sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Abigail: Senhora das circunstâncias (estudo nº 05)




 

No coração do prudente, repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos insensatos vem a lume(Provérbios 14:33).

Leituras da semana: 1Sm 25; Is 28:23, 53:12; Dn 9:15-19; Mt 15:10; Rm 8:34

Você já se sentiu vítima das circunstâncias? Já desejou estar em outro lugar? Ou desejou ser outra pessoa? Pense, então, no personagem desta semana: Abigail.

Mulher inteligente e bonita mas, infelizmente, se casou um homem egoísta, míope e mesquinho: Nabal – descendente de Calebe, em nada semelhante a seu antepassado estimado. Nabal pode ter sido rico, mas seu nome ou apelido, que significa “bobo” ou “tolo,” refletia com precisão seu caráter.

No tempo de Abigail e Nabal, os casamentos eram pré-arranjados, e então, Abigail certamente não teve escolha a esse respeito. As circunstâncias pareciam falar contra ela em um casamento como esse. As condições não eram favoráveis, mas, no vislumbre que temos da vida de Abigail, somos encorajados a não nos tornar vítimas das circunstâncias.

Abigail não tentou escapar à realidade. Era realista sobre sua situação (1Sm 25:25), mas não permitiu que as circunstâncias a arruinassem. Decidiu crescer onde havia sido plantada.

Não se importe o meu senhor com este homem de Belial, a saber, com Nabal; porque o que significa o seu nome ele é. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele; eu, porém, tua serva, não vi os moços de meu senhor, que enviaste. (1Sm 25:25





Alguém que ouça



 A maioria das pessoas não tem problemas em falar. Para dizer a verdade, a maioria de nós fala demais. Com seria melhor se aprendêssemos a ser bons ouvintes! Existem seminários sobre maneiras de melhores ouvintes. Afinal, está acontecendo muita coisa ao nosso redor. E como é importante ouvir!

1. Como as Escrituras destacam a necessidade de ouvir? 

Inclinai os ouvidos e ouvi a minha voz; atendei bem e ouvi o meu discurso.       Is 28:23; 

E, tendo convocado a multidão, lhes disse: Ouvi e entendei: Mt 15:10; 

Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Tg 1:19

Davi e seus homens estavam fugindo de Saul. Enquanto se refugiaram no deserto de Parã, eles se encontraram com os pastores e os animais do rico proprietário Nabal. Em vez de se aproveitarem dos animais, Davi e seus homens protegeram os pastores e animais. Finalmente, chegou o tempo da tosquia das ovelhas, e havia um espírito festivo no ar. Essa era uma ocasião de gratidão e oferecimento de presentes. Sabendo disso, Davi enviou dez de seus homens para pedir provisões.

2. Por que Davi ficou tão ofendido pela resposta de Nabal? O que Davi entendeu? 

1  Faleceu Samuel; todos os filhos de Israel se ajuntaram, e o prantearam, e o sepultaram na sua casa, em Ramá. Davi se levantou e desceu ao deserto de Parã.
2  Havia um homem, em Maom, que tinha as suas possessões no Carmelo; homem abastado, tinha três mil ovelhas e mil cabras e estava tosquiando as suas ovelhas no Carmelo.
3  Nabal era o nome deste homem, e Abigail, o de sua mulher; esta era sensata e formosa, porém o homem era duro e maligno em todo o seu trato. Era ele da casa de Calebe.
4  Ouvindo Davi, no deserto, que Nabal tosquiava as suas ovelhas,
5  enviou dez moços e lhes disse: Subi ao Carmelo, ide a Nabal, perguntai-lhe, em meu nome, como está.
6  Direis àquele próspero: Paz seja contigo, e tenha paz a tua casa, e tudo o que possuis tenha paz!
7  Tenho ouvido que tens tosquiadores. Os teus pastores estiveram conosco; nenhum agravo lhes fizemos, e de nenhuma coisa sentiram falta todos os dias que estiveram no Carmelo.
8  Pergunta aos teus moços, e eles to dirão; achem mercê, pois, os meus moços na tua presença, porque viemos em boa hora; dá, pois, a teus servos e a Davi, teu filho, qualquer coisa que tiveres à mão.
9  Chegando, pois, os moços de Davi e tendo falado a Nabal todas essas palavras em nome de Davi, aguardaram.
10  Respondeu Nabal aos moços de Davi e disse: Quem é Davi, e quem é o filho de Jessé? Muitos são, hoje em dia, os servos que fogem ao seu senhor.
11  Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores e o daria a homens que eu não sei donde vêm? 1Sm 25:1-11

Nabal estava verdadeiramente confirmando o significado de seu nome. Ele chamou zombeteiramente os homens de Davi de escravos fugitivos e os enviou de mãos vazias. Nabal deixou muito claro que pensava ser Davi um ninguém. Em sua mente, Davi era tão insignificante que não valia a pena perguntar de onde vinha nem o que fazia. Embora Davi demonstrasse surpreendente domínio próprio com o assassino rei Saul, à nossa semelhança, ele se sentiu profundamente ferido quando lhe foi dito que ele não era ninguém e não valia nada. Tudo isso foi agravado pelo fato de que ele havia mostrado generosidade e estava sendo recompensado com insultos e humilhação.

Nabal ignorava totalmente com quem estava lidando. Aparentemente, ele conhecia alguns dos fatos. Sabia quem era o pai de Davi e que Davi estava fugindo de Saul, mas era tão egoísta e convencido que não foi capaz ou não estava disposto a ouvir seus servos. Os servos de Nabal tinham vivido próximos aos homens de Davi e sabiam que eram uma força de batalha com que podiam contar. Os servos reconheceram que seu senhor era “um homem tão mau que ninguém [conseguia] conversar com ele” (1Sm 25:17, NVI). Então, buscaram alguém que os ouviria – Abigail.

Quando foi a última vez em que sua falta de ouvir atentamente o colocou em dificuldades? Como você pode aprender de seus erros?





Nenhum comentário:

Postar um comentário