quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Aprendendo a viver em sociedade



Para nós, hoje, é difícil entender os enormes problemas que surgiam pela migração do povo de Israel, do Egito para Canaã, com milhares de pessoas, juntamente com os milhares de animais, bovinos e ovinos. Pense neles, apinhados no deserto em frente ao Monte Sinai. Os fisicamente incapacitados tinham sido removidos por causa da saúde da nação. Mas outro problema sério precisava ser tratado. Embora eles fossem instruídos a “amar” uns aos outros (Lv 19:18), como qualquer pessoa que vive em comunidade sabe, nem sempre isso é tão fácil. Mesmo nos melhores tempos, os conflitos sempre surgem.


(Lv 19:18) - Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR.


3. Quando um israelita pecava contra alguém no acampamento, contra quem ele pecava, realmente? Nm 5:6; veja também Sl 51:3, 4. Como devemos entender esse conceito?


Nm 5:6 - Dize aos filhos de Israel: Quando homem ou mulher cometer algum dos pecados em que caem os homens, ofendendo ao SENHOR, tal pessoa é culpada.

Sl 51:3, 4 - Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar.


Ofender o próximo é pecar contra o próprio Deus. Em certo sentido, isso não deve ser muito difícil de entender. Todos nós pertencemos a Deus; todos somos Sua propriedade, tanto por criação como por redenção (1Co 6:19, 20; At 17:28). Se alguém danificasse sua propriedade, o pecado não seria só contra a propriedade em si, mas contra você, seu proprietário. O mesmo acontece quando pecamos contra outra pessoa; pecamos contra quem criou aquela pessoa e que, na cruz, a readquiriu com Seu próprio sangue. Não devemos nos admirar, portanto, que a Bíblia expresse essa ideia de que, ao pecar contra outros, estamos pecando contra o próprio Deus.


(1Co 6:19, 20; - Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.


At 17:28) - pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração.


4. O que o culpado deveria fazer?


Nm 5:6-8; - Dize aos filhos de Israel: Quando homem ou mulher cometer algum dos pecados em que caem os homens, ofendendo ao SENHOR, tal pessoa é culpada. Confessará o pecado que cometer; e, pela culpa, fará plena restituição, e lhe acrescentará a sua quinta parte, e dará tudo àquele contra quem se fez culpado. Mas, se esse homem não tiver parente chegado, a quem possa fazer restituição pela culpa, então, o que se restitui ao SENHOR pela culpa será do sacerdote, além do carneiro expiatório com que se fizer expiação pelo culpado.


Ez 33:15; - e restituir esse perverso o penhor, e pagar o furtado, e andar nos estatutos da vida, e não praticar iniqüidade, certamente, viverá; não morrerá.


Lc 19:8, 9 - Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão.


Embora o princípio de endireitar os erros contra outras pessoas ainda se aplique hoje, como endireitamos também o erro que cometemos contra Deus, quando pecamos? O fato é que não podemos. É muito tarde para endireitar nossa relação com Deus. Evidentemente, foi por isso que Jesus veio ao mundo: para nos reconciliar com Deus, não por meio de qualquer coisa que possamos fazer, mas por meio do que Jesus fez por nós


(Cl 1:20) - e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.

Tendo em mente o que Jesus fez para prover reconciliação entre você e Deus, o que você precisa fazer para se reconciliar com alguém com quem esteja em conflito?







Nenhum comentário:

Postar um comentário