quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Andando na luz – Renunciando ao mundanismo




Verso para Memorizar: “Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele” (1Jo 2:15, NVI).


Em 1933, o escritor francês André Malraux publicou A Condição do Homem, história sobre uma insurreição marxista mal-sucedida em Xangai, China, na década de 1920. Na história, um terrorista marxista, Ch'en, estava caminhando rua abaixo quando seu primeiro professor, um ministro cristão, se aproximou dele e começou uma conversa sobre a fé que Ch'en havia perdido. Mal sabia o professor que, naquele momento, Ch'en, estava levando uma bomba a caminho de um assassinato político! Ch'en respondeu que não perdera a fé; ele simplesmente a dedicava à política.

– Qual fé política – seu antigo professor perguntou com tristeza – poderia destruir a morte?

Em outras palavras, não importam suas ideias políticas, não importa a utopia que espera criar, você nunca derrotará o grande açoite da humanidade: a morte.

Enquanto continua a nos mostrar o que significa “andar na luz”, os textos desta semana nos lembram que nossa vida é passageira, em contraste com a vida eterna que só pode ser encontrada em Deus.

Em que base podemos saber que nossos pecados estão perdoados? O que significa conhecer a Deus? O que significa não amar as coisas do mundo? Qual é o destino do mundo?



“Por causa do Seu nome”

“Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados, por causa do Seu nome” (1Jo 2:12).


Em 1 João 2:12-15, João se dirige aos “filhinhos”, aos “pais” e aos “jovens”. Apesar das várias sugestões feitas sobre quem João tinha em mente por essa divisão, sugerimos que “filhinhos” se refere a todos os membros da igreja, porque, em sua epístola, João usa a palavra filhinhos neste sentido (1Jo 2:1, 12, 28; 3:7; 4:4;5:21). Os “pais” representariam os membros mais idosos da igreja, e os “jovens”, os membros mais jovens. Em resumo, ele se dirige a todos.


1. Em 1 João 2:12, ele diz a todos que seus pecados estão perdoados. Em que base esse perdão é obtido? Por que é tão importante para os cristãos saber que seus pecados estão perdoados? Veja também

At 5:31; - Deus, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados.

Rm 4:7; - Bem-aventurados aqueles cujas iniqüidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos;

Ef 4:32; - Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.

Cl 1:14; - no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.

Cl 2:13. - E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos;


João queria que seus ouvintes, isto é, os membros fiéis da igreja, tivessem certeza absoluta da salvação. Ele estava se referindo novamente à discussão sobre a questão do pecado, encontrada em 1 João 1:9 e 2:1, 2, destacando que ser cristão significa ter esse perdão. Os cristãos não negam sua pecaminosidade mas aceitam a salvação por meio de Jesus Cristo e, então, vivem com a certeza de ter sido perdoados.


O mais importante é que os cristãos entendam que a base de sua salvação é encontrada unicamente em Jesus e no que Jesus fez por eles. É por isso que João diz que eles foram perdoados – não por causa de suas boas ações, nem por suas convicções, e nem mesmo por causa de seu conhecimento de Deus, mas por “causa do Seu nome”; isto é, por causa de Jesus e do que Ele fez por eles. Assim, no meio de todo o discurso de João sobre a vitória, sobre a obediência, ele preserva diante deles a ênfase de que a salvação vem unicamente por causa de Jesus.


Qual é a importância de saber que você tem o perdão dos pecados? Onde você estaria hoje se tivesse dúvidas sobre o perdão? Da mesma forma, por que você deve sempre se lembrar de que a base do perdão está em Jesus, e não em você mesmo?






Nenhum comentário:

Postar um comentário