sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O que Abigail se recusou a fazer






Frequentemente, as pessoas têm medo de uma pessoa abusiva. É comum acobertarem o abusador, mentir e fingir a fim de satisfazê-lo.

7. Abigail foi muito franca a respeito do marido. O que isso revela sobre ela? 
25  Não se importe o meu senhor com este homem de Belial, a saber, com Nabal; porque o que significa o seu nome ele é. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele; eu, porém, tua serva, não vi os moços de meu senhor, que enviaste.
26  Agora, pois, meu senhor, tão certo como vive o SENHOR e a tua alma, foste pelo SENHOR impedido de derramar sangue e de vingar-te por tuas próprias mãos. Como Nabal, sejam os teus inimigos e os que procuram fazer mal ao meu senhor 1Sm 25:25-26. 

Como este fato torna sua intercessão em seu favor ainda mais notável?
Embora Abigail estivesse disposta a arriscar a própria vida para salvar sua casa, ela também manteve sua integridade pessoal. Não mentiu em favor de Nabal. Ela sabia que o problema era ele, e não teve medo de dizer isso, mesmo em público.

Frequentemente, aqueles que se encontram em um relacionamento abusivo começam a se sentir responsáveis pelas ações do abusador e se sentem culpados. Abigail não fez assim. Ela mantinha um forte senso de valor próprio. Esse senso de valor derivava de seu senso de missão. Ela não se vangloriava por haver detido Davi e levar-lhe presentes mas se considerava simplesmente um instrumento de Deus para fazer Davi mudar de ideia. Por saber quem era, Abigail estava em condições de encorajar Davi a ser tudo o que podia ser. Ela lhe lembrou que lhe cabia travar as batalhas do Senhor e não desperdiçar seu tempo e energia em busca de vingança por insultos pessoais.

(Perdoa a transgressão da tua serva; pois, de fato, o SENHOR te fará casa firme, porque pelejas as batalhas do SENHOR, e não se ache mal em ti por todos os teus dias. 1Sm 25:28) A observação de Abigail de que “não se ache mal” em Davi era tanto uma declaração como uma advertência para que Davi não se desqualificasse para o grande ofício para o qual havia sido ungido – o de ser rei.

Abigail também lembrou a Davi que, com a vida firmemente dedicada a Deus, ele não tinha necessidade de salvar as aparências nem defender sua honra. Deus faria isso por ele.

Lembre-se, também, de que, no mundo de Abigail, nem o divórcio nem mesmo a separação eram aceitáveis para uma mulher. Do ponto de vista terreno, ela “pertenceria” a seu marido até o dia de sua morte. Porém, Abigail não considerava a vida inútil nem uma prisão permanente. Ela cria que Deus lidaria com seu marido a Seu próprio tempo.

O discurso de Abigail mostra que a sabedoria pode ser encontrada em qualquer situação da vida quando nos rendemos a Deus. A sabedoria não é uma teoria, mas um modo prático de viver e reagir aos que nos cercam.

Que significa submeter-nos completamente a Deus? Como se faz isso? Se alguém lhe dissesse: “Quero entregar-me completamente ao Senhor, mas não sei como”, o que você responderia?  




Nenhum comentário:

Postar um comentário