segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A “definição” de amor



2. Embora João fale muito sobre amor nestes versos, como ele define e explica o amor?

1Jo 3:12-16; - não segundo Caim, que era do Maligno e assassinou a seu irmão; e por que o assassinou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas. Irmãos, não vos maravilheis se o mundo vos odeia. Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte. Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si. Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos.


1Jo 4:7-10, 16 - "Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados." - "E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele."


João não parece decidido a dar uma definição de amor. Ao contrário, ele começa usando o exemplo de Caim como demonstração do que não é o amor.


3. Como esse exemplo nos ajuda a compreender o que João queria dizer?


O exemplo negativo é seguido por outro positivo. Jesus depôs Sua vida por nós. O Pai enviou Seu Filho como sacrifício expiatório. Enviou-O para ser o Salvador do mundo. Este é o significado mais profundo de amor. Amar significa fazer tudo o que for necessário para ajudar os outros, mesmo que requeira abnegação. Que contraste para o que Caim fez a seu irmão! Amar também significa perdoar e esquecer o passado. No caso de Jesus, significa completa abnegação pelo bem dos outros.


Mas amor não é um mero espetáculo a ser observado. Deve ter impacto na vida dos outros. Se alguém saltasse na água e se afogasse só para provar seu amor, isso não significaria nada. Mas se a pessoa que saltou perdesse a vida a fim de salvar outra pessoa, isso é amor.


A melhor definição de amor é o caráter e trabalho da Divindade, conforme revelado no plano de salvação, e o fato de ter Jesus Se entregado por nós.


O amor cristão tem sua fonte no amor de Deus. Permanecer no amor significa desfrutar uma relação íntima com Deus. No sentido bíblico, não existe amor que, em última instância, não venha de Deus (1Jo 4:7). Porém, a declaração do mesmo verso de que “todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus” pode ser mal-entendida. Precisa ser interpretada no contexto de 1 João. De acordo com 1 João 3:23, a fé (convicção verdadeira) e o amor pertencem um ao outro; de acordo com 1 João 5:2, o amor e a guarda dos mandamentos, também. Alguém pode dizer que ama a Deus; João nos mostra como esse amor deve ser revelado.


Que exemplos desse tipo de amor você viu manifestados entre outros? Quem foram os que manifestaram esse amor, o que eles fizeram, e o que você aprendeu deles sobre o verdadeiro significado do amor?





Nenhum comentário:

Postar um comentário