sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Dentro e fora




Ao contrário de muitos de nós, Davi aceitou a crítica construtiva e observou nas palavras da Abigail a operação de Deus. Em um momento, ele percebeu em perspectiva as consequências de seus propósitos, e foi grato por ter Deus intervindo e impedido que ele cometesse um banho de sangue. Abigail voltou para casa só para descobrir que, mais uma vez, seu marido não estava em condições de ouvir, e então, esperou sabiamente até a manhã seguinte para informá-lo do que ocorrera.

Nabal ficou aterrorizado. Muito provavelmente, ele tenha sofrido um ataque cardíaco e morreu dez dias depois. Davi não se esqueceu de Abigail e enviou homens com uma proposta de casamento.

8. No contexto do estudo desta semana o que as últimas palavras de Abigail registradas na Bíblia nos dizem sobre ela? Que outros exemplos bíblicos expõem o mesmo princípio em ação?
Então, ela se levantou, e se inclinou com o rosto em terra, e disse: Eis que a tua serva é criada para lavar os pés aos criados de meu senhor. 1Sm 25:41
9. Abigail era uma mulher influente. Apesar de ter cinco servas, ela estava disposta a servir. Quem mais expôs o mesmo dever? 

tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. Mt 20:28

A vida de Abigail não foi nenhum conto de fadas, mesmo depois de seu casamento com Davi. Como era costume naqueles dias, Davi teve muitas esposas, e a vida familiar estava longe do ideal de Deus. Abigail foi a segunda esposa de Davi e teve que estar constantemente em fuga do rei Saul. Em Ziclague, ela, juntamente com as famílias de outros homens, foi capturada pelos amalequitas e, mais tarde, foi salva. É aqui que finalmente desaparece Abigail da narrativa bíblica. Todos esperaríamos ver essa bela e sábia mulher ao lado do rei Davi, desempenhando um papel importante no desenvolvimento posterior da sua história, mas, ao contrário, só existe silêncio. Tudo o que sabemos além disso é que ela teve um filho chamado Daniel (Estes foram os filhos de Davi, que lhe nasceram em Hebrom: o primogênito, Amnom, de Ainoã, a jezreelita; o segundo, Daniel, de Abigail, a carmelita; 1Cr 3:1) ou Quileabe (2Sm 3:3), que era o segundo na linha do trono em ordem de nascimento.

2  Em Hebrom, nasceram filhos a Davi; o primogênito foi Amnom, de Ainoã, a jezreelita;
3  o segundo, Quileabe, de Abigail, viúva de Nabal, o carmelita; o terceiro, Absalão, filho de Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur;
4  o quarto, Adonias, filho de Hagite; o quinto, Sefatias, filho de Abital;
5  o sexto, Itreão, de Eglá, mulher de Davi; estes nasceram a Davi em Hebrom. (2Sm 3:3)

Porém, tanto Abigail como seu filho desaparecem da cena. Alguns estudiosos acreditam que tanto ela como seu filho morreram violentamente. Devido aos estupros, assassinatos, revoltas e rebeliões em que, mais tarde, os filhos mais velhos de Davi estiveram envolvidos, a morte prematura talvez não fosse a pior que poderia acontecer.

Como seguidores de Jesus, nossa vida também não é necessariamente um conto de fadas. Deus sabe o fim desde o princípio e, portanto, nem todas as voltas de nossa vida precisam ter sentido para nós. Mas precisamos confiar na bondade de Deus.            

                                                         Estudo adicional


As palavras [de Abigail] poderiam apenas ter vindo dos lábios de quem tivesse participado da sabedoria do alto. A piedade de Abigail, semelhante ao perfume de uma flor, exalava de seu rosto, de suas palavras e ações, sem que disso ela se apercebesse. O Espírito do Filho de Deus habitava em seu coração. Seu discurso, adubado pela graça e cheio de bondade e paz, derramava uma influência celestial. Melhores impulsos vieram a Davi, e ele tremeu ao pensar quais poderiam ter sido as consequências de seu intuito precipitado. ‘Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus’ (Mt 5:9). Permita Deus que haja muitos outros como essa mulher de Israel, que abrandem os sentimentos irritados, detenham impulsos temerários e, com palavras de calma e bem dirigida sabedoria, aplaquem grandes males!

Uma vida cristã consagrada está sempre a derramar luz, consolação e paz. Caracteriza-se pela pureza, tato, simplicidade e utilidade. É dirigida por aquele amor abnegado que santifica a influência. Está repleta de Cristo, e deixa um rastro de luz aonde quer que seu possuidor vá. Abigail tinha sabedoria para reprovar e aconselhar. A paixão de Davi esvaiu-se sob o poder de sua influência e raciocínio. Ele ficou convicto de que assumira uma conduta imprudente e perdera o autodomínio.

“Com humilde coração, recebeu a repreensão em conformidade com suas próprias palavras: ‘
Fira-me o justo, será isso uma benignidade; e repreenda-me, será um excelente óleo’ (Sl 141:5). Ele deu graças e louvores porque ela o aconselhara retamente. Muitos há que, quando reprovados, julgam ser dignos de elogio se recebem a repreensão sem se tornarem impacientes; mas quão poucos recebem a reprovação com coração grato e abençoam aqueles que os procuram salvar de seguir por um mau caminho!” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 667).




Nenhum comentário:

Postar um comentário