sábado, 8 de agosto de 2009

Permanecendo em Jesus Cristo



7. Em quem devemos permanecer? O que deve permanecer em nós? Por que essa mensagem é tão importante para nós?


Jo 5:38; - Também não tendes a sua palavra permanente em vós, porque não credes naquele a quem ele enviou


Jo 6:56; - Quem comer a minha carne e beber o meu sangue permanece em mim, e eu, nele.


Jo 8:31; - Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos;


Jo 15:4-10; - permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.


1Jo 2:14, 28; - "Filhinhos, eu vos escrevi, porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno." "Filhinhos, agora, pois, permanecei nele, para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e dele não nos afastemos envergonhados na sua vinda."


2Jo 9 - Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho.


A palavra traduzida como permanecer também pode ser traduzida como habitar, viver em, morar em. É um conceito importante no Evangelho de João e em suas epístolas. Ocorre 25 vezes em 1 João e duas vezes em 2 João.


O conceito destaca que é importante permanecer no Filho, no Pai e no Espírito Santo. Uma relação correta com a Divindade é importantíssima. Também é importante permanecer na doutrina correta e na Palavra, porque isso afeta nossa relação com Deus. Realmente, esse parece ser um aspecto fundamental na epístola de João, porque ele temia o que esses falsos mestres e seus falsos ensinos podem fazer para a fé dos crentes.


8. Uma das promessas feitas aos que permanecem nEle é a vida eterna. O que nossa fé nos ofereceria se não tivéssemos essa promessa? Por que se importar até mesmo em ser cristão? Veja 1Co 15:1-19.

Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão. Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E apareceu a Cefas e, depois, aos doze. Depois, foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maioria sobrevive até agora; porém alguns já dormem. Depois, foi visto por Tiago, mais tarde, por todos os apóstolos e, afinal, depois de todos, foi visto também por mim, como por um nascido fora de tempo. Porque eu sou o menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus. Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo. Portanto, seja eu ou sejam eles, assim pregamos e assim crestes. Ora, se é corrente pregar-se que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como, pois, afirmam alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos? E, se não há ressurreição de mortos, então, Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé; e somos tidos por falsas testemunhas de Deus, porque temos asseverado contra Deus que ele ressuscitou a Cristo, ao qual ele não ressuscitou, se é certo que os mortos não ressuscitam. Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. E ainda mais: os que dormiram em Cristo pereceram. Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.


Para João, sem dúvida, um aspecto fundamental da fé cristã era a permanência no Senhor. Essa é simplesmente outra maneira de declarar que precisamos “andar na luz”, que precisamos viver em um relacionamento próximo com Jesus, que significa submeter diariamente a vida à Sua vontade, revelada pela Palavra e pela obra do Espírito Santo em nossa vida. Assim que começamos a desobedecer ao Senhor, assim que começamos a pensar que podemos resolver as coisas à parte de Deus, assim que começamos a emitir juízos negativos sobre aquelas porções da Bíblia de que não gostamos, estamos nos movendo em uma direção que, se não for interrompida, nos separará da relação de salvação com Jesus.


Como você “habita” em Cristo? Que coisas você fez nas últimas 24 horas que o habilitaram a “habitar” nEle? Faça uma lista das coisas que fazem parte do que significa “habitar” em Cristo.



Pode-se suscitar a pergunta por que 1 João 2:29 é importante nesta discussão sobre falsos mestres. Obviamente, com o falso ensino sobre Jesus, um falso estilo de vida foi junto. É assim que costuma acontecer hoje. O ataque a uma doutrina do cristianismo leva ao questionamento de outras e, mais cedo ou mais tarde, não é só um raciocínio teórico que é afetado, mas existem reflexos em termos práticos. As pessoas não mais vivem de maneira justa. Um desastroso ciclo maligno começa, uma espiral descendente que só pode ser detida retornando ao Senhor, Seus ensinos e Sua vida exemplar.

“O Espírito não foi dado – nem nunca o poderia ser – a fim de sobrepor-Se à Escritura; pois esta explicitamente declara ser, ela mesma, a norma pela qual todo ensino e experiência devem ser aferidos. Diz o apóstolo João: ‘Não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus; porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo’ (1 Jo 4:1)” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 7).


Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2009/frlic632009.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário