sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Da vitória à “idade das trevas”




Nos dias finais desta semana, vamos examinar mais detidamente alguns períodos decisivos da história de Israel que servirão de pano de fundo para todos os personagens que estudaremos. Vamos começar com a entrada de Israel na Terra Prometida.

Depois dos poderosos atos de Deus durante o Êxodo e a jornada no deserto, o povo de Israel havia chegado pela segunda vez à fronteira da Terra Prometida. Sob seu novo líder, Josué, o povo estava a ponto de cruzar em seco o Jordão (Js 3:16-17), um milagre que reproduziu a travessia do Mar Vermelho durante o tempo do Êxodo (Êx 14).

4. Qual foi o propósito do milagre na travessia do Jordão? 

9  Então, disse Josué aos filhos de Israel: Chegai-vos para cá e ouvi as palavras do SENHOR, vosso Deus.
10  Disse mais Josué: Nisto conhecereis que o Deus vivo está no meio de vós e que de todo lançará de diante de vós os cananeus, os heteus, os heveus, os ferezeus, os girgaseus, os amorreus e os jebuseus.
11  Eis que a arca da Aliança do Senhor de toda a terra passa o Jordão diante de vós.
12  Tomai, pois, agora, doze homens das tribos de Israel, um de cada tribo;
13  porque há de acontecer que, assim que as plantas dos pés dos sacerdotes que levam a arca do SENHOR, o Senhor de toda a terra, pousem nas águas do Jordão, serão elas cortadas, a saber, as que vêm de cima, e se amontoarão.
14  Tendo partido o povo das suas tendas, para passar o Jordão, levando os sacerdotes a arca da Aliança diante do povo;
15  e, quando os que levavam a arca chegaram até ao Jordão, e os seus pés se molharam na borda das águas (porque o Jordão transbordava sobre todas as suas ribanceiras, todos os dias da sega),
16  pararam-se as águas que vinham de cima; levantaram-se num montão, mui longe da cidade de Adã, que fica ao lado de Sartã; e as que desciam ao mar da Arabá, que é o mar Salgado, foram de todo cortadas; então, passou o povo defronte de Jericó.
17  Porém os sacerdotes que levavam a arca da Aliança do SENHOR pararam firmes no meio do Jordão, e todo o Israel passou a pé enxuto, atravessando o Jordão.  Js 3:9-17

Canaã não foi tomada por Israel devido ao gênio militar de Josué nem dos esforços valorosos de Israel. A vitória sobre os habitantes das cidades-estados cananeias só foi alcançada pela intervenção poderosa de Deus. Quando Israel foi obediente, Deus lhe deu a vitória; porém, quando os israelitas confiaram nas próprias forças, eles falharam desesperadamente.

Depois da morte de Josué e dos anciãos, algumas partes da Terra Prometida ainda eram dominadas pelos cananeus (Jz 1:27-28). Parece que, com a diminuição da visão dos israelitas, também diminuiu sua fé. Em vez de considerar toda a Terra Prometida como sua possessão, eles passaram a se preocupar com seu próprio sustento e perderam a visão maior e ideal que Deus tinha para Israel como um povo. Muitos estudiosos chamam os séculos seguintes de a “idade das trevas” de Israel.

27  Manassés não expulsou os habitantes de Bete-Seã, nem os de Taanaque, nem os de Dor, nem os de Ibleão, nem os de Megido, todas com suas respectivas aldeias; pelo que os cananeus lograram permanecer na mesma terra.
28  Quando, porém, Israel se tornou mais forte, sujeitou os cananeus a trabalhos forçados e não os expulsou de todo.   (Jz 1:27-28)

5. Qual era o clima moral do povo de Israel no tempo dos juízes? 

Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada qual fazia o que achava mais reto.   Jz 17:6

Quando perdemos de vista o grande quadro do que Deus tem em mente para nós, as miudezas ocupam o espaço. Israel perdeu a perspectiva como nação; o tribalismo assumiu o comando. Ao longo do livro de Juízes, os vários clãs e tribos estavam prontos e dispostos a combater entre si. As práticas religiosas eram misturadas conforme a conveniência pessoal, e muitas crenças das culturas circundantes foram adotadas. De acordo com o autor do livro de Juízes, esse foi o resultado dos casamentos mistos com os cananeus que ainda viviam na terra (Jz 3:3-7). Como consequência desse declínio espiritual, Israel entrou em um ciclo de dominação pelas forças estrangeiras, libertação, idolatria e, novamente, dominação.

3  cinco príncipes dos filisteus, e todos os cananeus, e sidônios, e heveus que habitavam as montanhas do Líbano, desde o monte de Baal-Hermom até à entrada de Hamate.
4  Estes ficaram para, por eles, o SENHOR pôr Israel à prova, para saber se dariam ouvidos aos mandamentos que havia ordenado a seus pais por intermédio de Moisés.
5  Habitando, pois, os filhos de Israel no meio dos cananeus, dos heteus, e amorreus, e ferezeus, e heveus, e jebuseus,
6  tomaram de suas filhas para si por mulheres e deram as suas próprias aos filhos deles; e rendiam culto a seus deuses.
7  Os filhos de Israel fizeram o que era mau perante o SENHOR e se esqueceram do SENHOR, seu Deus; e renderam culto aos baalins e ao poste-ídolo.     (Jz 3:3-7).





Nenhum comentário:

Postar um comentário