sábado, 1 de agosto de 2009

Renunciando ao amor do mundo




(1Jo 2:15) - Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele;


3. Os cristãos são aconselhados a não amar o mundo. Como as Escrituras definem a palavra mundo?

Jo 12:19; - De sorte que os fariseus disseram entre si: Vede que nada aproveitais! Eis aí vai o mundo após ele.

Jo. 15:19; - Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia.

At 17:24; - O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas.

Rm 1:20; - Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis

Cl 2:8; - Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo;

1Tm 6:7; - Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele.

Tg 4:4; - Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

Ap 11:15 - O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos.


A palavra kosmos (traduzida por mundo) designa o Universo, a Terra, a humanidade, o reino da existência e o estilo de vida oposto a Deus. A palavra ocorre mais de 20 vezes em 1 e 2 João. O mundo precisa de salvação (1Jo 4:14), mas é hostil a Deus e Seu povo (1Jo 3:13). Jaz no poder do Maligno (1Jo 5:19), e falsos profetas, anticristos e enganadores estão no mundo (1Jo 4:1, 3; 2Jo 7). Não é errado possuir os bens do mundo, mas eles devem ser partilhados com os necessitados (1Jo 3:17). Finalmente, o mundo precisa ser vencido (1Jo 5:4, 5). Nas epístolas de João, a palavra mundo é predominantemente um termo negativo, porque o mundo está em rebelião contra Deus.


Existe uma contradição interessante nas Escrituras a respeito de nosso relacionamento com o mundo. Por um lado, somos aconselhados a não amar o mundo, mas, por outro lado, a Bíblia é clara em dizer que Deus ama o mundo (Jo 3:16). Enquanto isso, a Bíblia diz que não devemos amar as coisas do mundo, mas nos aconselha, repetidas vezes nas Escrituras, a amar as pessoas, e as pessoas certamente estão no mundo!

Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)


4. Como você entende essa contradição? Como devemos amar as pessoas e não amar o mundo, quando o mundo é constituído principalmente de pessoas? Existem algumas coisas no mundo, além das pessoas, que podemos amar? O quê?

(1Jo 2:15) - Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele;

O fim do verso 15 e o seguinte nos ajudam a entender o que João tinha em mente. Ele não disse que devemos odiar os seres humanos ou menosprezar o Planeta Terra; ao contrário, devemos odiar as coisas do mundo que, se forem sobrevalorizadas por nós, nos impedirão de conhecer e experimentar por nós mesmos o amor de Deus. Isto é, precisamos nos afastar das coisas do mundo que nos impedem de manter uma relação de salvação com Deus.


Seja honesto consigo mesmo. Quais são algumas das coisas do mundo que você ama e que sabe que estão erradas? Ou existem coisas do mundo que, em si mesmas, não são más, no entanto, lhes dedica mais amor do que a Deus? O que será necessário para que você as abandone?





2 comentários:

  1. Ótimo POST! Parabéns.

    Estou te seguindo por aqui, será um prazer tê-lo no BUSCAI o REINO tmb.

    Grande abraço irmão, em Cristo

    Soli Limberger | BUSCAI o REINO
    http://buscaioreino.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post...
    Adorei a mensagem! Continuem sempre assim...
    Paz eterna...
    Alisson Carvalho

    ResponderExcluir