domingo, 4 de outubro de 2009

Preparando um povo para o sucesso



Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma. 3 João 2

Resumo


I. Como viver em um acampamento santo

A. Eram detalhados os métodos pelos quais Deus instruía Israel a lidar com as doenças infecciosas, problemas comportamentais, problemas matrimoniais e aqueles que sentiam um chamado religioso. Por que eram necessárias essas prescrições?


B. Quais eram os benefícios de ter um procedimento prescrito para lidar com a infidelidade e ciúme matrimonial?


C. O livro de Números registra atividades específicas dos que eram consagrados à religião, regulando o que eles faziam enquanto mantinham essa condição e como encerravam seus votos. Por que Deus quis tomar o cuidado de delinear essas atividades?


II. Desejando viver em santidade


A bênção araônica de Números 6:22-27 desvia nossa atenção de uma lista de comportamentos e nos leva à descrição de uma relação. Que desejos essa bênção desperta em seu coração?


Disse o SENHOR a Moisés: Fala a Arão e a seus filhos, dizendo: Assim abençoareis os filhos de Israel e dir-lhes-eis:

O SENHOR te abençoe e te guarde;

o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;

o SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz.

Assim, porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei. (Núm. 6:22-27)


III. Fazer: Procurando viver em harmonia com os caminhos de Deus

A. Como resolvemos agora as doenças e os conflitos interpessoais para que se assemelhassem à maneira de Deus agir no livro de Números?


B. Qual você acredita ser o plano de Deus para lidar com os problemas matrimoniais em nossos dias?


C. Que podemos fazer para consagrar a vida a Deus e Seu serviço? Que precauções devemos tomar para separar o que é santo do que é comum?


A fim de nos abençoar, Deus busca nos colocar em harmonia com Seu projeto de vida.


O Criador, que ajustou com precisão as leis naturais que permitem a vida, não nos abandonou à própria sorte, mas deu leis que, quando seguidas, maximizam a experiência da vida.


Em um artigo intitulado “Deus e a Natureza: Uma Abordagem Bíblica das Origens”,L. James Gibson, diretor do Instituto de Pesquisas em Geosciência, examina a possibilidade de que a vida e o Universo sejam um produto do acaso. Ele escreve: “Duas linhas de evidência apontam fortemente para a insuficiência do acaso em provocar a origem da natureza. Primeira: o Universo tem um conjunto de propriedades específicas sem a qual a vida seria impossível. O poder relativo das forças fundamentais, como a gravidade e as forças do núcleo atômico, bem como os valores das constantes físicas, como a velocidade da luz, estão finamente ajustados para tornar possível a vida. Pequenas mudanças nesses fatores poderiam impossibilitar a existência de átomos e moléculas. ... É altamente improvável que todos esses fatores tivessem sido tão finamente ajustados por acaso”. Ele acrescenta: “A probabilidade de que os aminoácidos se organizassem por acaso em sequências apropriadas para a vida é tão remota que parece inconcebível.” Então, como se explica o mistério da vida? Ele conclui: “A existência de um projeto parece ser a explicação obrigatória para a origem do Universo e da vida. ... E a evidência de um projeto requer o reconhecimento de que Deus agiu com um propósito para criar tanto uma como o outro” (Ministry, novembro de 2007, p. 16, 17).


Pense nisto: Seria possível que o Deus que criou o Universo sob condições tão precisas permitiria que a lei humana ocorresse por acaso? O que Ele tem a dizer sobre a maneira de fazer o melhor da vida que Ele deu? Que projetos o Deus da ordem tem para o casamento, a adoração, as relações sociais e até para a alimentação?


COMENTÁRIO BÍBLICO



I. Controle da doença

Nm 5:1-4; - Disse o SENHOR a Moisés: Ordena aos filhos de Israel que lancem para fora do arraial todo leproso, todo o que padece fluxo e todo imundo por ter tocado em algum morto; tanto homem como mulher os lançareis; para fora do arraial os lançareis, para que não contaminem o arraial, no meio do qual eu habito. Os filhos de Israel fizeram assim e os lançaram para fora do arraial; como o SENHOR falara a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel.


3Jo 2; - Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.


1Jo 1:8, 9.) - Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.


Durante a jornada de Israel pelo deserto, o desejo de Deus de ver Seu povo prosperando espiritual e fisicamente tomou a forma de leis e restrições planejadas para protegê-lo da propagação das doenças. Anteriormente, na jornada, Deus havia feito uma promessa condicional relacionando confiança e obediência à saúde. “Se vocês derem atenção ao Senhor, o seu Deus, e fizerem o que Ele aprova, se derem ouvidos aos Seus mandamentos e obedecerem a todos os Seus decretos, não trarei sobre vocês nenhuma das doenças que Eu trouxe sobre os egípcios, pois Eu sou o Senhor que os cura” (Êx 15:26, NVI). Para os antigos hebreus, a doença tinha um contexto espiritual distinto, não apenas biológico. A declaração de Êxodo permite deduzir que os egípcios sofriam de doenças porque lhes faltava confiança no Deus verdadeiro. Os hebreus podiam evitar este sofrimento se eles tão-somente obedecessem às regras que Deus lhes dera.


Não devemos nos esquecer de que o conhecimento científico a respeito das doenças não estava prontamente disponível para esses ex-escravos. A história revela que, em alguns casos, as assim chamadas práticas médicas dos povos antigos estavam relacionadas com superstição e falsidade. Enquanto, nas escolas, na mídia e no trabalho o cidadão moderno é lembrado das vantagens de lavar frequentemente as mãos e da alimentação com baixos teores de gordura, esse conhecimento não estava à disposição dos povos primitivos. Muitas gerações se passariam antes que os germes e o colesterol fossem descobertos e relacionados com as doenças. Enquanto as mentes modernas, mergulhadas na teoria dos germes e nos mais abundantes conhecimentos médicos, podem ver a lógica nas instruções de Deus relacionadas com a saúde, os antigos simplesmente deviam aceitá-las pela fé na Palavra de Deus.


Pense nisto: A mente moderna tende a pensar que, por causa de nosso conhecimento avançado, não mais precisamos dar atenção a algumas das antigas restrições bíblicas que não fazem sentido para nós. Comente sobre a possibilidade de poder haver “uma ou duas” coisas que ainda não sabemos. Que coisas ainda devemos aceitar simplesmente porque a Palavra de Deus diz, e não porque podemos sempre ver a razão por trás delas?


II. Controle social


Lv 19:18; - Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR.


Nm 5:6-8; - Dize aos filhos de Israel: Quando homem ou mulher cometer algum dos pecados em que caem os homens, ofendendo ao SENHOR, tal pessoa é culpada. Confessará o pecado que cometer; e, pela culpa, fará plena restituição, e lhe acrescentará a sua quinta parte, e dará tudo àquele contra quem se fez culpado. Mas, se esse homem não tiver parente chegado, a quem possa fazer restituição pela culpa, então, o que se restitui ao SENHOR pela culpa será do sacerdote, além do carneiro expiatório com que se fizer expiação pelo culpado.


Sl 51:3, 4; - Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar.

Ez 33:15; - e restituir esse perverso o penhor, e pagar o furtado, e andar nos estatutos da vida, e não praticar iniqüidade, certamente, viverá; não morrerá.


Mt 25:31-46; - Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me. E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos? Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer. E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.


Lc 19:8, 9; - Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão.


At 17:28; - pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração.


1Co 6:19, 20; - Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.


Cl 1:20. - e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.


Se a ordem social é difícil de alcançar em condições relativamente estáveis, imagine como seria mais difícil em uma população errante de cerca de dois milhões de pessoas! A lei de Deus se tornou a cerca que os protegia da autodestruição. Nela, havia ampla provisão para a justiça, tendo em conta as necessidades de homens e mulheres, cidadãos e imigrantes, pobres e ricos, e jovem e idosos. Considerava os direitos de propriedade, direitos humanos e muitos outros direitos com base em um princípio central: A humanidade foi criada à imagem de Deus, e somos Sua propriedade. Se o Zé quebrar o caminhão basculante do Juca, podemos ficar chateados, não que o caminhão seja tão importante, mas porque os sentimentos do Juca o são. Em última instância, quando destruímos nossos semelhantes, é Deus que é atingido, pois é a Ele que pertencem todos os seres humanos. Davi expressou isso quando confessou seu pecado contra Bate-Seba no Salmo 51. O próprio Jesus descreve a cena do juízo em termos de relacionamento direto com o Pai. Enquanto, à primeira vista, é aos outros seres humanos que ferimos com nossos pecados, em última instância, é a Jesus que atingimos. É Jesus que não alimentamos, Jesus que não vestimos, Jesus que não visitamos. Então, quando deu aos israelitas as leis que protegeriam suas relações mútuas, Deus também estava protegendo o relacionamento deles consigo mesmo.


Além da letra da lei, o padrão mínimo de conduta esperado na comunidade israelita era o mandado de amar uns aos outros como amavam a si mesmos. Isso envolve perdão. Jesus ensina que, se não perdoarmos, Deus não nos perdoará. Enquanto os cristãos fazem todas as tentativas para endireitar as ofensas, alguns erros são irreversíveis. No entanto, o perdão cobre todos os pecados. Todos pecamos, e todos precisamos de perdão. A quem você precisa pedir perdão? Quem precisa do seu?


Pense nisto: Como a harmonia com Deus e nossos semelhantes é cultivada pela obediência à vontade de Deus? Como é cultivada pelo ato de perdoar?


III. Fidelidade conjugal


Gn 1:26-28, - Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.


Gn 2:21-24; - Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.


Nm 5:11-31; - Disse mais o SENHOR a Moisés: Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Se a mulher de alguém se desviar e lhe for infiel, de maneira que algum homem se tenha deitado com ela, e for oculto aos olhos de seu marido, e ela o tiver ocultado, havendo-se ela contaminado, e contra ela não houver testemunha, e não for surpreendida em flagrante, e o espírito de ciúmes vier sobre ele, e de sua mulher tiver ciúmes, por ela se haver contaminado, ou o tiver, não se havendo ela contaminado, então, esse homem trará a sua mulher perante o sacerdote e juntamente trará a sua oferta por ela: uma décima de efa de farinha de cevada, sobre a qual não deitará azeite, nem sobre ela porá incenso, porquanto é oferta de manjares de ciúmes, oferta memorativa, que traz a iniqüidade à memória. O sacerdote a fará chegar e a colocará perante o SENHOR. O sacerdote tomará água santa num vaso de barro; também tomará do pó que houver no chão do tabernáculo e o deitará na água. Apresentará a mulher perante o SENHOR e soltará a cabeleira dela; e lhe porá nas mãos a oferta memorativa de manjares, que é a oferta de manjares dos ciúmes. A água amarga, que traz consigo a maldição, estará na mão do sacerdote. O sacerdote a conjurará e lhe dirá: Se ninguém contigo se deitou, e se não te desviaste para a imundícia, estando sob o domínio de teu marido, destas águas amargas, amaldiçoantes, serás livre. Mas, se te desviaste, quando sob o domínio de teu marido, e te contaminaste, e algum homem, que não é o teu marido, se deitou contigo (então, o sacerdote fará que a mulher tome o juramento de maldição e lhe dirá), o SENHOR te ponha por maldição e por praga no meio do teu povo, fazendo-te o SENHOR descair a coxa e inchar o ventre; e esta água amaldiçoante penetre nas tuas entranhas, para te fazer inchar o ventre e te fazer descair a coxa. Então, a mulher dirá: Amém! Amém! O sacerdote escreverá estas maldições num livro e, com a água amarga, as apagará. E fará que a mulher beba a água amarga, que traz consigo a maldição; e, sendo bebida, lhe causará amargura. Da mão da mulher tomará o sacerdote a oferta de manjares de ciúmes e a moverá perante o SENHOR; e a trará ao altar. Tomará um punhado da oferta de manjares, da oferta memorativa, e sobre o altar o queimará; e, depois, dará a beber a água à mulher. E, havendo-lhe dado a beber a água, será que, se ela se tiver contaminado, e a seu marido tenha sido infiel, a água amaldiçoante entrará nela para amargura, e o seu ventre se inchará, e a sua coxa descairá; a mulher será por maldição no meio do seu povo. Se a mulher se não tiver contaminado, mas estiver limpa, então, será livre e conceberá. Esta é a lei para o caso de ciúmes, quando a mulher, sob o domínio de seu marido, se desviar e for contaminada; ou quando sobre o homem vier o espírito de ciúmes, e tiver ciúmes de sua mulher, apresente a mulher perante o SENHOR, e o sacerdote nela execute toda esta lei. O homem será livre da iniqüidade, porém a mulher levará a sua iniqüidade.


Mt 19:1-12. - E aconteceu que, concluindo Jesus estas palavras, deixou a Galiléia e foi para o território da Judéia, além do Jordão. Seguiram-no muitas multidões, e curou-as ali. Vieram a ele alguns fariseus e o experimentavam, perguntando: É lícito ao marido repudiar a sua mulher por qualquer motivo? Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. Replicaram-lhe: Por que mandou, então, Moisés dar carta de divórcio e repudiar? Respondeu-lhes Jesus: Por causa da dureza do vosso coração é que Moisés vos permitiu repudiar vossa mulher; entretanto, não foi assim desde o princípio. Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério [e o que casar com a repudiada comete adultério]. Disseram-lhe os discípulos: Se essa é a condição do homem relativamente à sua mulher, não convém casar. Jesus, porém, lhes respondeu: Nem todos são aptos para receber este conceito, mas apenas aqueles a quem é dado. Porque há eunucos de nascença; há outros a quem os homens fizeram tais; e há outros que a si mesmos se fizeram eunucos, por causa do reino dos céus. Quem é apto para o admitir admita.


Enquanto aquele antigo “detector de mentiras” parece bem estranho para a mente moderna, não devemos perder de vista o propósito do procedimento: preservar a estabilidade familiar. Não existe nada de antiquado nesse conceito. Quanta dor humana, sofrimento e enfermidade psicológica podem ser atribuídos a um lar instável provocados pela traição matrimonial! Ficamos surpresos de que o próprio Jesus haja ensinado sobre a fidelidade matrimonial? Não deveríamos ficar!


Pense nisto: Como a deslealdade conjugal afeta as gerações futuras, especialmente os filhos de pais infiéis? Pense nas consequências financeiras, exemplo moral, auto-estima e estabilidade psicológica.


Perguntas para reflexão

1. Os nazireus não usavam produtos da parreira porque representavam uma vida “acomodada”, e eles estavam em busca de algo “melhor”. Os cristãos são “peregrinos” ou “colonos” na Terra?


2. Pense nos pioneiros americanos que atravessaram a América de costa a costa em busca da terra do ouro. Como eles viviam enquanto se achavam a caminho? Como sua vida pode ter mudado quando alcançaram a meta?


3. Refletindo no que os pioneiros e peregrinos deixaram a fim de alcançar seu grande objetivo, pergunte:
Que coisas minha família e eu podemos fazer para aliviar o fardo terrestre a fim de alcançar nosso objetivo celestial? Que coisas podemos fazer agora para investir em nosso lar celestial? O que Deus está fazendo em minha vida agora a fim de me preparar para “um lar melhor?”


Para alimentar o pensamento: A vida é muito semelhante ao jogo de mesa Monopólio. Os jogadores passam horas adquirindo e perdendo riquezas, mas, no fim, tanto vencedores quanto perdedores põem tudo de volta na caixa e não têm nada mais nem menos do que tinham no começo. No jogo da vida, os jogadores passam toda a vida adquirindo isso e aquilo, mas, no fim, todos são postos em uma caixa, e ninguém tem mais nem menos do tinha no começo. Tudo o que deixamos para trás é o legado de como vivemos.


Atividade em grupo:


Discuta: Que leis naturais estarão envolvidas no desenvolvimento de uma planta desde a semente até que seja adulta? Que fatores exercem influência no seu crescimento? Que “leis sociais” são importantes para que uma planta viva entre outras? Que princípios de crescimento ajudam a planta a prosperar (por exemplo: semente de boa qualidade, luz adequada, proteção contra o sol, umidade e nutrição, etc.)?


Agora, veja os fatores metaforicamente. Que leis espirituais podem ser representadas pelos vários artigos? Como Deus os usa para preparar o crescimento da semente espiritual? Como a “lei” pode proteger a semente germinada? Que leis são necessárias para produzir uma planta adulta? Que dizer das “ervas daninhas” espirituais? Que precauções especiais podem ser tomadas quando nos transplantamos para outra “terra” ou ambiente social? Como podemos aplicar nossas observações à vida real de desapontamentos, tentações, sucessos, oportunidades, desafios e escolhas nas próximas semanas e meses?







Nenhum comentário:

Postar um comentário