terça-feira, 11 de agosto de 2009

Andando na luz – Rejeitando os anticristos



Verso para Memorizar: “Todo aquele que nega o Filho, esse não tem o Pai; aquele que confessa o Filho tem igualmente o Pai (1Jo 2:23).


Desde seus primórdios, a igreja teve que lidar com falsos ensinos e heresias. Paulo advertiu os líderes da igreja em Éfeso contra os “lobos vorazes” que atacariam “o rebanho” e contra falsos mestres entre eles mesmos que afastariam para longe os membros da igreja (At 20:29, 30). Jesus também advertiu contra os falsos cristos e falsos profetas (Mt 24:5, 11, 24). Hoje, a igreja enfrenta a mesma coisa.


Em Apocalipse 13, a besta do mar é descrita como uma imitação de Jesus. Então, os comentaristas chamaram essa besta de anticristo (em grego, anti significa “em lugar de”). Curiosamente, em sua primeira epístola, João também fala sobre o(s) anticristo(s). Quem são esses? O que eles ensinam?


Nesta semana, vamos entender com o que João estava lidando e procurar tirar lições para nós em nossos dias.

Qual é a “última hora” em (1Jo 2:18)? A respeito de que ameaça João advertiu seus leitores? Existe diferença entre o anticristo e os anticristos? O que João quer dizer sobre permanecermos em Cristo? Como os cristãos devem provar os espíritos?



“A Última Hora”


“Filhinhos, esta é a última hora e, assim como vocês ouviram que o anticristo está vindo, já agora muitos anticristos têm surgido. Por isso sabemos que esta é a última hora” (1Jo 2:18, NVI).


No texto final de 1 João 2, o apóstolo começa a falar em maiores detalhes sobre o grupo ou os grupos que haviam provocado problemas aos membros de sua igreja. Na atividade deles, ele reconheceu que “a última hora” havia chegado.


1. João fala sobre “a última hora” perto do fim do primeiro século d.C. Quase dois mil anos mais tarde, como devemos entender o que significa essa última hora? Leia sobre “os últimos dias” em

At 2:15-17; - Mas o que ocorre é o que foi dito por intermédio do profeta Joel: E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos;


Hb 1:1, 2; - Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.


1Pe 1:20; - conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós


1Jo 2:18 - Filhinhos, já é a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também, agora, muitos anticristos têm surgido; pelo que conhecemos que é a última hora.


A expressão “a última hora” ocorre só aqui. Em contraste, no Novo Testamento, outros escritores usaram a expressão “os últimos dias” para se referir ao tempo desde a primeira vinda de Jesus.


Com Jesus chegou uma nova era. Todo o período entre a primeira e a segunda vinda de Cristo é considerado “os últimos dias”. Pelo contexto de seus escritos, a “última hora” de João pode simplesmente ser sua forma de dizer a mesma coisa de “os últimos dias”, período entre a primeira e a segunda vinda de Jesus.


O próprio Jesus usou a expressão “a hora” em João 4:23 e 16:2 (em algumas versões é traduzido como tempo”), e Ele apontava para um período específico no futuro, anterior ao Seu retorno. João parece usar a expressão “a última hora” também neste mesmo sentido.


O mais importante, porém, é notar que João não fixa uma data, nem descreve uma cronologia precisa e detalhada dos eventos que devem ocorrer antes da vinda do Senhor. Não é esse o seu objetivo. Em vez disso, seu objetivo está mais ligado à necessidade de sermos diligentes e cuidadosos, porque haveria falsos mestres, como o próprio Jesus advertiu.


Se João foi impressionado naquele tempo a advertir sobre os perigos da “última hora”, que dizer de nós hoje? Que tipos de ensinos temos que enfrentar cada dia, tanto dentro como fora da igreja, que, se fossem aceitos, nos fariam extraviar-nos? Como podemos nos proteger desses enganos?





Nenhum comentário:

Postar um comentário