sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Permanecendo em pé quando necessário




Nem sempre é fácil ser diferente e opor-se ao grupo. A pressão do grupo é uma força tremenda. O poder de milhares de torcedores em um estádio impõe uma energia tremendamente intimidadora para o time visitante. Não seria inteligente gritar em favor de um time nem agitar sua bandeira em meio à torcida adversária. É por isso que os torcedores de times adversários, como no futebol, frequentemente são mantidos separados durante os jogos. Quando eles se encontram, a razão desaparece e, frequentemente, o resultado é a violência. 

Para os israelitas, entretanto, não se tratava de um jogo. Seu futuro e sua sobrevivência pareciam estar ameaçados, e todos eles choraram. E testemunhar milhares de pessoas chorando ao mesmo tempo deve ter sido muito comovente. E aqui Calebe, que normalmente parecia estar nos bastidores, assumiu a frente.

2. A partir do que disse Calebe, que podemos aprender sobre ele e sobre a confiança nas promessas de Deus?
Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela. Nm 13:30

A mesma informação pode ser transmitida de muitas formas. A maneira de dizermos algo é tão importante quanto aquilo que dizemos. Calebe mostrou caráter muito forte quando não discutiu nem insultou em público os dez espias incrédulos e não censurou o povo por sua falta de fé. Em vez disso, Calebe falou com ousadia e pediu confiança e ação. Porém, o povo não quis ouvir isso. A decisão já havia sido tomada, e eles tentaram apedrejar Moisés, Josué e Calebe.

1 Levantou-se, pois, toda a congregação e gritou em voz alta; e o povo chorou aquela noite.
2  Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto!
3  E por que nos traz o SENHOR a esta terra, para cairmos à espada e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos para o Egito?
4  E diziam uns aos outros: Levantemos um capitão e voltemos para o Egito.
5  Então, Moisés e Arão caíram sobre o seu rosto perante a congregação dos filhos de Israel.
6  E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes
7  e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa.
8  Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel.
9  Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR é conosco; não os temais.
10  Apesar disso, toda a congregação disse que os apedrejassem; porém a glória do SENHOR apareceu na tenda da congregação a todos os filhos de Israel.        
20  Tornou-lhe o SENHOR: Segundo a tua palavra, eu lhe perdoei.
21  Porém, tão certo como eu vivo, e como toda a terra se encherá da glória do SENHOR,
22  nenhum dos homens que, tendo visto a minha glória e os prodígios que fiz no Egito e no deserto, todavia, me puseram à prova já dez vezes e não obedeceram à minha voz,
23  nenhum deles verá a terra que, com juramento, prometi a seus pais, sim, nenhum daqueles que me desprezaram a verá.
24  Porém o meu servo Calebe, visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o farei entrar a terra que espiou, e a sua descendência a possuirá.   Números 14:1-10, 20-24,

3. pense: qual é o resultado de rejeitar a Palavra de Deus e, assim, tirar uma conclusão equivocada dos “fatos”?

Calebe deve ter ficado amargamente desapontado. Ele havia visto a boa terra. Ele fora fiel e estava pronto para entrar. Mas, agora, ele devia vagar no deserto por quarenta anos por causa da culpa de todos os demais. Mas Calebe tinha um forte senso de comunidade e percebia o que significava ser parte de um todo. Ele liderou pelo exemplo e encorajou o povo. Calebe não se afastou nem começou um novo movimento. A disposição de simplesmente sair quando surgem as dificuldades ou falta de fé pode ser um fenômeno atual, mas não é bíblica. Em Calebe, vemos um homem que permaneceu, mesmo durante os anos de castigo, sem demonstrar o espírito de “eu já disse”.

Em quais situações você sofreu pelas más escolhas de outras pessoas? Como você reagiu nessas situações?            





Nenhum comentário:

Postar um comentário