sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Sobre reis e príncipes




Embora tenha recebido tanto de Deus, e tanto mais lhe tenha sido prometido caso obedecesse, o povo de Israel foi influenciado negativamente pela cultura circundante. Por exemplo, os israelitas viam nos reinos vizinhos uma estrutura política muito diferente. Todas aquelas nações tinham um rei. Agravada pelo fato de que os filhos de Samuel não imitavam o comportamento e a liderança de seu pai, mas “aceitavam suborno e pervertiam a justiça” (1Sm 8:3, NVI), a liderança tribal de Israel sentia que estava na hora de escolher um rei sobre Israel (1Sm 8:4-5). Samuel não ficou nada satisfeito com aquela decisão, mas foi orientado pelo Senhor a aceitar (1Sm 8:7).

Então, os anciãos todos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá, e lhe disseram: Vê, já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que nos governe, como o têm todas as nações. (1Sm 8:4-5)

Disse o SENHOR a Samuel: Atende à voz do povo em tudo quanto te diz, pois não te rejeitou a ti, mas a mim, para eu não reinar sobre ele.           (1Sm 8:7)

O benjamita Saul foi ungido como rei por Samuel (1Sm 10:1) e começou a reinar em Gibeá. Porém, como Deus já havia previsto, as coisas não foram fáceis para o novo rei. As tensões tribais continuaram. A própria existência de Israel esteve em risco devido à pressão dos poderes vizinhos. O novo rei não se dedicou a seguir os mandamentos de Deus (1Sm 15:3, 8, 9) e, como resultado, Deus finalmente rejeitou Saul.

Tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e o beijou, e disse: Não te ungiu, porventura, o SENHOR por príncipe sobre a sua herança, o povo de Israel?  (1Sm 10:1)

3  Vai, pois, agora, e fere a Amaleque, e destrói totalmente a tudo o que tiver, e nada lhe poupes; porém matarás homem e mulher, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos.
8  Tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas; porém a todo o povo destruiu a fio de espada.
9  E Saul e o povo pouparam Agague, e o melhor das ovelhas e dos bois, e os animais gordos, e os cordeiros, e o melhor que havia e não os quiseram destruir totalmente; porém toda coisa vil e desprezível destruíram. (1Sm 15:3, 8-9)

Posteriormente, Davi foi ungido como futuro rei de Israel. Como era de esperar, Saul não se mostrou disposto a entregar simplesmente o poder ao novo campeão militar, Davi, e a década seguinte foi marcada pelo conflito interno, estando Davi sempre na disputa.

Uma importante reviravolta na história de Israel ocorreu quando Saul e seus filhos foram mortos em batalha contra os filisteus (1Sm 31:1-6). Primeiramente, Davi assumiu o trono de Judá e, então, sete anos depois, reinou sobre todo o Israel. Davi estabeleceu Jerusalém como a nova capital da monarquia unida. Suas façanhas militares foram bem sucedidas; ele estendeu as fronteiras do reino. Depois de um reinado de quarenta anos, Davi morreu em Jerusalém (2Sm 5:4; 1Rs 2:10, 11). À semelhança de nossa própria vida, o reinado de Davi foi marcado por grandes vitórias, algumas escolhas infelizes e muita graça de Deus. Ele foi sucedido por seu filho, Salomão, que também reinou por quarenta anos

Da idade de trinta anos era Davi quando começou a reinar; e reinou quarenta anos.   2Sm 5:4; 

Davi descansou com seus pais e foi sepultado na Cidade de Davi. Foi o tempo que Davi reinou sobre Israel quarenta anos: sete anos em Hebrom e em Jerusalém trinta e três.    1Rs 2:10-11)

Foi de quarenta anos o tempo que reinou Salomão em Jerusalém sobre todo o Israel. (1Rs 11:42).

Salomão não foi um guerreiro nem conquistador. Em lugar disso, ele buscou e recebeu sabedoria divina (1Rs 3:3-13); construiu o templo do Senhor em Jerusalém; projetou eficientes estruturas administrativas para controlar e organizar Israel; mas, próximo ao fim de sua vida, ele abandonou o Senhor, seguindo as práticas religiosas de suas muitas esposas
(1Rs 11:1-8).

3  Salomão amava ao SENHOR, andando nos preceitos de Davi, seu pai; porém sacrificava ainda nos altos e queimava incenso.
4  Foi o rei a Gibeão para lá sacrificar, porque era o alto maior; ofereceu mil holocaustos Salomão naquele altar.
5 Em Gibeão, apareceu o SENHOR a Salomão, de noite, em sonhos. Disse-lhe Deus: Pede-me o que queres que eu te dê.
6  Respondeu Salomão: De grande benevolência usaste para com teu servo Davi, meu pai, porque ele andou contigo em fidelidade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; mantiveste-lhe esta grande benevolência e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como hoje se vê.
7  Agora, pois, ó SENHOR, meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai; não passo de uma criança, não sei como conduzir-me.
8  Teu servo está no meio do teu povo que elegeste, povo grande, tão numeroso, que se não pode contar.
9  Dá, pois, ao teu servo coração compreensivo para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo?
10  Estas palavras agradaram ao Senhor, por haver Salomão pedido tal coisa.
11  Disse-lhe Deus: Já que pediste esta coisa e não pediste longevidade, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos; mas pediste entendimento, para discernires o que é justo;
12  eis que faço segundo as tuas palavras: dou-te coração sábio e inteligente, de maneira que antes de ti não houve teu igual, nem depois de ti o haverá.
13  Também até o que me não pediste eu te dou, tanto riquezas como glória; que não haja teu igual entre os reis, por todos os teus dias. (1Rs 3:3-13);

1  Ora, além da filha de Faraó, amou Salomão muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias,
2  mulheres das nações de que havia o SENHOR dito aos filhos de Israel: Não caseis com elas, nem casem elas convosco, pois vos perverteriam o coração, para seguirdes os seus deuses. A estas se apegou Salomão pelo amor.
3  Tinha setecentas mulheres, princesas e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração.
4  Sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era de todo fiel para com o SENHOR, seu Deus, como fora o de Davi, seu pai.
5  Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e a Milcom, abominação dos amonitas.
6  Assim, fez Salomão o que era mau perante o SENHOR e não perseverou em seguir ao SENHOR, como Davi, seu pai.
7  Nesse tempo, edificou Salomão um santuário a Quemos, abominação de Moabe, sobre o monte fronteiro a Jerusalém, e a Moloque, abominação dos filhos de Amom.
8  Assim fez para com todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses.  (1Rs 11:1-8).

6. Que lições podemos aprender do episódio em que o povo de Israel pediu para si um rei? Com que frequência nos achamos fazendo a mesma coisa, ou seja, querendo fazer as coisas a nosso próprio modo em vez de seguir a orientação de Deus? 

7  Disse o SENHOR a Samuel: Atende à voz do povo em tudo quanto te diz, pois não te rejeitou a ti, mas a mim, para eu não reinar sobre ele.
8  Segundo todas as obras que fez desde o dia em que o tirei do Egito até hoje, pois a mim me deixou, e a outros deuses serviu, assim também o faz a ti.
9  Agora, pois, atende à sua voz, porém adverte-o solenemente e explica-lhe qual será o direito do rei que houver de reinar sobre ele.
10  Referiu Samuel todas as palavras do SENHOR ao povo, que lhe pedia um rei,
11  e disse: Este será o direito do rei que houver de reinar sobre vós: ele tomará os vossos filhos e os empregará no serviço dos seus carros e como seus cavaleiros, para que corram adiante deles;
12  e os porá uns por capitães de mil e capitães de cinqüenta; outros para lavrarem os seus campos e ceifarem as suas messes; e outros para fabricarem suas armas de guerra e o aparelhamento de seus carros.
13  Tomará as vossas filhas para perfumistas, cozinheiras e padeiras.
14  Tomará o melhor das vossas lavouras, e das vossas vinhas, e dos vossos olivais e o dará aos seus servidores.
15  As vossas sementeiras e as vossas vinhas dizimará, para dar aos seus oficiais e aos seus servidores.
16  Também tomará os vossos servos, e as vossas servas, e os vossos melhores jovens, e os vossos jumentos e os empregará no seu trabalho.
17  Dizimará o vosso rebanho, e vós lhe sereis por servos.
18  Então, naquele dia, clamareis por causa do vosso rei que houverdes escolhido; mas o SENHOR não vos ouvirá naquele dia.
19  Porém o povo não atendeu à voz de Samuel e disse: Não! Mas teremos um rei sobre nós.
20  Para que sejamos também como todas as nações; o nosso rei poderá governar-nos, sair adiante de nós e fazer as nossas guerras. 1Sm 8:7-20 

Nenhum comentário:

Postar um comentário