quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Passando adiante o legado




Em algumas culturas, a velhice é altamente respeitada, e os mais idosos estão bem integrados à sociedade sendo procurados em busca de conselho e sabedoria. Outras culturas consideram que os cidadãos idosos não mais são produtivos e, portanto, são ignorados e marginalizados. Esta última visão parece estar crescendo no mundo. Calebe deu um maravilhoso exemplo do valor positivo da velhice.

Calebe evitou os extremos normalmente associados aos anos dourados. Ele não se permitiu ser intimidado pelos outros por causa de seus anos. Simplesmente não desistiu da vida ao se aposentar. Não usou a idade como desculpa para não se envolver com sua comunidade. Nem se agarrou a sua posição nem considerou todas as tentativas dos mais jovens de liderar como ameaças pessoais.

5. Que diz o Salmo 92:12-15 sobre a velhice?

12  O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano.
13  Plantados na Casa do SENHOR, florescerão nos átrios do nosso Deus.
14  Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor,
15  para anunciar que o SENHOR é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça. Salmo 92:12-15

Tem sido declarado que Deus não tem netos. Se Deus for considerado apenas o Deus de meus pais, Ele não terá nada que ver comigo, pessoalmente. Calebe sabia que cada geração deve ter sua própria experiência com Deus. Os israelitas, coletiva e individualmente, não podiam viver os milagres do Egito, nem mesmo a experiência de seus pais no deserto. Calebe considerou seu dever criar um ambiente para que a geração mais jovem desse os primeiros passos de fé.

6. Que tipo de experiência Calebe promoveu em Juízes 1:12, 13? Como ele fez isso?
Disse Calebe: A quem derrotar Quiriate-Sefer e a tomar, darei minha filha Acsa por mulher. Tomou-a, pois, Otniel, filho de Quenaz, o irmão de Calebe, mais novo do que ele; e Calebe lhe deu sua filha Acsa por mulher.         Juízes 1:12, 13

O povo de Judá estava tomando posse da terra. As tribos de Judá e Simeão cooperaram e trabalharam juntas em fé a fim de fazer uso das promessas de Deus. Mas, para atacar a cidade fortificada de Quiriate-Sefer (v. 12), eles enfrentaram um desafio tremendo. Pela arqueologia, conhecemos a estrutura frequentemente elaborada dos sistemas de fortificação da Idade de Bronze Posterior na Palestina. Porém, em vez de olhar para os muros, Calebe considerou esse desafio uma oportunidade para crescimento. Aqui, alguém podia reivindicar as promessas de Deus e ter a vitória. Embora pareça estranho para nós, Calebe ofereceu um incentivo maravilhoso. Quem conquistasse a cidade se tornaria seu genro. Otniel, sobrinho de Calebe (Jz 1:13), assumiu o desafio e Deus lhe deu a vitória. Pelo incentivo de Calebe, nasceu um novo herói. O investimento de Calebe pagou ricos dividendos nos anos posteriores. Deus usaria esse jovem como primeiro juiz e libertador de Israel

7 Os filhos de Israel fizeram o que era mau perante o SENHOR e se esqueceram do SENHOR, seu Deus; e renderam culto aos baalins e ao poste-ídolo.
8  Então, a ira do SENHOR se acendeu contra Israel, e ele os entregou nas mãos de Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia; e os filhos de Israel serviram a Cusã-Risataim oito anos.
9  Clamaram ao SENHOR os filhos de Israel, e o SENHOR lhes suscitou libertador, que os libertou: Otniel, filho de Quenaz, que era irmão de Calebe e mais novo do que ele.
10  Veio sobre ele o Espírito do SENHOR, e ele julgou a Israel; saiu à peleja, e o SENHOR lhe entregou nas mãos a Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia, contra o qual ele prevaleceu.
11  Então, a terra ficou em paz durante quarenta anos. Otniel, filho de Quenaz, faleceu. (Jz 3:7-11).

Conforme você amadureceu, suas atitudes mudaram? O que você aprendeu simplesmente por ter mais anos de experiência? Como você pode evitar que os anos simplesmente fortaleçam ainda mais profundamente seus hábitos e atitudes errados?        





Nenhum comentário:

Postar um comentário