quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Trombetas que anunciam a presença de Deus







O antigo Israel tinha dois tipos de trombetas: a de chifre do carneiro comum (o shofar) e as duas trombetas de prata, que pertenciam essencialmente ao santuário e só eram tocadas pelos sacerdotes (Nm 10:8). Essas últimas eram feitas de “obra batida”, cada uma forjada a partir de um pedaço de metal. A trombeta de prata era semelhante a um tubo longo, alargando-se em uma das pontas.



4. Qual era o propósito do toque dessas trombetas? Que lições espirituais podemos tirar do uso dessas trombetas? 


Nm 10:1-10  -  Disse mais o SENHOR a Moisés: Faze duas trombetas de prata; de obra batida as farás; servir-te-ão para convocares a congregação e para a partida dos arraiais. Quando tocarem, toda a congregação se ajuntará a ti à porta da tenda da congregação. Mas, quando tocar uma só, a ti se ajuntarão os príncipes, os cabeças dos milhares de Israel. Quando as tocardes a rebate, partirão os arraiais que se acham acampados do lado oriental. Mas, quando a segunda vez as tocardes a rebate, então, partirão os arraiais que se acham acampados do lado sul; a rebate, as tocarão para as suas partidas. Mas, se se houver de ajuntar a congregação, tocá-las-eis, porém não a rebate. Os filhos de Arão, sacerdotes, tocarão as trombetas; e a vós outros será isto por estatuto perpétuo nas vossas gerações. Quando, na vossa terra, sairdes a pelejar contra os opressores que vos apertam, também tocareis as trombetas a rebate, e perante o SENHOR, vosso Deus, haverá lembrança de vós, e sereis salvos de vossos inimigos. Da mesma sorte, no dia da vossa alegria, e nas vossas solenidades, e nos princípios dos vossos meses, também tocareis as vossas trombetas sobre os vossos holocaustos e sobre os vossos sacrifícios pacíficos, e vos serão por lembrança perante vosso Deus. Eu sou o SENHOR, vosso Deus. 


O toque dessas trombetas de prata tinha um significado além de suas aplicações mais práticas. Seu toque deveria ser considerado uma “ordenança”. Na guerra, lhes assegurava que seriam lembrados diante do Senhor seu Deus, e seriam salvos de seus inimigos (v. 9). Deste modo, o toque dessas trombetas serviam de “memorial em favor de vocês perante o seu Deus. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês” (v. 10, NVI).


O interessante é que, mesmo com todas as manifestações da guia, presença e proteção de Deus, o Senhor também usava essas trombetas a fim de lembrar a Israel sobre Sua presença e cuidado. Tanto pela vista (a nuvem e o fogo) como pelo som (as trombetas) eles tinham lembretes especiais da direção e presença de Deus entre eles.


Hoje, não temos a nuvem, o fogo nem as trombetas de prata para nos lembrar sobre a direção e presença de Deus. Mas temos no Novo Testamento a revelação do que Deus fez por nós por meio de Jesus, que nos dá a certeza de Seu amor e cuidado que o Israel antigo pode não ter apreciado completamente. Eles conheciam, em tipos e sombras, o que agora temos em realidade: o conhecimento do amor de Deus, revelado na cruz.


O que você preferiria ter: uma trombeta de prata soando aos seus ouvidos, ou o conhecimento do amor, do caráter e cuidado daquele que, “embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-Se; mas esvaziou-Se a Si mesmo, vindo a ser servo, tornando-Se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-Se a Si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!” (Fp 2:6-8, NVI).


Que som de trombeta você quer realmente ouvir, e por quê? 1Co 15:52  -  num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.





Extraído de: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2009/frlic442009.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário