domingo, 16 de agosto de 2009

Definição de pecado


(1Jo 3:4) - Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei. (Ver em Êxodo 20 - Os Dez Mandamentos)

Os falsos ensinos que João confrontou nessas epístolas podem ter destacado a bênção presente da salvação mas podem ter ignorado a importância da pureza de vida. Os falsos mestres podem não ter se preocupado com o problema do pecado nem com suas consequências. Então, João enfatiza que o futuro depende do tipo de vida que temos agora. Isso não tem nada que ver com justiça pelas obras. Somos salvos unicamente pela graça, mas nossa vida deve refletir que somos salvos. Então, João, depois de ter conclamado os cristãos a purificar-se, continua expondo o que significa isso.


3. De acordo com a Bíblia, qual é a natureza do pecado? Sl 51:4; Is 1:2; Mt 7:23; Rm 6:17, 20; Se puder, leia também Êx 9:27; Sl 36:3; Jr 3:13; 1Jo 1:8; 3:4; 5:17


Sl 51:4; - Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar.

Is 1:2; - Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, ó terra, porque o SENHOR é quem fala: Criei filhos e os engrandeci, mas eles estão revoltados contra mim.

Mt 7:23; - Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.

Rm 6:17, 20; - Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues;

Jr 3:13; - Tão-somente reconhece a tua iniqüidade, reconhece que transgrediste contra o SENHOR, teu Deus, e te prostituíste com os estranhos debaixo de toda árvore frondosa e não deste ouvidos à minha voz, diz o SENHOR.

1Jo 1:8; - Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós.

Na Bíblia, pecado é descrito como erro de alvo, falsidade, violação deliberada do padrão divino de verdade, revolta, maldade, desobediência, transgressão, ilegalidade, iniquidade e injustiça.

Em 1 João 3:4 pecado é definido como “transgressão da lei”. Mais tarde, em 1 João 3:11-20, João narra a história de Caim, que assassinou seu irmão, exemplo claro de “ilegalidade”. Então, nos versos 22 e 24 do mesmo capítulo, ele se refere aos mandamentos e à necessidade de guardá-los.

Além das implicações legais do termo, iniquidade nos lembra o “homem da iniquidade” em 2 Tessalonicenses 2:3, o anticristo por excelência e clímax de sua atividade justamente antes da segunda vinda. Essa iniquidade é exibida pelos anticristos em 1 João, rebelando-se notoriamente contra Deus e se alinhando a Satanás. Os membros da igreja são advertidos indiretamente em 1 João 3:4 a renunciar a essa atitude e a todo pecado. Uma das grandes ironias do mundo cristão de hoje é que muitos dos mesmos pregadores que denunciam o pecado continuam a afirmar que a lei de Deus foi abolida porque agora estamos sob a graça. Que distorção horrível do que é a graça!


Qual é seu pecado favorito? Isto é, em que pecado você costuma cair? Como você o justifica em sua mente? Quão menos pecaminoso ele parece a cada ano que passa? Quando você vai acordar e perceber que, cedo ou tarde, isso irá destruí-lo, a menos que busque o poder de Deus para vencer?



A manifestação de Jesus contra o pecado


4. Qual foi o grande objetivo da primeira vinda de Jesus?

1Jo 1:2; (e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada),

(1Jo 3:5, 8) - Sabeis também que ele se manifestou para tirar os pecados, e nele não existe pecado. - Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.


Em Sua primeira vinda, Jesus, veio em carne humana. Veio para solucionar o problema do pecado e para destruir as obras do diabo. Nesse caso, os crentes não podem fazer coisa nenhuma com o pecado ou o originador do pecado, o diabo. Quando nos associamos ao pecado, associamo-nos com Satanás e rejeitamos Jesus.


5. De acordo com 1 João 3:5, tira os pecados. Essa declaração parece ser uma alusão a João 1:29. Como Jesus realizou essa tarefa?

1 João 3:5 - Sabeis também que ele se manifestou para tirar os pecados, e nele não existe pecado.

João 1:29 - No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

Hb 9:26, 28; - Ora, neste caso, seria necessário que ele tivesse sofrido muitas vezes desde a fundação do mundo; agora, porém, ao se cumprirem os tempos, se manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado. - assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação. (Heb. 9:28)

1Jo 4:10; - Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados

Ap 1:5, 6 - e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!

1 João 3:5 não diz diretamente como Jesus tirou os pecados. Porém, o contexto de 1 João e do Evangelho de João deixa claro que Jesus fez isso morrendo na cruz. Enquanto o livro de Hebreus afirma claramente que Jesus tirou o pecado mediante Seu autossacrifício, o Apocalipse ensina que Jesus nos livrou dos pecados mediante Seu sangue.

A primeira parte de 1 João 3:5 aponta indiretamente para a cruz. A segunda parte destaca a absoluta ausência de pecado em Jesus, o que era necessário a fim de que Sua morte na cruz nos salvasse.

Os anticristos de 1 João podem não ter compreendido completamente o verdadeiro valor da cruz e a morte substituinte em nosso lugar. Que tolice, pois a morte de Cristo em nosso favor, na qual Ele sofreu a penalidade por todos os nossos pecados, forma o fundamento do plano de salvação! A morte de Cristo foi o único meio possível para salvar a humanidade e trazer-lhe a promessa da vida eterna. Perder isso é perder todo o sentido do evangelho.


Em suas próprias lutas com o pecado, culpa, medo e falta de certeza, como a cruz responde a esses desafios em sua vida? Como você pode tirar melhor proveito da esperança e promessa que temos por meio de Jesus, não só para obter perdão mas também para obter o poder para vencer?




Um comentário:

  1. Muito bom essas definições p/ eu aluna montar meu sermão.Conceito de pecado-primeiro pecado do homem-malefícios deste e de onde advém-fomos destituidos da glória de Deus por conta dele,Jesus se manisfestou p/pedoarmos dos pecados-reconhecermos como pecadores-renunciarmos toda atitude de pecado-é epla graça que somos perdoados-se não reconhecermos que somos pecadores Jesus dirá:Nuca vos conheci(mt7:23);

    ResponderExcluir