2. Que mensagens João tem para os pais? Para os jovens? Para os “filhinhos”? 1Jo 2:13, 14. Como podemos aplicar essas mensagens a nós mesmos?
(1Jo 2:13, 14) - Pais, eu vos escrevo, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevo, porque tendes vencido o Maligno. Filhinhos, eu vos escrevi, porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno.
Os filhos são lembradas de que conhecem o Pai, enquanto os pais são lembrados de que conhecem aquele que é desde o princípio. Obviamente, essa pessoa é Jesus. A expressão “no princípio” é atribuída a Jesus em 1 João 1:1. Parece ter mais sentido quando nestes versos o Pai e aquele que é desde o princípio (Jesus) são duas pessoas diferentes. Quando os jovens são mencionados pela segunda vez, a frase “vocês venceram o Maligno”(NVI) é repetida, mas a declaração é expandida. Os jovens não apenas venceram o mal mas o próprio Satanás, porque pertencem a Cristo e reivindicam Sua vitória. A língua original indica que a vitória foi alcançada no passado, mas as consequências são uma realidade contínua. Os jovens também são espiritualmente fortes, e a “palavra de Deus” permanece neles.
A Palavra de Deus aponta para seu autor, o Espírito Santo (Ef 6:17; 2Pe 1:21). Então, alguns comentaristas sugerem que nesses versos é encontrada uma referência implícita à Trindade: Deus o Pai, Jesus, aquele que é desde o princípio, e o Espírito Santo, representado pela Palavra de Deus. No fim, os verdadeiros crentes vieram a conhecer a Deus e continuam a conhecê-Lo; isto é, mantêm um relacionamento íntimo com Ele.
(Ef 6:17;) - Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
(2Pe 1:21) - porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.
Assim, nestes versos, recebemos a essência da vida cristã: perdão dos pecados, conhecimento da Divindade, vitória sobre o pecado e a Palavra de Deus que habita em nós.
Visto que os crentes sabem que Deus e Sua Palavra habitam neles, estão prontos para o desafio dos versos 15-17. Enquanto os versos 12-14 contêm declarações afirmativas, o verso 15 começa com um imperativo, um chamado ou ordem: “Não ameis o mundo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário