sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Derramando o coração




A natureza humana só pode aguentar até determinado ponto. A certa altura, precisa tomar providências. Para alguns, essa ação pode ser irracional e até perigosa.

5. Como Ana lidou com a dor?
9 Após terem comido e bebido em Siló, estando Eli, o sacerdote, assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do SENHOR,
10  levantou-se Ana, e, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente.
11  E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.
12  Demorando-se ela no orar perante o SENHOR, passou Eli a observar-lhe o movimento dos lábios,
13  porquanto Ana só no coração falava; seus lábios se moviam, porém não se lhe ouvia voz nenhuma; por isso, Eli a teve por embriagada
14  e lhe disse: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti esse vinho!
15  Porém Ana respondeu: Não, senhor meu! Eu sou mulher atribulada de espírito; não bebi nem vinho nem bebida forte; porém venho derramando a minha alma perante o SENHOR.
16  Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque pelo excesso da minha ansiedade e da minha aflição é que tenho falado até agora.  1Samuel l 1:9-16 
e descreva os passos que Ana deu para lidar com a dor.
Essa oração não foi uma petição formal ou um tipo de oração geral “por favor, ajuda-me”. O autor bíblico descreve a oração de Ana como “derramando a alma perante o Senhor” (1Sm 1:15).

O verbo derramar normalmente é associado ao despejo de líquidos, particularmente sangue e água com relação aos sacrifícios

7  Também daquele sangue porá o sacerdote sobre os chifres do altar do incenso aromático, perante o SENHOR, altar que está na tenda da congregação; e todo o restante do sangue do novilho derramará à base do altar do holocausto, que está à porta da tenda da congregação. (cf. Lv 4:7, 12, 18, 25, etc.).

Frequentemente, é usado para se referir às ações de Deus. O Senhor pode derramar juízos ou bênçãos

24  Derrama sobre eles a tua indignação, e que o ardor da tua ira os alcance.  (Sl 69:24; 

6 Derrama o teu furor sobre as nações que te não conhecem e sobre os reinos que não invocam o teu nome.  Salmos 79:6; 

25  Pelo que derramou sobre eles o furor da sua ira e a violência da guerra; isto lhes ateou fogo ao redor, contudo, não o entenderam; e os queimou, mas não fizeram caso. (Is 42:25).

Tem conotações de abundância e plenitude. Em algumas passagens do Antigo Testamento, o verbo é usado com relação à oração

4  Lembro-me destas coisas—e dentro de mim se me derrama a alma—,de como passava eu com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa.
5  Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.       (Sl 42:4-5; 

8 Confiai nele, ó povo, em todo tempo; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio.
9  Somente vaidade são os homens plebeus; falsidade, os de fina estirpe; pesados em balança, eles juntos são mais leves que a vaidade.  Salmos 62:8-9; 

Levanta-te, clama de noite no princípio das vigílias; derrama, como água, o coração perante o Senhor; levanta a ele as mãos, pela vida de teus filhinhos, que desfalecem de fome à entrada de todas as ruas.  Lm 2:19).

Essa oração derramada é talvez o tipo mais íntimo de oração. Envolve ser absolutamente honesto para com Deus, expressando nossa dor e nossos temores mais profundos. Ana estava tão absorvida em sua oração que ficou inconsciente das pessoas ao seu redor e do que poderiam pensar dela. Estava, de fato, se apegando a Deus como Jacó se apegou a seu assaltante noturno

26  Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares.
27  Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó. (Gn 32:26-27).

6. Descreva os resultados imediatos da oração de Ana. 
17  Então, lhe respondeu Eli: Vai-te em paz, e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.
18  E disse ela: Ache a tua serva mercê diante de ti. Assim, a mulher se foi seu caminho e comeu, e o seu semblante já não era triste. 1Sm 1:17-18

Embora nem sempre Deus responda imediatamente às nossas orações, quando derramamos o coração diante dEle, podemos estar seguros de que Ele nos ouve e responde (Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração. Sl 37:4) a Seu próprio tempo e à Sua maneira. Isso pode nos dar esperança e confiança enquanto esperamos para ver a guia de Deus em nosso futuro.

Ana fez uma grande promessa. Se Deus ouvisse e respondesse à sua oração e lhe desse um filho, ela o devolveria a Deus. No Antigo Testamento, encontramos muitas pessoas fazendo votos ao Senhor. De fato, os votos são frequentemente vistos no contexto da adoração e parecem pertencer à mesma categoria da oração e adoração.

E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. 1 Samuel 1:11

O voto de Ana foi enorme. O tão aguardado filho deveria ser dado. O que aconteceria à sua posição como esposa de Elcana? Qual seria sua posição no contexto maior da família?      




Nenhum comentário:

Postar um comentário