2. Quem é o anticristo? 1Jo 2:18, 19, 22-23 - "Filhinhos, já é a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também, agora, muitos anticristos têm surgido; pelo que conhecemos que é a última hora. Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos."
1Jo 2:22-23 - Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo, o que nega o Pai e o Filho. Todo aquele que nega o Filho, esse não tem o Pai; aquele que confessa o Filho tem igualmente o Pai.
A palavra anticristo é usada apenas em 1 e 2 João. Um anticristo tenta tomar o lugar de Cristo e a Ele se opõe. Estudiosos de diferentes denominações têm, por exemplo, chamado de “anticristo” a besta do mar de Apocalipse 13 e o homem da iniquidade de 2 Tessalonicenses 2. Essa é uma designação correta, porque a linguagem usada em Apocalipse 13:2-4 mostra que essa besta do mar é uma imitação e paródia de Cristo, o Cordeiro; em 2 Tessalonicenses 2:4 o anticristo, o homem da iniquidade, busca tomar o lugar do Senhor. Embora não usem o mesmo termo, as Escrituras, em vários lugares, falam desse conceito, e, obviamente, João estava familiarizado com ele. Realmente, em Apocalipse, ele mesmo usa esse conceito, se não o termo em si.
Apocalipse 13:2-4 - A besta que vi era semelhante a leopardo, com pés como de urso e boca como de leão. E deu-lhe o dragão o seu poder, o seu trono e grande autoridade. Então, vi uma de suas cabeças como golpeada de morte, mas essa ferida mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou, seguindo a besta; e adoraram o dragão porque deu a sua autoridade à besta; também adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem pode pelejar contra ela?
Em 1 João 2:18 João emprega anticristo no singular e também no plural: O anticristo deveria vir; muitos anticristos já haviam aparecido. João abre mão da ideia de um anticristo específico ao chamar outras pessoas de anticristos? Provavelmente, não! 1 João 4:3 é útil. O texto fala do espírito do anticristo: essas pessoas revelam o espírito do anticristo, mas o verdadeiro anticristo ainda estava por vir.
3. Por que João chamava de anticristos essas pessoas que tinham problemas com a correta compreensão da natureza de Cristo?
1Jo 4:3; - e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo.
2Jo 1:7 - Porque muitos enganadores têm saído pelo mundo fora, os quais não confessam Jesus Cristo vindo em carne; assim é o enganador e o anticristo
João podia não considerar “anticristos” aqueles membros de sua igreja que estavam simplesmente com dificuldades para compreender corretamente a natureza de Jesus ou que estavam oscilando momentaneamente, atingidos pelos falsos ensinos. Eles precisavam tomar uma decisão entre o ensino do cristianismo e a visão dos anticristos no que se relacionava com Jesus como o Messias e/ou a natureza de Cristo.
Porém, pessoas haviam deixado a igreja e proclamavam doutrinas falsas com algum sucesso (1Jo 4:5). Esses eram os anticristos.
(1Jo 4:5) - Eles procedem do mundo; por essa razão, falam da parte do mundo, e o mundo os ouve.
Em sentido real, qualquer coisa que toma o lugar do Deus verdadeiro em nossa vida pode ser um “anticristo”. Quais são alguns dos “anticristos” que confrontamos em nossa vida hoje? Como podemos reconhecê-los e, mais importante, neutralizar seu poder contra nós? |
Nenhum comentário:
Postar um comentário