circunstâncias mas de conhecer a Deus, que não muda. É Ele que nos diz que cada um de nós é especial. É Ele que nos dá valor.

Alguns têm dificuldades para entender o verso 6 na canção de Ana. Como podemos entender? Deus é arbitrário em Sua bondade ou Seus juízos? A fim de entender esses versos, precisamos nos lembrar da premissa básica do Antigo Testamento sobre a vida. É muito diferente da moderna visão de mundo: Deus é o Criador da vida e, como Criador, Ele tem direito de fazer o que quiser com Sua criação. Em outras palavras, nada neste planeta está além de Seu controle. Isso significa que, na visão bíblica de mundo, até as coisas negativas estão sujeitas ao controle de Deus. Frequentemente, os autores bíblicos descrevem essa perspectiva de modo a sugerir que Deus esteja ativamente envolvido na execução das coisas más que acontecem à humanidade. Em outras palavras, aquilo que Deus permite, Ele “faz”.        








Nenhum comentário:

Postar um comentário