sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Onde e como?


 


Boaz subiu à porta da cidade e assentou-se ali. Eis que o resgatador de que Boaz havia falado ia passando; então, lhe disse: Ó fulano, chega-te para aqui e assenta-te; ele se virou e se assentou. Então, Boaz tomou dez homens dos anciãos da cidade e disse: Assentai-vos aqui. E assentaram-se.  Rute 4:1-2

O cenário empresta realidade à história e lhe dá atmosfera e humor. Por exemplo, por que, em Rute 4:1-2, Boaz apresentou seu caso legal à porta e não em casa ou na casa do prefeito da cidade de Belém? Obviamente, a porta – sendo o lugar mais público nos tempos antigos – acrescenta um importante elemento legal à história. O cenário também pode nos dar uma pista sobre o tempo em que a narrativa tem lugar. Se ouvirmos que uma história é localizada dentro de um carro ou em um terminal de aeroporto, sabemos sem muita reflexão que a história não vem do tempo de Davi nem de Martinho Lutero.

3. Compare os cenários das duas histórias seguintes: 

1 Tendo Saul voltado de perseguir os filisteus, foi-lhe dito: Eis que Davi está no deserto de En-Gedi.
2  Tomou, então, Saul três mil homens, escolhidos dentre todo o Israel, e foi ao encalço de Davi e dos seus homens, nas faldas das penhas das cabras monteses.
3  Chegou a uns currais de ovelhas no caminho, onde havia uma caverna; entrou nela Saul, a aliviar o ventre. Ora, Davi e os seus homens estavam assentados no mais interior da mesma.
4  Então, os homens de Davi lhe disseram: Hoje é o dia do qual o SENHOR te disse: Eis que te entrego nas mãos o teu inimigo, e far-lhe-ás o que bem te parecer. Levantou-se Davi e, furtivamente, cortou a orla do manto de Saul.
5  Sucedeu, porém, que, depois, sentiu Davi bater-lhe o coração, por ter cortado a orla do manto de Saul;
6  e disse aos seus homens: O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, isto é, que eu estenda a mão contra ele, pois é o ungido do SENHOR.  1Sm 24:1-6 

6  Potifar tudo o que tinha confiou às mãos de José, de maneira que, tendo-o por mordomo, de nada sabia, além do pão com que se alimentava. José era formoso de porte e de aparência.
7 Aconteceu, depois destas coisas, que a mulher de seu senhor pôs os olhos em José e lhe disse: Deita-te comigo.
8  Ele, porém, recusou e disse à mulher do seu senhor: Tem-me por mordomo o meu senhor e não sabe do que há em casa, pois tudo o que tem me passou ele às minhas mãos.
9  Ele não é maior do que eu nesta casa e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porque és sua mulher; como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?
10  Falando ela a José todos os dias, e não lhe dando ele ouvidos, para se deitar com ela e estar com ela,
11  sucedeu que, certo dia, veio ele a casa, para atender aos negócios; e ninguém dos de casa se achava presente.
12  Então, ela o pegou pelas vestes e lhe disse: Deita-te comigo; ele, porém, deixando as vestes nas mãos dela, saiu, fugindo para fora.  Gn 39:6-12. 

Como o cenário contribui para o enredo das histórias?

O cenário nos ajuda a entender melhor a ação da história. Davi e seus homens estavam sós com Saul, que se encontrava desprotegido e extremamente vulnerável. O cenário destaca o caráter eminente de Davi. Ele não se aproveitou dessa oportunidade ideal para se livrar de Saul antes que este procurasse se livrar de Davi, fato que revela o respeito de Davi pelo líder ungido de Deus.

O cenário na história de José também apresenta uma oportunidade. José era bonito e ocupava uma posição de poder. A esposa de seu senhor estava apaixonada por ele, e eles estavam sozinhos na casa. Assim como Davi, José mostrou seu excelente caráter resistindo a essa oportunidade.

Mas o cenário não é o único elemento importante de uma história. Precisamos também olhar sob
o ponto de vista do narrador. Vemos a história se desdobrar pelos olhos do narrador, que normalmente nos fornece informações importantes, mas, às vezes, pode reter de nós alguma coisa. Isso é particularmente verdade nas histórias seculares. Embora tenhamos pontos de vista sobre os relatos bíblicos, devemos lê-los na suposição de que sejam inspirados pelo Espírito Santo e que a verdade revelada seja a verdade de Deus.

Pense em Davi e José naqueles cenários específicos. Como eles poderiam ter racionalizado para fazer algo diferente do que fizeram? O fato de que não agiram assim nos conta muito sobre seu caráter. Com que frequência você racionaliza suas ações erradas? 




Nenhum comentário:

Postar um comentário