sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O plano de investimento de Deus




Embora Ana tivesse deixado o tabernáculo cantando, ela também deixou para trás o pequeno Samuel. Ela não mais tinha o estigma da esterilidade, mas ainda ia para uma casa vazia. Com o filho dedicado a Deus e trabalhando para Ele, quem cuidaria dela na velhice? Com uma fé e confiança simples, ela havia dado a Deus sua posse mais preciosa. Neste sentido, Ana nos lembra Abraão, outro herói que estava preparado para oferecer o filho a Deus. Como já notamos, o cumprimento da promessa de Deus a Abraão e Sara envolveu também um longo período de esterilidade. Porém, Deus “provou” a fé do patriarca Abraão quando o garoto já era mais velho. Quanto a Ana, ela decidiu dar o filho, se o tivesse, para o serviço a Deus, mesmo antes de a criança nascer. Depois que o menino foi desmamado, ele foi levado a Siló. Você pode imaginar os sentimentos dessa mãe quando lhe acenou adeus, especialmente tendo em conta o fato de que as coisas não estavam indo bem na casa de Eli, que assumiria a função de instruir o jovem Samuel?

8. Como Deus honrou a expressão de fé e amor de Ana? 

Abençoou, pois, o SENHOR a Ana, e ela concebeu e teve três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do SENHOR.   1Sm 2:21

Ana poderia ter se recusado a dar seu menino ao Senhor e egoisticamente se agarrado a ele como sua única segurança. Porém, dando-o a Deus, ela não só recebeu mais cinco filhos, mas a dedicação de Samuel ao Senhor teve também uma influência profunda no próprio Samuel. A seu tempo, ele se tornou o porta-voz especial de Deus e um dos maiores mestres e líderes de Israel.

9. Que perigos enfrentamos quando acumulamos riquezas? 
19  Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam;
20  mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam;    Mt 6:19-20; 

16  E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância.
17  E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos?
18  E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens.
19  Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te.
20  Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
21  Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus.   Lc 12:16-21

Deus toma tudo o que Lhe damos, multiplica-o e lhe dá dimensões completamente novas com as quais nunca teríamos sonhado. Ana aprendeu que os maiores tesouros só estão realmente seguros quando dados a Deus. O que acumulamos para nós mesmos aqui pode, em um momento, desaparecer.

Ana sabia que estava sob o olhar de Deus. Esse senso de valor próprio lhe deu liberdade para doar.

Devemos nos lembrar de que tudo o que temos, tudo o que somos e tudo o que possuímos, só existe por causa da graça e bondade de Deus para nós. Como este pensamento deve nos ajudar a estar mais dispostos a devolver ao Senhor em lugar de acumular para nós mesmos? O que nos diz a excessiva acumulação de riquezas sobre nós mesmos, nosso caráter, e nossa falta de confiança em Deus?         

                                              Estudo adicional

Pais, dediquem seus filhos ao Senhor e lembrem-lhes sempre de que pertencem a Ele, que são os cordeiros do rebanho de Cristo, vigiados pelo verdadeiro Pastor. Ana dedicou Samuel ao Senhor, e dele se diz: ‘E crescia Samuel, e o Senhor era com ele, e nenhuma de todas as Suas palavras [as palavras do Senhor por intermédio de Samuel] deixou cair em terra’ (1Sm 3:19). No caso deste profeta e juiz de Israel, são apresentadas as possibilidades postas diante do filho cujos pais cooperam com Deus, efetuando a obra que lhes é designada” (Ellen G. White, Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, p. 143).

Que recompensa teve Ana! E que estímulo para a fidelidade é seu exemplo! Há oportunidades de inestimável valor, interesses infinitamente preciosos, confiados a toda mãe. “A humilde rotina dos deveres, que as mulheres têm considerado fastidiosa tarefa, deve ser encarada como obra grandiosa e nobre. É privilégio da mãe abençoar o mundo por sua influência e, fazendo isto, trará alegria a seu próprio coração. Ela pode fazer retas veredas para os pés de seus filhos, através de claridade e sombra, em direção às alturas gloriosas do Céu. Mas unicamente quando procura em sua vida seguir os ensinos de Cristo, é que a mãe pode esperar formar o caráter de seus filhos segundo o modelo divino. O mundo está repleto de influências corruptoras. A moda e os costumes exercem forte poder sobre os jovens. Se a mãe falta em seu dever de instruir, guiar e restringir, os filhos naturalmente aceitarão o mal e se desviarão do bem. Que toda mãe vá muitas vezes ao seu Salvador com a oração: ‘Ensina-nos o que faremos pela criança.’ Que ela atenda à instrução que Deus dá em Sua Palavra, e receberá sabedoria conforme a necessitar” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 572, 573).

Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2010/li342010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário