5. Que pedido Moisés fez a Hobabe, filho de Jetro? Qual foi a resposta dele?
Nm 10:29-32 - Disse Moisés a Hobabe, filho de Reuel, o midianita, sogro de Moisés: Estamos de viagem para o lugar de que o SENHOR disse: Dar-vo-lo-ei; vem conosco, e te faremos bem, porque o SENHOR prometeu boas coisas a Israel. Porém ele respondeu: Não irei; antes, irei à minha terra e à minha parentela. Tornou-lhe Moisés: Ora, não nos deixes, porque tu sabes que devemos acampar-nos no deserto; e nos servirás de guia. Se vieres conosco, far-te-emos o mesmo bem que o SENHOR a nós nos fizer.
Moisés não consultou a Deus antes de tentar persuadir Hobabe a acompanhar Israel. A presença de Deus na coluna de nuvem de dia e de fogo à noite não era mais que suficiente para guiar a nação através do deserto? Aqui vemos a humanidade de Moisés fraquejando diante do desafio que enfrentava e esquecendo-se de que o Deus que abrira o Mar Vermelho também poderia abrir o caminho através dos desertos e prover alimento e água.
6. Que evidências temos da humanidade de Jesus? Como se referiam essas evidências às necessidades físicas do Mestre?
Mt 26:36-43 - Em seguida, foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar; e, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo. Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres. E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. Tornando a retirar-se, orou de novo, dizendo: Meu Pai, se não é possível passar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade. E, voltando, achou-os outra vez dormindo; porque os seus olhos estavam pesados.
Até o Salvador sentia, às vezes, necessidade de simpatia e apoio humano. Embora amasse todos os discípulos, Ele estava mais próximo especialmente de Pedro, Tiago e João. No Getsêmani, Ele pediu que orassem com Ele. No Monte da Transfiguração, os mesmos três dormiram em lugar de orar. Mas o Céu enviou Moisés e Elias para encorajar Cristo a avançar com o plano de Sua morte redentora
(Lc 9:28-31). - Cerca de oito dias depois de proferidas estas palavras, tomando consigo a Pedro, João e Tiago, subiu ao monte com o propósito de orar. E aconteceu que, enquanto ele orava, a aparência do seu rosto se transfigurou e suas vestes resplandeceram de brancura. Eis que dois varões falavam com ele: Moisés e Elias, os quais apareceram em glória e falavam da sua partida, que ele estava para cumprir em Jerusalém.
“Então enviara o Céu Seus mensageiros a Jesus; não anjos, mas homens que suportaram sofrimentos e tristezas e estavam aptos a sentir com o Salvador na prova de Sua existência terrestre. Moisés e Elias foram colaboradores de Cristo. Partilharam de Seus anseios em torno da salvação dos homens. ... A esperança do mundo, a salvação de toda criatura humana, eis o assunto de sua entrevista” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 422, 425).
Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2009/frlic442009.html
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