sexta-feira, 1 de outubro de 2010

História e histórias (estudo nº 01)




“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2 Timóteo 3:16, 17).


Muito embora a maioria das pessoas não abrigue um grande amor pelo estudo da História em si, a maioria das pessoas ama uma boa história. Toda civilização tem um repertório rico das histórias que explicam (ou afirmam explicar) origens, valores, relações e estruturas de sua cultura. Essas histórias, contadas geração após geração, frequentemente são ferramentas de ensino.

Na idade moderna, a arte de contar histórias perdeu a importância: as pessoas procuravam fatos e respostas científicas para explicar a vida. Porém, os fatos, por si sós, não podem responder às questões mais importantes da vida. Hoje, uma nova geração, frequentemente denominada de “pós-moderna”, redescobriu o poder das histórias.

Neste sentido, a Bíblia é contemporânea porque está cheia de histórias. Não lendas, não “
fábulas engenhosamente inventadas” (2Pe 1:16), mas histórias verdadeiras e pessoais que revelam a verdade sobre Deus e Sua interação com a humanidade caída. Essas histórias descrevem pessoas reais, enfrentando problemas da vida real e interagindo com o Deus vivo, que oferece respostas para esses problemas.

Toda história precisa de um ambiente. Nesta semana, vamos explorar os diferentes ambientes e seus contextos históricos a fim de melhor entender os personagens que estudaremos ao longo do trimestre.

                                               Pessoas e enredos


Um enredo é definido como sucessão de eventos que leva a uma conclusão. Todos nascem, vivem e, um dia, morrerão. Esses são os parâmetros mais amplos do enredo da vida. Nesse intervalo, a vida consiste em muitos pequenos enredos que mui frequentemente são motivados por tensão ou conflito. Procurar por um enredo significa tentar conectar todas as partes relevantes da história a fim de ver o grande quadro. No livro de Jó, por exemplo, o enredo traz dois planos.

1. Identifique os dois planos no enredo da história de Jó. 

1 Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal.
2  Nasceram-lhe sete filhos e três filhas.
3  Possuía sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; era também mui numeroso o pessoal ao seu serviço, de maneira que este homem era o maior de todos os do Oriente.
4  Seus filhos iam às casas uns dos outros e faziam banquetes, cada um por sua vez, e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles.
5  Decorrido o turno de dias de seus banquetes, chamava Jó a seus filhos e os santificava; levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles, pois dizia: Talvez tenham pecado os meus filhos e blasfemado contra Deus em seu coração. Assim o fazia Jó continuamente.
6 Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.
7  Então, perguntou o SENHOR a Satanás: Donde vens? Satanás respondeu ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela.
8  Perguntou ainda o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal.
9  Então, respondeu Satanás ao SENHOR: Porventura, Jó debalde teme a Deus?
10  Acaso, não o cercaste com sebe, a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e os seus bens se multiplicaram na terra.
11  Estende, porém, a mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.
12  Disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder; somente contra ele não estendas a mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR. Jó 1:1-12

Se quisermos entender a história de Jó, precisamos entender seu enredo bidimensional. De fato, a Bíblia não tem nenhum enredo unidimensional, porque Deus está sempre ativo na história e na vida humana, embora trabalhe por trás das cenas. Nos dois primeiros capítulos de Jó, podemos imaginar que estamos mudando de canais, como em uma TV, enquanto saltamos entre os enredos terrestre e celestial.

Mas as histórias são mais que enredos. As pessoas fazem as histórias.

2. Descreva a profetisa Hulda nos detalhes que puder encontrar, de acordo com 2Reis 22:14

Então, o sacerdote Hilquias, Aicão, Acbor, Safã e Asaías foram ter com a profetisa Hulda, mulher de Salum, o guarda-roupa, filho de Ticva, filho de Harás, e lhe falaram. Ela habitava na cidade baixa de Jerusalém. 2Reis 22:14

Os personagens estão intimamente conectados com o enredo da história. Nossa compreensão deles depende em grande parte das informações dadas pelo narrador, que pode até ser um dos participantes. Vamos tomar Hulda como exemplo: Ela é um dos personagens principais da história? Não. Essa história realmente conta sobre a descoberta do livro da lei durante o reinado do rei Josias. Embora Hulda não tenha sido a protagonista, cada personagem é vital para o desenvolvimento da história. Hulda tinha filhos? Que idade tinha ela? Não conhecemos as respostas a essas perguntas. A narrativa bíblica tende a ser muito concisa e, frequentemente, é resumida. Isso significa que precisamos prestar muita atenção a cada pequena informação. Hulda era considerada uma profetisa confiável do Senhor. O autor bíblico nos dá informações sobre a família de seu marido, porque, nos tempos do Antigo Testamento, as mulheres eram identificadas com a família do marido. Seu endereço também é dado. Como nos tempos atuais, os documentos oficiais sempre exigem um nome e um endereço para provar que determinada pessoa é aquela que afirma ser.

Qual é seu enredo? Que tipo de personagem é você? Se sua história fosse escrita como narrativa da Bíblia, o que contaria, em contraste com o que deveria contar?          





Nenhum comentário:

Postar um comentário